AI Director

Josh771's AI Director é um mod para Doom semelhante ao AI Director de Left 4 Dead: spawna e reswpana monstros e itens com base em fatores de jogo e em posições aleatórias.


4 de janeiro de 2023

Josh771’s AI Director, mais conhecido apenas como AI Director, é um altamente configurável add-on que altera a geração de monstros e itens nas fases do Doom clássico. Foi desenvolvido por Josh771 (JRHard771) e lançado inicialmente em 21 de outubro de 2018.

Este mod é basicamente uma tentativa muito simplista de fazer algo semelhante ao AI Director de Left 4 Dead: spawnar monstros com base em fatores de jogo. Ele pode ser usado para, por exemplo, fazer um mapa ser repopulado por inimigos e pick-ups depois de período determinado, mantendo as coisas interessantes por mais tempo.

O AI Director cria listas de spawn de todos os monstros e (opcionalmente) itens em um mapa, removendo-os no processo, então usa essa mesma lista para respawná-los em posições aleatórias. Isso pode renovar a experiência com as fases vanilla, transformar mapas normais em slaughters e tornar slaughtermaps meros passeios casuais. Outro uso interessante pode ser embuti-lo em nossos próprios mods, observando os termos da licença (incluída no ZIP/PK3).

Vídeos

No terceiro episódio da nossa série Combinações do Alberto, carreguei o AI Director junto com os mods AvP Monster Pack, Mechatron, Universal Weapon Sway, Brutal Friends, DGD’s PBR Shader Revamp Project e Doom 64 Palette.

Funcionamento

A partir das listas de geração de monstros e pick-ups supracitadas, isso significa que o AI Director faz com que uma fase que normalmente tem muitos imps ainda terá muitos imps e uma fase que não tinha um spawn de Chaingun ainda não terá um. No entanto, também significa que um mapa que tinha um Hell Knight poderia ter mais de um – e em lugares inesperados – ou poderia não ter nenhum.

O Options inclui opções para ajustar quantos monstros aparecem no lugar dos antigos, com que frequência surgem ao longo do tempo (o que pode ser totalmente desativado) e ajustar quantos monstros são colocados no início do mapa. Existem mais configurações, cada uma descrita bem o suficiente no próprio menu.

Existe também uma configuração para tornar os spawns ao longo do tempo menos frequentes e numerosos quando os jogadores estão feridos – e, por falar nisso, mais numerosos quando os jogadores estiverem muito fortes (tipo com supercharge ou megasphere).

Este AI Director também tenta evitar o teletransporte de monstros para o mapa onde o jogador possa vê-los. Em vez disso, silenciosamente gera grupos de inimigos fora de vista a uma distância mínima (o que pode ser configurado), para que você possa ser surpreendido por novos inimigos em uma sala já limpa anteriormente.

Configurações recomendadas

A maneira como as configurações “Min Group Size”, “Max Group Size”, and “Starting Population Factor” relacionam-se umas às outras é esta: cada spawn monstro no mapa tem uma chance percentual de gerar um grupo. Essa chance é o Starting Population Factor. O número de monstros nesse grupo será pelo menos o Min Group Size e até o Max Group Size.

Padrão (próximo ao vanilla)

  • Minimum Group Size – 1
  • Maximum Group Size – 3
  • Starting Population Factor – 50

Mais aleatoriedade (levemente menos vanilla, mais surpresas)

  • Minimum Group Size – 1
  • Maximum Group Size – 10
  • Starting Population Factor – 20

Menos aleatoriedade (mais vanilla, menos surpresas)

  • Minimum Group Size – 1
  • Maximum Group Size – 1
  • Starting Population Factor – 100

Slaughter

  • Minimum Group Size – 5
  • Maximum Group Size – 10
  • Starting Population Factor – 100

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o AI Director aqui com o GZDoom (4.5.0 e 4.10.0) com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom, Freedoom e Chex Quest, e parece que este mod roda de boa com tudo isso.

Mais informações e mods para Doom

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