Space Hunter

Space Hunter é um mod inspirado no Metroid de NES 8-bit para Doom cujo foco é explodir monstros usando duas armas principais. Conta com upgrades, salto típico de platformers e estilo retrô em geral.

13 de julho de 2022

Space Hunter é um mod para Doom com estilo retrô que traz e/ou adapta mecânicas, efeitos, sons e gráficos típicos de jogos antigos de plataforma ou run and gun. Foi desenvolvido por Combine_Kegan e lançado inicialmente em 8 de abril de 2020.

O Space Hunter foi inspirado principalmente no Metroid original de NES (o Nintendinho 8-bit), apresentando armas e itens deste primeiro jogo da clássica série. Trata-se de um mod de gameplay simplificado com foco em explodir monstros com apenas duas armas principais, embora possa-se coletar upgrades ao longo do caminho que acabam dando-lhes capacidades diferentes.

O mod ainda traz modificações nos comportamento dos inimigos, easter eggs na forma de dois monstros e uma arma (adivinha em quais fases do Doom II aparecem) e novos efeitos, HUD e telas. Aliás, tem configurações no Options também.

Vídeos

No vídeo acima, joguei uma partida de Doom 2 com o Space Hunter, Catacomb 3D monsters for Doom 2, Lizardcommando’s Texture Pack for Doom II, Universal ZScript Enemy Damage Flash, NINTENDOOM, Doom SNES Jukebox – TetraPack e The Ultimate Gamma Shaft.

O vídeo seguinte é o trailer oficial de lançamento do Space Hunter.

Achei também uma resenha do Icarus sobre o mod. Em inglês.

Resenha

Logo de cara, vi que o Space Hunter é um trabalho com a qualidade Combine_Kegan, ou seja, alta. Os gráficos pixelados, embora com um nível de detalhe certamente maior do que de jogos 8-bit, caem como uma luva junto aos efeitos sonoros e a proposta do mod. Em outras palavras, é um trabalho bem consistente.

Os monstros dão feedback quando levam dano num esquema similar ao Universal ZScript Enemy Damage Flash, e o jogador conta com um salto bem mais potente que o normal (considerando source ports que permitem saltar, claro), algo típico de platformers antigos.

Pode ser que o fato de ter apenas duas armas acabe enjoando no médio/prazo, mas talvez os power-ups e upgrades compensam esse fato. Aliás, como o próprio Combine_Kegan lembra, configure as teclas de reload, zoom e use pra poder jogar direito. Tem uma tela de ajuda também que aparece apertando [F1].

De quebra, dá pra combinar com pacotes de monstros, aparentemente.

Enfim, gostei bastante.

Screenshots

Compatibilidade

O mod foi testado no GZDoom (3.0.0 e 4.8.0) e no Zandronum 3.0, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom. Deve funcionar de boa com tudo isso.

Pelo que vi, dá pra combinar o Space Hunter com pacotes de monstros carregando-os depois do mod. Não é garantido que funcione com todos pacotes e/ou que fique equilibrado, mas não buga nem nada.

Mais informações e mods retrô para Doom

autor, site, canal ou publisher Combine_Kegan tamanho 3,83 MB licençaGrátis download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!