RPG Paper Maker

RPG Paper Maker é um engine de criação de jogos 3D com interface simples, possibilidade de usar sprites 2D e que dispensa conhecimentos em programação e modelagem 3D. Foi lançado em 2019 para Windows, Mac e Linux.

20 de abril de 2021

RPG Paper Maker é um engine de criação de jogos que permite ao usuário criar mundos 3D com objetos em duas ou três dimensões. Promete interface simples e dispensar conhecimentos em programação e modelagem 3D.

Desenvolvido por Wano e lançado originalmente em 6 de julho de 2019, o RPG Paper Maker é disponível para Windows, Mac e Linux e grátis para uso não comercial, o que significa que você pode desenvolver seus games e distribuí-los de graça. Existe uma edição comercial disponível também que é paga, o que deve te garantir a licença para vender tuas criações e tal.

Fiquei conhecendo o RPG Paper Maker hoje (20 de abril de 2021) e não sei dizer muito sobre a qualidade e o poder desta ferramenta, a qual ainda está em desenvolvimento, diga-se de passagem. Entretanto, pelas screenshots e vídeos, parede que dá para mandar uns games bonitos que lembram bastante o estilo dos JRPGs antigos.

Por fim, este maker conta com dezenas de análises muito positivas na loja do Steam, pelo menos até o momento. Acho que vale a pena dar uma fragada. É de graça mesmo e, caso você se empolgue e queira vender teus jogos, a versão comercial não é exorbitantemente cara.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial número 1 do RPG Paper Maker.

Temos também o trailer número 2 do software.

Apresentação

O RPG Paper Maker é um engine para criação de jogos, grátis para uso não comercial, permitindo que você crie um universo 3D com vários sprites 2D e mesmo objetos 3D usando uma interface simples disponível em várias plataformas: Windows, Linux e MacOS.

O RPG Paper Maker disponibiliza maneiras de criar mundos de RPG completamente em 3D de modo tão simples quanto em 2D. Ele também vem com um pacote de gráficos retrô para você usar em seus projetos.Adaptado para vários tipos de jogos.

Destaques segundo o distribuidor

  • Adaptado para vários tipos de jogos – O engine é adaptado principalmente para JRPGs, mas você pode criar quase qualquer tipo, como action-RPGs, RPGs táticos etc.
  • Projetado para iniciantes – A filosofia do RPG Paper Maker é simples: tornar possível criar jogos 3D sem nenhum conhecimento em programação e modelagem 3D.
  • A interface amigável permite que você crie seu jogo sem preocupações com algoritmos complexos!
  • Projetado para usuários experientes também – Criadores com algum conhecimento em programação e/ou modelagem poderão criar ou modificar os plugins JavaScript e importar seu próprio modelo 3D no formato .OBJ, o que pode incrementar seus projetos ainda mais.
  • Publicando e compartilhando seu jogo gratuitamente – Desde que você não tenha nenhum objetivo de lucrar com seus jogos, você poder usar o RPG Paper Maker gratuitamente. Então, se quer criar jogos por diversão e compartilha-los com a comunidade, não tenha medo, pode fazer isso gratuitamente.
  • Comercializar seus jogos – Qualquer game comercial feito com o RPG Paper Maker exigirá que uma licença seja vendida para ao menos uma pessoa de uma equipe que poderá criar jogos ilimitados. Pelo que vi, essa licença não é tão cara. embora não seja também baratinha. Convém experimentar a edição grátis pra ver se você vai se dar bem com este maker antes de comprar.

Screenshots

Sobre o download

O RPG Paper Maker é uma ferramenta grátis, embora conte com uma edição comercial paga, que pode ser encontrada no Steam para Windows, Mac e Linux.

Idiomas: português (Brasil), inglês, francês, espanhol (Espanha), chinês tradicional, japonês e polonês.

Requerimentos mínimos em sistema

Veja também

tamanho do arquivo 600 MB licencaWano sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!