Ultima Worlds of Adventure 2: Martian Dreams

Ultima Worlds of Adventure 2: Martian Dreams é um RPG de 91 com visão top-down e combate baseado em turnos onde o Avatar e personalidades da Era Vitoriana acabam encalhando nos rigores do Planeta Vermelho.

22 de outubro de 2021

Ultima Worlds of Adventure 2: Martian Dreams é um RPG grátis da série Ultima que se passa numa versão steampunk da Era Vitoriana e conta com vários personagens baseados em pessoas reais desta época. Foi desenvolvido pela Origin Systems e lançado originalmente em 4 de abril de 1991.

O Martian Dreams se passa após os eventos de The Savage Empire, quando Avatar e seu amigo Dr. Spector recebem um livro que contém o conhecimento da viagem no tempo e são levados para o ano de 1893, presenciando Percival Lowell preparar um canhão espacial para enviar humanos a Marte. Porém, o canhão é prematuramente disparado com várias personalidades a bordo. Nessa brincadeira, Avatar e seus companheiros acabam sendo transportados para o perigoso mundo da civilização marciana.

Publicado pela Origin e disponível para MS-DOS, Windows e Mac OS, o Ultima Worlds of Adventure 2: Martian Dreams foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disso, o jogo conta com 4.1 estrelas de 5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

O vídeo acima mostra umas cenas do Ultima Worlds of Adventure 2: Martian Dreams, oferecendo uma boa visão geral do título.

Já no vídeo anterior, temos a introdução do game.

Sinopse

O ano é 1893. O local é a World’s Columbian Exposition em Chicago. O colossal canhão espacial do astrônomo Percival Lowell está prestes a lançar uma enorme nave-bala para Marte. Então acontece um desastre! O canhão dispara um dia antes com dezenas de figuras importantes da história a bordo. Despreparados para os rigores do Planeta Vermelho, os viajantes espaciais acidentais têm poucas chances de sobreviver. Agora, o Avatar deve resgatar a expedição encalhada ou a história mudará para sempre.

Gameplay

O segundo título da série Worlds of Ultima é muito semelhante ao seu antecessor visualmente e em termos de jogabilidade. Como seu predecessor, é um RPG com visão top-down e um ambiente gráfico contínuo e com combates em grupo por turnos. As conversas com os personagens, a interação com o mundo e a aquisição de itens cruciais ocupam uma parte significativa de uma partida.

Apresentação

Martian Dreams é o segundo da série Ultima Worlds of Adventure, levando você, Avatar, a empolgantes mundos de ficção científica, mistério, exploração histórica, terror, viagem no tempo, espionagem e fantasia. Tempo e espaço, passado e futuro, fato e ficção – todos são seus para explorar em Ultima Worlds of Adventure!

Explore o Planeta Vermelho e salve a história antes que seja tarde demais!

Destaques

  • Resolva os mistérios dos canais marcianos, fábricas movidas a vapor, engenhocas mecânicas movidas a rádio e outros artefatos.
  • Interaja com alguns dos homens e mulheres mais renomados da história, minuciosamente pesquisados e retratados com precisão, como Sarah Berhardt, Nellie Bly, George Washington Carver, Marie Curie, Thomas Edison, Sigmund Freud, Emma Goldman, William Randolph Hearst, Vladimir Lenin (credo), Grigori Rasputin, Theodore Roosevelt, Nikola Tesla, Mark Twain, HG Wells e vários outros.
  • Conquiste o misterioso mundo dos sonhos confrontando seus próprios medos e desejos subconscientes.

História (com spoilers)

Após os eventos de The Savage Empire, Avatar é visitado por uma estranha ruiva que entrega um livo a ele e seu amigo Dr. Spector. O livro será escrito pelo próprio Spector e explica como usar o Orbe das Luas para viajar no tempo. Seguindo as instruções, a dupla acaba na Era Vitoriana, onde Percival Lowell montou um canhão espacial que lançará alguns voluntários a Marte.

Por meio de um ato de sabotagem, o canhão é disparado durante uma exposição de 1893 em Chicago, com várias dezenas de pessoas famosas e líderes da época a bordo. Um segundo canhão é preparado para encontrar e recuperar as pessoas do primeiro, que agora estão presas em Marte.

Acontece que Marte teve uma extensa civilização baseada em plantas. A maioria dos monstros que o jogador encontra são os chamados “plantimals”, como o Jumping Bean (Feijão Saltitante) e o Planther. Marte tem cidades e canais, embora a civilização esteja em ruínas, então as primeiras tarefas do jogador são restaurar a estação de energia mundial e derreter o suficiente das calotas polares (com lentes solares) para preencher os canais.

Algumas pessoas parecem ter enlouquecido depois de usar um dispositivo chamado Dream Machine. O que de fato aconteceu foi que, após o envenenamento maciço do solo, os marcianos originais foram para uma espécie de dimensão alternativa chamada “espaço dos sonhos” para se preservarem. Essas pessoas que usam essa máquina se encontram presas no espaço dos sonhos, enquanto os marcianos assumem o controle de seus corpos. Uma grande parte do jogo se passa visitando os pesadelos de várias pessoas e esclarecendo-os.

Eventualmente, corpos robóticos podem ser criados para os marcianos, uma vez que seus corpos de planta não crescerão. Depois de um confronto com o maligno Raxachk, que causou a poluição do solo marciano em primeiro lugar, todos os vitorianos podem voltar para casa.

Curiosidades

  • O Ultima Worlds of Adventure 2: Martian Dreams foi desenvolvido sobre o mesmo engine usado no Ultima VI e o Worlds of Ultima: The Savage Empire.
  • O jogo foi lançado originalmente para DOS em 1991. Depois, foi relançado para Windows e Mac no GOG em 2012. Parece que este relançamento foi publicado pela Electronic Arts.
  • O Martian Dreams tem um amplo elenco baseado em personalidades da era vitoriana, como Marie Curie, Buffalo Bill, Nellie Bly, Rasputin, Sigmund Freud, Sarah Bernhardt, Thomas Edison, Theodore Roosevelt, William Randolph Hearst, Andrew Carnegie, Nikola Tesla e C. L. Blood.
  • A ideia básica, um jogo de ficção científica vitoriana onde você é lançado a Marte em um projétil de canhão gigante, e alguns outros elementos, como a inclusão de personagens históricos e o robô que lembra do filme Metropolis (1927), vieram produtor de games Warren Spector.
  • Consta que o game também é inspirado em obras de Jules Verne.

Screenshots

As screenshots acima são da versão original de MS-DOS do jogo, foram ampliadas e kibadas do MobyGames.

Sobre o download

O Ultima Worlds of Adventure 2: Martian Dreams é um jogo atualmente gratuito que é distribuído para PC (Windows e Mac OS X) no GOG, que para o que o nosso link de download leva. No GOG, o jogo vem com mapa, medley musical, manuais, cards de referências, documentos de design e livro de dicas, e vem sem DRM (não precisa de ficar online para jogar). Note que esta versão usa o DOSBox.

Existe uma ferramenta que ajuda a carregar a versão original em Windows, Mac e Linux chamada Nuvie que dispensa o DOSBox. Para Linux, tem que fazer umas paradas lá, mas consta que serve sim.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e Ultima

autor, site, canal ou publisher Origin Systems tamanho do arquivo 34 MB licençaGrátis sistemas operacionais compativeisWindows e Mac download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!