WolfOlavo

WolfOlavo é um mod de Wolfenstein 3D cujo protagonista é Olavo de Carvalho e traz itens, inimigos e decorações baseados na 'Olavosfera', como membros do Foro de São Paulo, maços de cigarro, feministas etc.

15 de junho de 2022

WolfOlavo, também chamado de WolfOlavo 3D ou Wolfenstein Olavo, é um mod standalone de Wolfenstein 3D onde o filósofo brasileiro Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022) enfrenta a ameaça comunista. De autor desconhecido, este trabalho surgiu na internet mais ou menos em abril de 2014.

Pode-se dizer que o WolfOlavo seria o equivalente de um joke WAD para Wolfenstein 3D, ou seja, seu destaque é o humor. Ele traz novos gráficos, sons e textos, mas, exceto talvez por algumas posições de pick-ups e inimigos nos mapas, não altera nada em termos de gameplay.

Mais ou menos em setembro de 2014, o João Suado lançou WolfOlavo 2 – O petismo nunca morre. Não sei se é uma sequência oficial, mas traz novos mapas, efeitos sonoros e recursos, além de usar o ECWolf como motor, e não o SDL, como o seu predecessor.

Vídeo

O vídeo acima foi feito pelo canal “jason voorhees”e mostra parte da gameplay do WolfOlavo.

Já o vídeo anterior parece que é de uma versão antiga do mod. Imagino se esse canal “Anão Silva” não é do criador do WolfOlavo

História

Ano de 2014, Dilma vence as eleições presidenciais no Brasil. A vigésima cúpula do Foro de São Paulo em Cochabamba, na Bolívia, decide que esse é o momento ideal para dar início ao golpe comunista na América Latina.

Brasil, Cuba, Venezuela, Bolívia e Nicarágua juntam-se em uma Confederação nomeada de União das Repúblicas Socialistas da América Latina (URSAL).

O povo no Brasil é contra, mas o PT tem o controle das ruas graças a uma aliança com o PCC. O partido controla as urnas eletrônicas e dessa maneira consegue aprovar a união via referendo.

Tem início uma política de confisco dos meios de produção. O governo em Brasília controla toda produção industrial, assim como a produção e a venda de drogas.

Os líderes do governo se escondem dentro de um bunker em um local não identificado em Brasília. Eles estão munidos de muitas armas e drogas e de lá enviam suas ordens para todo o país. Fazem a segurança do bunker gangsters do PCC, militantes feminazis, black blocs e soldados russos especialmente enviados para proteger o governo latino-americano.

Entretanto, só um homem é capaz de acabar com essa união criminosa: Olavo de Carvalho. O professor vai se infiltrar no bunker e terá como missão matar os líderes do governo para trazer de volta a paz na América Latina.

Gameplay

Como dito acima, o WolfOlavo não traz nenhuma modificação substancial na jogabilidade em relação ao Wolfenstein 3D vanilla. Para além dos gráficos e sons que substitui, só acho que notei algumas diferenças em posicionamento de itens, armas, inimigos e decorações nos mapas, que em termos de layout continuam rigorosamente os mesmos.

O protagonista é o Olavo de Carvalho, que começa armado com uma pistola e tem que enfrentar uma variedade de inimigos inspirados na esquerda sul-americana, como agentes cubanos, feministas, Lula e Nicolás Maduro. Tem também soldados russos comunistas nesse meio. Assim como no Wolfenstein 3D, o jogador vai recolhendo armas diferentes no decorrer da partida.

Os pick-ups também foram modificados, trocados por maços de cigarro, revistas de mulher pelada e outras coisas que o autor julgou relacionadas ao falecido filósofo. As texturas também foram alteradas, compostas no mod por gráficos altamente saturados de Fidel Castro, Che Quer Vara, Foro de São Paulo, URSAL etc.

Curiosidades

  • Num dos vídeos, temos uma jogatina feita por um canal chamado “Anão Silva” publicada em 21 de abril de 2014, bem perto da data em que o WolfOlavo surgiu. Além disso, parece ser uma versão antiga, diferente da que tenho aqui. Será que este Anão Silva é o desenvolvedor do mod?
  • Alguns gráficos são originais de MrWolf, doomjedi, Majik Monkee e Thomas Weiling, embora estes não tenham sido creditados no mod.
  • Numa das edições do programa de podcasts de Olavo de Carvalho, True Outspeak, o velho menciona que estava viciado em Wolfenstein 3D numa época. Talvez, a ideia de moddar o game pra fazer o FPS do Olavo tenha vindo daí:

Screenshots

Compatibilidade

O WolfOlavo é standalone, o que significa que você não precisa de fazer nada além de clicar duas vezes no WolfOlavo.exe para rodá-lo no seu Windows. Ele foi desenvolvido sobre o SDL, um source port avançado do Wolfenstein 3D comumente usado em mods deste tipo.

Mais informações e Wolfenstein

tamanho 2,3 MB licençaGrátis sistemas operacionais compativeisWindows download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!