The Escapists

The Escapists é um jogo de estratégia de 2015 onde você foi parar na prisão e sua única chance é planejar uma fuga a qualquer custo, seja causando uma rebelião, causando um túnel, roubando uniforme dos guardas etc.

23 de setembro de 2021

The Escapists é um jogo independente de estratégia jogado sob uma perspectiva top-down que apresenta muitos elementos de RPG, conta com gráficos em pixel art e envolve escapar de uma prisão. Foi desenvolvido pela Mouldy Toof Studios e lançado originalmente em 13 de fevereiro de 2015.

Publicado pela Team17 e disponibilizado para Windows, Xbox One, PlayStation 4, Mac OS, Linux, Xbox 360, iOS, Android e Switch, The Escapists foi geralmente recebido de forma favorável pela crítica. Pelo menos até o momento, no Steam, o game é avaliado por dezenas de milhares de jogadores de forma muito positiva. Já no GOG, conta com 3.5 estrelas de 5.

O sucesso do The Escapists foi suficiente para incentivar a Mouldy Toof e a Team17 a embarcarem em uma sequência direta, The Escapists 2, jogo lançado em 2017 e também geralmente bem recebido. Existem spin-offs também, como The Escapists: The Walking Dead (2015) e The Survivalists (2019).

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial de gameplay do The Escapists.

Já o vídeo anterior é o trailer de lançamento do game.

Sinopse

Você foi parar na prisão novamente e sua única chance é planejar uma fuga a qualquer custo. Como isso será feito só depende de você. Por que não causar uma rebelião? Ou cavar um túnel bem abaixo dos muros da prisão? Ou até mesmo roubar um uniforme dos guardas para se misturar com seus captores?

Gameplay

Em The Escapists, o jogador, que assume o papel de um prisioneiro, deve escapar de seis penitenciárias primárias em níveis de dificuldade que variam de muito fácil a muito difícil. Cada vez se escapa de uma prisão, a próxima é destrancada. Existem cadeias adicionais lançadas como DLCs que podem ser jogadas em qualquer ordem, independentemente do progresso.

No início, o jogador escolhe seu nome e, se quiser, os nomes de prisioneiros e guardas. Uma vez que os nomes são selecionados, a parida começa no dia 1 na cela do protagonista. Os jogadores podem adquirir vários itens para ajudar na fuga, comprando ou roubando-os de outros presos, ou elaborando-os combinando dois ou três itens, como pasta de dente e pó de talco, que produz uma massa com a qual uma chave pode ser impressa e depois moldada.

Pode-se fazer favores para outros presidiários. Uma vez que o favor seja concluído, o jogador é recompensado com $25. Os favores dos presidiários podem ser roubar um rolo de fita adesiva, distrair os guardas e administrar linchamentos.

Fazer exercícios e usar a biblioteca permite que aumentar os stats – como força, velocidade e inteligência, o que melhora as habilidades e chance de fuga – dos personagens. Cada prisão tem suas próprias rotinas diárias, como refeições, trabalho, exercícios e banho. Um preso pode saltar uma refeição, tomar banho e se exercitar sem muita penalidade, entretanto, todas as chamadas são obrigatórias e ocorrerão bloqueios se o personagem do jogador não comparecer.

Os presos devem ter o cuidado de ocultar todo o contrabando, pois os guardas revistam periodicamente. Se os presos forem pegos com contrabando, isto é removido de seu inventário e o jogador é enviado para confinamento solitário e qualquer parede lascada, abertura quebrada e túnel são reparados e a arma é removida. Ou seja, vai atrasar o seu expediente.

Existem vários métodos de fuga, incluindo incitar motins e atravessar respiradouros, túneis, telhados etc. Cada prisão tem camadas de segurança que variam de cercas elétricas a paredes altas resistentes a lascas. Um prisioneiro geralmente precisará de várias armas para vencer uma luta com prisioneiros ou guardas. Existem muitos tipos de armamentos, como bastão de guarda ou garfo de plástico.

DLCs e expansões

Até o momento, existem cinco pacotes de conteúdo para download oficiais disponíveis para The Escapists:

  1. O primeiro, Fhurst Peak Correctional Facility, foi originalmente adicionado como uma prisão bônus para jogadores de acesso antecipado, mas foi adicionado como DLC devido à demanda popular como uma prisão extra.
  2. O segundo DLC, Alcatraz, é baseado na Penitenciária Federal de Alcatraz. Foi lançado para PC, PlayStation e Xbox One em 2 de abril de 2015.
  3. Escape Team foi lançado em 30 de junho de 2015 para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Permite jogar como quatro prisioneiros diferentes, ao invés de um. Os quatro personagens são baseados no A-Team, ou Esquadrão Classe A.
  4. Duct Tapes are Forever  foi lançado em 3 de novembro de 2015 para PC e PlayStation 4, e 4 de novembro para Xbox One. Num tema de James Bond, o jogador assume o papel de um super espião que tenta escapar do covil de um vilão malvado.
  5. O quinto pacote DLC, Santa’s Sweatshop, com tema de Natal, foi lançado gratuitamente em 8 de dezembro de 2015 para PC, Xbox One e PlayStation 4.

