NINTENDOOM

NINTENDOOM é um patch que garante ao Doom uma profundidade cores similar às de jogos de NES/Famicom. É bem leve e recomendado para aumentar o desafio e/ou combinar com outros mods com estilo retrô.

26 de julho de 2021

NINTENDOOM é um patch para o Doom desenvolvido por Rodrigo “Rusco Istar” Gonzalez que tem como foco fazer o clássico FPS da id Software se parecer com jogos de NES/Famicom, os quais usam uma paleta de apenas 54 cores.

O NINTENDOOM é pequeno, leve e compatível com qualquer engine do Doom, sendo recomendado para para fazer combinações com mods com estilo retrô, o que inclui uma fonte de som estilo Fluidsynth de 8-bit ou algo com monstros, texturas e/ou armas em pixel art.

O autor também recomenda usar o patch para simplesmente tentar vencer os mapas que você já conhece, mas com uma profundidade de cor baixa. Ele tentou deixar contraste suficiente na paleta para produzir uma aparência legível ao mesmo tempo que oferece um desafio interessante.

Vídeos

Acima, no 21º episódio das Combinações do Alberto, temos o NINTENDOOM rodando com o Amourverse DOOM: Yesenia, Vanilla Chex Quest 1 & 2 in ZDoom: Facínora Edition, SpriteShadow e Rebel Rumble Monsters-Only.

Já no 16º Combinações do Alberto, carreguei o NINTENDOOM com os mods HontE Remastered, Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only, Rebel Rumble Monsters-Only, Doom Liquid textures pack, BloomBoost, SBrightmaps, military, Nash’s Gore Mod e Tilt++.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas pelo nosso apoiador Alberto Balieiro e mostram NINTENDOOM combinado com vários outros mods.

Compatibilidade

De acordo com o seu desenvolvedor, o NINTENDOOM deve ser 100% compatível com qualquer engine do Doom, inclusive os vanilla (DOOM.EXE, DOOM2.EXE etc.), o que significa que ele também deve rodar com qualquer port avançado deste jogo. O autor recomenda usar resolução 320×240 “para uma experiência retrô amaldiçoada”. Pra complementar, experimenta usar software como modo de renderização pra ver se fica melhor, se estiver usando algum engine que dá pra mudar essa configuração.

Este mod também funcionou de boa aqui com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom.

Note que alguns mods já vem com os seus próprios colormaps e paletas que podem sobrescrever os do NINTENDOOM. É melhor carregá-lo por último, só pra garantir, mas, mesmo assim, não dá pra saber se vai funcionar sempre de boa. Capaz de alguns elementos dos mods, como armas e/ou monstros, não sejam alterados.

Mais informações e mods para Doom

autor, site, canal ou publisher Rusco Istar tamanho do arquivo 8,32 KB licençaGrátis download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!