Street Fighter Alpha 2

Street Fighter Alpha 2 (Street Fighter Zero 2) é um jogo de luta competitiva 2D de 1996. Remake do Street Fighter Alpha, mantém a maioria dos recursos do original, mas traz novidades, como o o sistema Custom Combo.


6 de junho de 2020

Street Fighter Alpha 2, conhecido também como Street Fighter Zero 2, é uma recriação e sequência do Street Fighter Alpha: Warriors’ Dreams, o primeiro game da série prequela do grande Street Fighter II. Foi desenvolvido pela Capcom e lançado originalmente em 27 de fevereiro de 1996, aos fliperamas (CPS II).

Este jogo de luta competitiva 2D apresenta uma série de melhorias em relação ao original – como novos ataques, estágios, finais e outros elementos de gameplay – e foi geralmente bem recebido pela crítica, ganhando até alguns prêmios e tal.

Publicado nos arcades pela própria Capcom, o Street Fighter Alpha 2 foi eventualmente portado para outras plataformas, algo certamente promovido pelo grande sucesso de críticas e vendas. Isto certamente também foi um incentivo para que o jogo ganhasse uma sequência direta em 1998, Street Fighter Alpha 3.

Vídeos

No vídeo acima, faço uma análise preliminar do SFA2 e ensino um método, na minutagem 1:17, de rodar o jogo em janela no Windows 10, o que achei bem mais estável e evita problemas na minha configuração aqui.

Já o vídeo anterior é o trailer oficial do Street Fighter Alpha 2.

Apresentação do jogo

Street Fighter Alpha 2 explode na sua tela com uma jogabilidade extremamente rápida e inovações surpreendentes. Quick Move Reversals, Alpha Counter e o incrível sistema de Custom Combo criam um novo padrão para todos os jogos.

Leve seus talentos ao limite ao descobrir golpes e reversals ocultos para cada personagem. Neutralize os ataques de seu oponente com altos e baixos Alpha Counters e execute incríveis Combos personalizados para criar seu próprio ataque rápido e devastador. Todos os seus guerreiros favoritos estão de volta, e personagens anteriormente ocultos, como Dan, Akuma e Bison, se juntam a cinco novos lutadores: Sakura, Rolanto, Gen e os clássicos favoritos Dhalsim e Zangief.

Lembre-se, qualquer hesitação é mortal. No final, é tudo sobre quem é o último a permanecer em pé.

Destaques*

  • Três modos de jogo: Arcade (1 jogador), Versus (2 jogadores) e Modo de treinamento. Toneladas de replayability!
  • 18 lutadores letais, cada um com suas artes marciais, movimentos e características próprias.
  • O inovador sistema de combinação personalizada permite vincular sua própria série de ataques brutais.

*na versão do GOG/Windows.

Gameplay

Além do esquema de sempre (melhor de três rounds, batalhas em duas dimensões etc.), o Street Fighter Alpha 2 mantém a maioria dos recursos introduzidos no Street Fighter Alpha original, como o Super Combo de três níveis, Alpha Counters, Air-Blocking e Fall Breaking.

A principal novidade deste remake é o sistema Custom Combo (“Original Combo” no Japão), que substitui os Chain Combos do primeiro Alpha. Se o medidor Super Combo estiver no 1 ou acima, o jogador pode iniciar um combo personalizado pressionando dois botões de soco e um chute ou um botão de soco e dois chutes. Daí, pode-se fazer qualquer série de golpes básicos ou especiais até que o temporizador no fundo da tela se esgote. Os personagens Guy e Gen podem ainda fazer Chain Combos, mas apenas de forma limitada. Além disso, cada personagem agora tem dois Alpha Counters e não apenas um: um que pode ser executado com um botão de chute e outro com um botão de soco.

Este jogo de luta traz todos os 13 lutadores do Street Fighter Alpha original sendo selecionáveis, inclusive o M. Bison, Akuma e Dan. Além disso, Dhalsim (Street Fighter II), Zangief (Street Fighter II), Gen (Street Fighter), Rolento (Final Fight) e Sakura (a adorável novata que acabou virando mascote do jogo) foram adicionados ao plantel de personagens.

O modo single player (Arcade Mode, em algumas versões), assim como no SFA original, consiste em oito partidas contra oponentes controlados por computador, incluindo um oponente final fixo cuja identidade depende do personagem selecionado. Cada personagem também tem um “rival” secreto a quem eles podem enfrentar durante o curso do modo single player. Depois de cumprir certos requisitos, o rival interrompe uma das lutas e troca uma ideia com o personagem do jogador antes dos dois caírem na porrada.