Como dito acima, o jogo ainda teve dois spin-offs standalone, The Escapists: The Walking Dead (2015) e The Survivalists (2019), e ainda conta com a opção de criar e compartilhar prisões e jogar as feitas por outros.

Apresentação

Planeje. Seja sorrateiro. Tenha sucesso.

The Escapists é uma experiência única de sandbox na prisão com muitos itens para criar e combinar em sua ousada busca pela liberdade. A vida na prisão o manterá alerta com as regras rigorosas que você terá que quebrar. Os guardas estão prontos para impedir qualquer tentativa de fuga, então você terá que evitar comportamentos suspeitos participando de chamadas, trabalhando na prisão e escondendo seus itens roubados.

Escapar é o que você faz de melhor e você terá que provar suas habilidades em uma variedade de prisões desafiadoras em todo o mundo.

Torne-se um fugitivo agora!

Destaques

  • 10 prisões totalmente operacionais completas com rotinas para lhe dar uma ideia de como é “realmente” por dentro.
  • 10 oportunidades de trabalho separadas para cravar os dentes… Se voc6e tiver o conhecimento para ganhar e manter esses caminhos, é claro.
  • Mais de 185 itens exclusivos para procurar e talvez até mesmo craftá-los. A Team17 endossa totalmente o uso de várias armas, como faquinhas, nunchakus e maças – tudo feito no esquema da cadeia, é claro.
  • Vários tipos de favores oferecidos por presidiários – Você não gostaria de incomodá-los agora, não é?
  • Presos e guardas altamente opinativos e incrivelmente engraçados para mantê-lo alerta, além de fornecer entretenimento.
  • Múltiplas rotas de fuga para você se exercitar e alcançar o título de ‘O Escapista’.
  • Vários slots de saves para se ter mais de uma tentativa de fuga em movimento.
  • Conquistas do Steam* pelas quais se esforçar.
  • Tabelas de classificação no Steam* – Depois de escapar, veja como você se saiu contra outros jogadores que escaparam.
  • Editor de prisão – Crie do zero sua própria obra-prima do sistema penitenciário e compartilhe-a com a comunidade.

*tais funcionalidades só estão listadas no Steam.

Curiosidades

  • The Escapists foi desenvolvido sobre os engines Clickteam Fusion 2.5 (PC) e Unity.
  • O jogo foi inspirado no videogame Skool Daze (1984), um dos títulos favoritos de Chris Davis, designer do The Escapists. Davis limitou o sistema de dicas e o tutorial para encorajar a experimentação, esperando que, ao permitir que os jogadores descobrissem a solução por conta própria, teriam uma sensação maior de realização. Ele também tirou inspiração de filmes de prisão e histórias reais de fugas.
  • Só a versão para PC deste jogo inclui um editor de níveis. Este não existe nas versões de console.
  • Versões de console do The Escapists apresentam gráficos levemente aprimorados em relação à de PC, além de um esquema diferente que leva em conta os controles diferentes.
  • O jogo foi lançado originalmente em 13 de fevereiro de 2015 para Windows e Xbox One. Depois, saiu em 2 de junho de 2015 (NA) e 29 de maio de 2015 (EU) para PlayStation 4, 21 de outubro de 2015 para Linux, 18 de dezembro para Xbox 360, 2 de março para Android e iOS e 25 de setembro de 2018 para Switch.
  • The Escapists é o segundo jogo do estúdio solo de Davis, quem arrecadou £7.131 para o projeto no Kickstarter em novembro de 2013, o que permitiu se comprometer em tempo integral com o desenvolvimento de jogos pela primeira vez em sua carreira. Ao contrário de seu primeiro título, Spud’s Quest, Davis assinou um contrato de publicação com a Team17 para marketear melhor o jogo.
  • A Team17 contribuiu com o tutorial e portou o jogo ao Unity para obter suporte no Xbox One.
  • The Escapists foi lançado em Steam Early Access em agosto de 2014. O feedback do lançamento de acesso antecipado permitiu que Davis melhorasse o game, ajustando a dificuldade, experimentando ideias, solicitando informações etc. Davis afirmou que, “a comunidade é o que tornou o jogo o que ele é”.

Screenshots

Sobre o download

The Escapists é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC nas lojas do GOG e Steam (Windows, Linux e Mac) e Epic (Windows). A versão do game que temos disponível para download aqui é a do GOG, que vem sem DRM (dá pra jogar sem precisar de ficar online e tal) e com garantia de 30 dias de satisfação ou seu dinheiro de volta, mapa, trilha sonora e artworks.

Idiomas: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), russo e polonês.

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Mouldy Toof Studios tamanho do arquivo 84 MB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!