Europa Universalis IV

Europa Universalis IV é um jogo de estratégia de 2013 sobre construir e comandar uma nação ao longo dos anos para criar um império com domínio global, prometendo liberdade, profundidade e precisão histórica.

30 de setembro de 2021

Europa Universalis IV é um jogo de estratégia single e multiplayer onde o objetivo é controlar uma nação entre a Baixa Idade Media e o início da Modernidade (1444 a 1821 d.C.), gerenciando comércio, diplomacia, economia, defesa etc. Foi desenvolvido pela Paradox Development Studio e lançado originalmente em 13 de agosto de 2013.

Publicado pela Paradox Interactive e disponibilizado para Windows, Mac, Windows Apps e Linux, o Europa Universalis IV foi geralmente recebido de forma favorável pela crítica e muito bem aceito pelo mercado. Além disso, o jogo conta com dezenas de milhares de análises muito positivas no Steam, pelo menos até o momento.

O sucesso do Europa Universalis IV justificou o lançamento de várias expansões e spin-offs, incluindo em outras formas de mídias. Além disso, o game também conta com suporte para modding, o que expande a experiência e agrega valor de replay.

Vídeos

Acima, temos o trailer de oitavo aniversário do Europa Universalis IV.

Já o vídeo anterior é o trailer Empire of Sweeden do jogo.

Apresentação

Torne sua missão de domínio global uma realidade

A Paradox Development Studio retorna com a quarta edição da premiada série Europa Universalis. O jogo de construção de impérios Europa Universalis IV dá a você as rédeas de uma nação que você deve guiar ao longo dos anos para criar um império com domínio global. Governe ao longo dos séculos com níveis sem precedentes de liberdade, profundidade e precisão histórica. Exploração autêntica, comércio, guerra e diplomacia ganham vida neste título épico cheio de estratégia e profundidade tática.

Gameplay

O jogo de construção de impérios Europa Universalis IV é a quarta parcela da série Europa Universalis. Ele dá aos jogadores o controle de uma nação para criar um império global dominante. O seu esquema de sandbox permite aos jogadores governar ao longo dos séculos no estilo de sua escolha, usando a exploração, o comércio, a guerra e a diplomacia, procurando um equilíbrio entre esses aspectos.

O game apresenta o novo recurso de poder do monarca, onde as escolhas do jogador são influenciadas pelas habilidades de monarca, um novo sistema de comércio, onde o objetivo é assumir o controle de rotas comerciais vitais, e um sistema diplomático mais profundo com o novo sistema de opinião unilateral, bem como novas ferramentas diplomáticas, como coalizões, casamentos reais e apoio aos rebeldes.

O Europa Universalis IV é formado para começar historicamente, com eventos ocorrendo em tempo real. O jogo em si é um mapa interativo da Terra dividido nas províncias que compõem as nações. Cada uma dessas províncias contribui para o seu país de forma positiva ou negativa, pois estas podem fornecer recursos para uma nação e servir como um ponto de agitação e rebelião.

O jogador deve liderar sua nação através de suas escolhas e através do gasto de recursos disponíveis a eles: Prestige, Stability, Gold (Ducats), Manpower, Legitimacy for Monarchies, Republican Tradition for Republics, Devotion for Theocracies, Horde Unity for Hordes e Monarch Power (Administrative, Diplomatic, Military).

Os jogadores podem escolher conquistar o mundo pelo poderio militar, se tornar uma superpotência colonial, estabelecer o domínio do comércio e tal, como uma entre mais de 500 nações diferentes. Essas nações variam em ordem alfabética de Aachen a Zuni.. Embora não exista uma regra rígida para vencer uma partida, ela termina quando a nação do jogador é removida do mapa ou anexada.

A diplomacia é um grande aspecto do jogo, pois criar alianças (ou estados vassalos e afluentes), melhorar as opiniões e prevenir coalizões defensivas são vitais para a sobrevivência do jogador. A espionagem também pode ser empregada contra estados inimigos para reivindicar seu território ou incitar a rebelião em suas províncias, junto com outros fins duvidosos.

O combate pode ser travado tanto em terra quanto no mar, durante o qual o jogo tenta simular fatores do mundo real, como moral, disciplina, vários tipos de unidades com pontos fortes e fracos associados, competência dos líderes, terreno e linhas de abastecimento. O comércio também é importante, pois o mundo é dividido em muitos nós comerciais com fluxos que podem ser coletados por comerciantes.