Uma versão atualizada do Street Fighter Alpha 2, Street Fighter Zero 2 Alpha, foi lançada no Japão e em alguns lugares da Ásia, apresentando movimentos extras que estavam disponíveis apenas na versão “Alpha 2” dos EUA, alguns personagens de Street Fighter II’: Champion Edition, juntamente com uma versão especial da Sakura. Esta versão também possui um Modo de Sobrevivência (Survival Mode) e um Modo de Batalha Dramática (Dramatic Battle Mode) que coloca dois jogadores contra um oponente controlado por computador.

Curiosidades

  • O jogo é conhecido também como Street Fighter Zero 2 (ストリートファイターZERO/2) no Japão, Ásia, América do Sul e Oceania.
  • O Street Fighter Alpha 2 foi lançado sob o título Street Fighter Zero 2 no Japão, Ásia e América do Sul. As versões norte-americana e europeia de Alpha 2 apresentam três personagens adicionais ausentes na Zero 2: Evil Ryu e versões alternativas de Dhalsim e Zangief conhecidas como versões EX, onde eles usam seus movimentos da série Street Fighter II e não tinham acesso ao medidor Super Combo. Esses três personagens foram selecionados pela Capcom USA. Como dito ao fim da seção anterior, a Capcom lançou uma versão atualizada intitulada Street Fighter Zero 2 Alpha que traz todos os personagens e as paradas todas que ficaram faltando.
  • Em dezembro de 1996, a revista Electronic Gaming Monthly (edição #89), premiou o port de Saturn do Street Fighter Alpha 2 como o Jogo do Mês (compartilhado com Tomb Raider).
  • Junto com o Star Ocean e o Tengai Makyō Zero, este jogo em sua versão de SNES foi o único a incluir o chip S-DD1, o qual permite dados de sprites a serem descomprimidos em tempo real, algo que permitiu os jogos deste console a se destacarem no mercado por algum tempo. Este chip também foi um dos últimos obstáculos que impediam a emulação do Super Nintendo: antes que o S-DD1 fosse completamente emulado, “pacotes” com os gráficos não compactados eram necessários para jogar o game.
  • Existem várias piadas e mensagens ocultas no jogo. No estágio do Ken, por exemplo, pode-se encontrar muitos personagens da Capcom, como o Strider Hiryu segurando um ursinho de pelúcia. Essa foi uma espécie de mensagem de “fique bem logo” deixada para uma colega da Capcom que trabalhou sob um tremendo estresse na versão Neo Geo do Strider. Quando essa versão foi finalizada, ela teve um colapso nervoso e precisou ser hospitalizada.
  • O personagem Charlie é chamado de Nash no Japão.
  • Faltam na versão de PlayStation do SFA2 os personagens Evil Ryu, Classic Dhalsim e Classic Zangief. Além disso, o número de paletas de cores disponíveis para cada personagem foi reduzido para 2.
  • A versão de PlayStation do game foi portada para o PSP e PlayStation 3 via PlayStation Network em 4 de junho de 2009 na América do Norte.
  • Apesar de ser um esforço admirável, o port de Street Fighter Alpha 2 da Capcom para o SNES teve que sacrificar gravemente os gráficos (os personagens não são tão detalhados e frames removidos das animações) e o som. Há também um tempo de carregamento pequeno, mas irritante no início de cada rodada, e mesmo assim o jogo é lento, mesmo quando a velocidade configurada para a mais alta. Além disso, em mais umas infames ações de censura da Nintendo, o personagem Sodom foi renomeado para ‘Katana’, pois Sodom (Sodoma) é o nome da cidade destruída por Deus por causa de pederastia, como assim narra a Bíblia.
  • O personagem Evil Ryu vem de um mangá japonês, de Masahiko Nakahira, baseado em Street Fighter Zero publicado na Gamest, uma revista japonesa de fliperama publicada pela Shueisha.
  • Street Fighter Alpha 2 foi revelado pela primeira vez no show AOU de fevereiro de 1996 em Tóquio.
  • Tanto a Manga Entertainment quanto a Group TAC adaptaram o jogo nas OVAs Street Fighter Alpha: The Animation (2000) e Street Fighter Alpha: Generations (2005), ambas coproduzidas por Kaoru Mfaume. Todos os personagens, exceto Gen e Dan, também têm papéis no desenho animado canadense-americano Street Fighter: The Animated Series.
  • A versão de Saturn do game foi uma das que obtiveram grande sucesso comercial, vendendo mais de 400.000 unidades só no Japão. Esta também apresenta um modo de sobrevivência exclusivo, bem como uma galeria de arte.
  • Um port para PC (Windows) foi lançada inicialmente em 1997. Ele é baseado na versão PlayStation (mas usando a trilha sonora de arcade no formato WAV de 22 kHz) e foi vendido como um pacote com o Alpha original no Japão.
  • Este port para Windows foi relançado no GOG em 2012.
  • Uma versão para consoles caseiros do Street Fighter Zero 2 Alpha foi lançado em 1997 sob o título Street Fighter Alpha 2 Gold na América do Norte, Street Fighter Alpha 2 (Prime) na Europa e Street Fighter Zero 2 (Dash) no Japão, como parte da Street Fighter Collection, uma compilação lançada no PlayStation e Saturn que também inclui o Super Street Fighter II e o Super Street Fighter II Turbo. O Alpha 2 Gold apresenta a maioria das mesmas alterações, recursos e modos de jogo que a versão Arcade do Zero 2 Alpha, omitindo apenas o modo 2-on-1 Dramatic Battle dessa versão. Além de todos os personagens apresentados em versões anteriores do Alpha 2 (incluindo Shin Akuma exclusivo do console), Gold apresenta uma versão de Cammy baseada em sua versão de X-Men vs. Street Fighter, que aparece como um personagem escondido selecionado Somente nos modos Versus e Training (este último apenas na versão Saturn). O game também apresenta um “Akuma Mode”, onde o jogador pode lutar contra Shin Akuma imediatamente. Esta versão foi relançada no Japão como um jogo independente na linha de games econômica PlayStation the Best and Satakore.
  • A antologia Street Fighter Alpha Anthology, de PlayStation 2, apresenta uma versão do Alpha 2 original baseada no jogo de arcade, bem como uma versão revisada do Alpha 2 Gold, que apresenta Cammy como um personagem selecionável no modo Arcade do jogo (com sua própria história e final). Ambos os jogos apresentam modos Dramatic Battle e Survival, além do Arcade, Training e Versus. A versão japonesa da compilação (Street Fighter Zero: Fighters ‘Generation) apresenta as versões de fliperama de Zero 2 e Zero 2 Alpha, bem como a versão dos EUA do Alpha 2 e o Zero 2 (Dash) revisado com a Cammy jogável como games ocultos.
  • O Street Fighter Alpha 2 saiu para PlayStation 4, Xbox One, Steam e Switch como parte da Street Fighter 30th Anniversary Collection, lançado em maio de 2018. Esta versão é um port perfeito para arcade e não carrega a codificação usada em ports anteriores, mas conta com save states.
  • No cenário de Metro City, se uma personagem feminina passar por Cody, ele será pego olhando de soslaio (tipo na traseira da Chun-Li) por Jessica, que vai lhe dar uma bofetada.

