10.5x

Pode multiplicar o número de inimigos em qualquer fase de Doom em até dez vezes e meia.


4 de dezembro de 2021

10.5x é um minimod para Doom que permite o jogador alterar a quantidade de monstros numa partida deste clássico FPS da id Software em valores fracionais entre 0 e 10.5 vezes. Ou seja, este add-on pode desde eliminar totalmente os inimigos que você vai enfrentar neste jogo até transformar qualquer fase comum em slaughtermaps.

Desenvolvido por Alexander Kromm (m8f), o 10.5x usa apenas um slider para controlar a quantidade de inimigos, dispensando opções de dificuldade, e exibe a estimativa de densidade de monstros no início de cada mapa. É também compatível com randomizadores e conta com opção para ressuscitar inimigos mortos automaticamente.

Seu funcionamento básico consiste em alterar no Options a quantidade de monstros antes reiniciar uma partida ou passar de fase. Caso use um valor abaixo de 1.0, o que implica em menos inimigos que o normal, estes vão ser automaticamente eliminados assim que alertados, e os corpos deles ficarão no chão (embora não possam ser ressuscitados pelo Arch-Vile).

Vídeos

No vídeo acima, rodei o 10.5x com o Indiana Jones, WolfenDOOM: The Original Missions, Nash’s Gore Mod, Universal Weapon Sway, SBrightmaps, Bloom Boost e Tilt++. Usei o 10.5x para duplicar os inimigos do Mapa 01 do The Original Missions, pois achei que ficou demasiadamente fácil com o mod do Indy.

Já o segundo vídeo é onde o próprio autor deste minimod apresenta seu trabalho.

Funcionalidades

  • Sem complicações no Options, apenas um único slider que define o valor a multiplicar o número de inimigos.
  • Compatível também com Heretic, Hexen, Strife, Chex Quest, Doom II e outros jogos que rodam no GZDoom. Provavelmente funfa em vários games que foram construídos sobre este engine (veja Compatibilidade) também.
  • Valores fracionários.
  • Pode aumentar o número de inimigos.
  • Pode diminuir o número de inimigos (anti-slaughter).
  • Pode fazer com que o NUTS trave o seu PC diminuindo substancialmente os monstros (veja as Screenshots).
  • O número de inimigos é diminuído para cada classe inimiga separadamente.
  • Exibe a densidade inimiga estimada no início de cada nível.
  • Funciona com randomizadores de monstros.
  • Opção bônus: ressurreição opcional de inimigos mortos automaticamente (através do CVar x5_raise_divided).

Limitações

  • Sem complicações no Options, apenas um único slider para controlar.
  • Sem exibição de inimigos restantes.
  • Pode não funcionar bem com mapas com scripts.
  • Não afeta os inimigos spawnados após o mapa ser carregado.
  • Não funciona com Zandronum (veja Compatibilidade).
  • Afeta até NPCs amigáveis (o que pode avacalhar partidas do Strife, Heretic e outros).

Screenshots

Compatibilidade

O 10.5x v0.9 precisa do GZDoom 4.2.0 ou superior. Rodei no GZDoom 4.7.0 e LZDoom 3.88a e foi de boa. Pelo que vi, ele funciona com qualquer IWAD a exceção dos shareware, como os do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom, Heretic, Hexen, Hacx, Strife, Chex Quest, Chex Quest 3, Freedoom etc.

O mod deve ser compatível também com jogos standalone desenvolvidos sobre o GZDoom, como o Hedon (não testei), mas, como existem limitações, cedo ou tarde vai aparecer um que não vai funcionar direito.

Mais informações e mapas para Doom

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