A Igreja Católica, fora da qual não existe salvação, e outras religiões importantes, como a ortodoxa, protestante, sunita e xiita estão representadas no jogo (embora não com garantia de fidelidade) e podem fornecer bônus distintos a seus praticantes. Os jogadores podem empregar missionários para converter suas províncias ou podem se envolver em políticas de liberdade religiosa universal. Por exemplo, a fé católica faz uso do papado, que pode permitir que uma nação tenha controle sobre o Papa (o que é um disparate, pois na verdade o Papa é a maior autoridade do mundo) ou use sua influência para outras recompensas.

Os avanços tecnológicos são investidos ao longo do tempo e exigem o gasto de pontos monarca. Eles fornecem benefícios para a nação, conforme detalhado abaixo:

  • A tecnologia administrativa desbloqueia avanços como o aumento da produtividade, novas formas de governo, novos edifícios e o sistema de ideias nacional.
  • A tecnologia diplomática desbloqueia avanços como unidades navais, melhorias no comércio, novos edifícios e expansão colonial aprimorada.
  • A tecnologia militar desbloqueia avanços como novos tipos de unidades terrestres, melhor moral da unidade, táticas de combate e novos edifícios.

A jogabilidade é influenciada por eventos aleatórios que surgem de vez em quando. Esses podem ser úteis ou prejudiciais, serem impulsionados pela história de um país individual, se aplicar a qualquer país e/ou servir geralmente para realçar o “sabor” de uma partida.

O Europa Universalis IV oferece single player (contra AI), e multiplayer online (LAN e internet) multiplataforma para até 32 jogadores ou uma mistura de oponentes humanos e AI. O modo single player também conta com a opção do modo “Ironman”, que bloqueia várias configurações, como dificuldade, e retira do jogador o controle de salvar uma partida. Isso significa que quaisquer erros são irreversíveis. É, no entanto, a única maneira de receber qualquer uma das muitas conquistas do game.

Expansões, DLCs e mods

Após seu lançamento, o desenvolvimento do Europa Universalis IV continuou sob o mesmo modelo que a Paradox tinha usado anteriormente com sucesso para Crusader Kings 2, com DLCs pagos sendo lançados junto com, e ajudando a financiar, patches gratuitos adicionais que adicionam mais recursos ao jogo base.

Em abril de 2021, dezessete expansões já haviam sido lançadas para o jogo, junto com muitos DLCs menores oferecendo opções gráficas ou musicais adicionais:

  • Conquest of Paradise (11 de janeiro de 2014);
  • Wealth of Nations (29 de maio de 2014);
  • Res Publica (16 de julho de 2014);
  • Art of War (30 de outubro de 2014);
  • El Dorado (26 de fevereiro de 2015);
  • Common Sense (9 de junho de 2015);
  • The Cossacks (1 de dezembro de 2015);
  • Mare Nostrum (5 de abril de 2016);
  • Rights of Man (11 de outubro de 2016);
  • Mandate of Heaven (6 de abril de 2017);
  • Third Rome (14 de junho de 2017);
  • Cradle of Civilization (6 de novembro de 2017);
  • Rule Britannia (20 de março de 2018);
  • Dharma (6 de setembro de 2018);
  • Golden Century (11 de dezembro de 2018);
  • Emperor (9 de junho de 2020);
  • Leviathan (27 de abril de 2021).

Além dos pacotes de expansão oficiais, mods de terceiros estão disponíveis em sites como o Steam Workshop. Estes podem alterar as configurações do jogo, adicionar ou remover recursos e mecanismos, adicionar novas massas de terra ao gerador de “novo mundo aleatório” e fazer melhorias gráficas. Mods populares incluem Extended Timeline, que expande o escopo do jogo de 2 DC ao ano 9999, A Song of Ice and Fire, uma adaptação da novelinha Game of Thrones, e conversões/revisões totais como MEIOU & Taxes.