Ports

Como dito anteriormente, este jogo foi portado para várias outras plataformas para além do arcade. Em alguns destes sistemas, saiu como parte de coletâneas:

  • Saturn (1996);
  • PlayStation (1996);
  • Super Nintendo (1997);
  • Windows (1997);
  • Saturn (1997, Street Fighter Collection);
    PlayStation (1997, Street Fighter Collection);
  • PlayStation 2 (Street Fighter Alpha Anthology, 2006);
  • PlayStation 3 (2009);
  • PSP (2009);
  • PS Vita (2012);
  • Wii (2009);
  • Windows via GOG (2012);
  • Wii U (2014);
  • New Nintendo 3DS (2016);
  • PlayStation 4 (2018, Street Fighter 30th Anniversary Collection);
  • Xbox One (2018, Street Fighter 30th Anniversary Collection);
  • Switch (2018, Street Fighter 30th Anniversary Collection);
  • Steam (2018, Street Fighter 30th Anniversary Collection).

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de Windows do jogo.

Sobre o download

O Street Fighter Alpha 2 é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para Windows no GOG, que é para onde o nosso link de download leva. É uma versão baratinha, compatível com Windows mais novos* e vem com uns brindes, como avatares, trabalhos de arte e algumas músicas da trilha sonora.

Fiz uma análise desta versão no nosso vídeo, mas em termos de jogabilidade, esta versão é perfeita. Eles poderiam é dar uma melhorada na interface e deixar mais lisinho pra rodar no Win 10, embora eu tenha descoberto um jeito* para deixar isso mais tranquilo.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows XP, Vista, 7 ou 10*;
  • Processador: 1.8 GHz;
  • Memória: 512 MB RAM;
  • Gráficos: placa de vídeo 3D compatível com DirectX 7 (DirectX 9 recomendado);
  • Armazenamento: 2 GB de espaço livre em HDD.

*o jogo roda no Windows 10, mas tive alguns problemas que, felizmente, foram solucionados no procedimento ensinado aos 1:17 do primeiro vídeo desta publicação e neste post.

Veja também

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