Destaques

  • Tome suas próprias decisões – O desenvolvimento da nação é completamente flexível e as possibilidades são ilimitadas.
  • Experimente o novo sistema de poder monárquico, no qual suas decisões serão afetadas pelo calibre de quem está no comando e guiam o enredo e o fluxo da dinâmica do jogo.
  • Grandes personalidades do passado disponíveis para lhe oferecer apoio, enquanto você deixa sua marca em milhares de eventos históricos.
  • Transforme o mundo no seu parque de diversões – Desfrute de centenas de anos de jogo em um mapa topográfico exuberante, também dotado de efeitos sazonais dinâmicos.
  • Sistema comercial totalmente novo que traz uma nova dimensão aos grandes impérios da época. Assuma o controle de rotas vitais e faça a riqueza do mundo fluir para seus cofres.
  • Traga suas habilidades de negociação à tona em um sistema diplomático mais profundo – Use coalizões, casamentos reais e apoio aos rebeldes e explore as possibilidades do novo sistema de opinião unilateral.
  • Enfrente seus amigos ou experimente o modo cooperativo multiplayer crossplataforma, onde várias pessoas podem trabalhar juntas para controlar uma única nação com até 32 jogadores. Conta com um bate-papo aprimorado e novos servidores de pareamento de partida.
  • Europa Universalis IV oferece a oportunidade de personalizar e adaptar com mods praticamente tudo o que quiser, e além disso utiliza o Steam Workshop (na versão Steam, claro).
  • Em 2013, o Europa Universalis IV ganhou os prêmios de “Melhor Estratégia” e “Melhor Histórico” no Game Debate de 2013.

Curiosidades

  • O Europa Universalis IV foi desenvolvido sobre o engine Clausewitz.
  • O título do game está escrito em latim. Não é o jogo do Mussum.
  • Em maio de 2014, a Paradox lançou um livro, Europa Universalis IV: What If? the Anthology of Alternate History, uma coleção de contos inspirados no jogo e sua época, incluindo um de Harry Turtledove. O livro foi lançado como um ebook, como DLC, e como uma edição física (ISBN 978-9187687440).
  • Em maio de 2018, em sua convenção PDXCon, a Paradox anunciou que jogos de tabuleiro estavam sendo desenvolvidos com base em quatro de suas franquias. Desenvolvido por Eivind Vetlesen, da Aegir Games, o jogo Europa Universalis (eventualmente denominado Europa Universalis: The Price of Power) deve ser lançado em meados de 2021.
  • Em fevereiro de 2014, Europa Universalis IV vendeu mais de 300.000 cópias.  Em janeiro de 2016, mais de 900.000 jogos foram registrados no Steam. Em 21 de junho de 2016, mais de 1 milhão de cópias foram vendidas. Em fevereiro de 2021, o jogo tinha mais de 2 milhões de proprietários.
  • De acordo com o Steam, o game atingiu seu pico de todos os tempos, com 47.844 jogadores simultâneos em junho de 2020.
  • Ao longo do desenvolvimento do jogo, o Paradox Development Studio lançou “diários do desenvolvedor” semanais por meio de seus fóruns online, nos quais incluía informações sobre a filosofia de design, mecânicas implementadas e recursos do Europa Universalis III que estavam sendo removidos.
  • Durante o seu desenvolvimento, o Europa Universalis IV teve uma maior prioridade dada à estabilidade e controle de qualidade do que os jogos anteriores da série. Anteriormente, havia uma percepção de que os jogos da Paradox não valiam a pena comprar até que várias atualizações ou expansões corrigissem problemas de estabilidade. O CEO do Studio, Fred Wester, descreveu essa percepção como sendo “um tapa na cara”, motivando-os a melhorar. Outro dos principais objetivos da Paradox era manter a profundidade e a complexidade de seus games de estratégia anteriores, ao mesmo tempo em que os tornava mais fáceis de interagir.
  • A expansão Leviathan, de 2021, foi a expansão com a pior classificação no Steam ao lançamento, com apenas 7% de críticas positivas. Os jogadores reclamaram sobre uma infinidade de bugs e recursos não testados ou incompletos.

Screenshots

Sobre o download

Europa Universalis IV é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC nas lojas do Steam (Windows, Linux e Mac) e Epic (Windows e Mac). Esta é a versão que temos para download aqui.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Texto: inglês, francês, espanhol (Espanha) e alemão.

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Paradox Interactive tamanho do arquivo 6 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux (64-bit) download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!