Novos mods pra Doom 64 e Quake 2, demo de Digimon Story Time Stranger e mais [Notícias do Facínora #314]

Tem também Postal e HOMM pra Doom, Roguecraft, Jackal etc.


Publicado em 19 de setembro de 2025.

No dia 19 de setembro de 2025, entraram no ar as Notícias do Facínora, nosso programa jornalístico, em sua edição #314, ocasião em que falei de um crossover híbrido entre Quake e Quake 2, Call of the Void; um mod com 33 novos mapas para a remasterização do Doom 64, Doom 64: Round 2; da demo de Digimon Story Time Stranger pra PC e outros tratados laureados nos compêndios invioláveis da erudição imemorial.

Este post é as notas desta edição, que traz a própria (o vídeo a seguir), suas fontes, referências, assuntos relacionados, os games atualmente na faixa e os mods da jogatina.

Então, para além do Doom 64: Round 2, Call of the Void e do troço do Digimon, falei também dos mods que trazem Postal e Heroes of Might and Magic ao Doom, POSTAL: Red Letter Day e The Reconquest, respectivamente; do Jackal, um novo top-down shooter brutal inspirado em Hotline Miami, também com demo grátis; de um novo jogo chamado Roguecraft, que vai ser lançado além de PC e Switch, chegando também ao Mega Drive, NES e mais; a incrível remasterização pra PC de jogos clássicos do Mario, Super Mario Bros. Remastered, também já disponível; e os jogos atualmente grátis: Project Winter, Samorost 2 e Blacklist Mafia (confira todos os games atualmente na faixa aqui e receba-os no Telegram aqui).

No índice do post, logo abaixo, temos as fontes, referências, resumos, vídeos completos e assuntos relacionados a esta edição:

Jogatina

As cenas que usei de fundo em algumas partes desta edição das Notícias do Facínora são de uma partida de Doom 2 com Dinomensch, FEARRIFIC, Synthmania e alguns outros mods no GZDoom, tentando dar uma cara de filme antigo de ficção científica à gameplay.

Os links com as infos e os downloads dos mods usados nesta partida, em sua ordem de carregamento, são estes a seguir:

  1. The Corrupt Citadel
  2. Dinomensch
  3. NashGore NEXT
  4. F5_Textures.pk3 (FEARRIFIC)
  5. HitMarkers (Simple HUD Add-ons)
  6. Bloom Boost (Shader Tools)
  7. VHS
  8. Flashlight++
  9. Tilt++
  10. Universal Weapon Sway
  11. Patch-Jukebox Nuller.wad (incluído no Synthmania)
  12. Synthmania

O vídeo que contem a jogatina completa, sem blablablá, é este que segue:

Super Mario Bros. Remastered

Foi lançado no último dia 13 de setembro de 2025 o Super Mario Bros. Remastered, um projeto open source criado por JHDev2006/JoeMama que recria e celebra os jogos clássicos do Mario. A versão é a primeira pública (v1.1) e traz novas fases, modos personalizados, novos personagens e até um editor de níveis completo, permitindo que criar e compartilhar suas próprias aventuras.

O projeto reconstrói do zero Super Mario Bros., The Lost Levels, Super Mario Bros. Special e All Night Nippon: Super Mario Bros., com melhorias de física e design de fases, além de suporte a resource packs para customizar visuais e sons. Para jogar, é necessário ter a ROM original de SMB1 para NES, já que o jogo não contém assets oficiais da Nintendo, rezando para a firma não vir com suas patifarias judiciárias. O download está disponível gratuitamente no GitHub do projeto.

Trailer de revelação

Roguecraft vai muito além do PC e Switch e também chegará ao Genesis, NES e mais

A Badger Punch Games revelou que seu dungeon crawler Roguecraft, lançado no ano passado para Amiga, está chegando não só ao Steam e Nintendo Switch, mas também a uma série de plataformas retrô. Estão sendo planejadas versões para Mega Drive/Genesis, ZX Spectrum Next e NES, tanto digitais quanto físicas.

Além disso, outros consoles modernos também podem receber o jogo, embora os estúdios ainda não tenham confirmado quais. A versão para Evercade, chamada Roguecraft DX, chega ainda este mês com novos níveis, monstros e trilha sonora. A equipe também considera lançar esta edição aprimorada para Amiga no futuro, mas com requisitos de hardware mais altos.

Não há data de lançamento para as versões de PC e Switch, mas o jogo já pode ser adicionado à lista de desejos no Steam.

Fonte: Roguecraft Isn’t Just Coming To Steam & Switch, It’s Also Coming To Genesis, NES, Spectrum Next And More

Trailer steam

Demo de Digimon Story Time Stranger já está disponível para PC

A Bandai Namco lançou a demo de Digimon Story Time Stranger para PC, permitindo aos jogadores testar o novo RPG antes do lançamento oficial. No game, você explora tanto o mundo real quanto o Digital World, coleta e treina Digimons e participa de batalhas por turnos para resolver um grande mistério que ameaça as duas realidades.

Ao terminar a demo, os jogadores desbloqueiam o Central Town – Adventure Trial Mode, que permite explorar áreas e masmorras selecionadas do Digital World: Iliad. Além disso, o progresso obtido pode ser transferido para a versão completa.

Esta versão do jogo foi lançada em 11 de setembro de 2025 e, no PC (o completo deve ser em outubro), será possível jogá-lo a 60FPS – diferente das versões de console, limitadas a 30FPS. A demo já está disponível para download via Steam.

Fonte: Digimon Story Time Stranger PC Demo Available for Download

Trailer de história

Jackal – Novo top-down shooter brutal dos criadores de Soldat ganha demo

A Transhuman Design, estúdio responsável por Soldat, King Arthur’s Gold e Maniac, lançou a demo de Jackal, seu novo jogo de ação top-down com suporte nativo a Linux. Inspirado por títulos como Hotline Miami, OTXO e até filmes como John Wick e Cowboy Bebop, o game coloca você no papel de um assassino drogado transformando hotéis de Las Vegas em verdadeiros abatedouros improvisados.

Em Jackal, praticamente tudo pode ser usado como arma – de sofás a talheres – em combates frenéticos com poderes especiais, salas geradas aleatoriamente e uma história psicodélica ambientada na Las Vegas dos anos 70. A demo já está disponível no Steam para quem quiser experimentar o caos estilizado do jogo.

Fonte: Soldat dev releases demo for Jackal, a brutal new top-down action game inspired by Hotline Miami

Trailer

Call of the Void – Mod de Quake 2 cria híbridos de inimigos e liga os dois jogos

Call of the Void é um novo episódio feito por fãs para Quake 2 que busca conectar ainda mais o primeiro jogo ao segundo. Inspirado em Call of the Machine, conteúdo oficial desenvolvido pela MachineGames, o mod traz inimigos híbridos que misturam o melhor (e o pior) do elenco de monstros de Quake e Quake 2 — incluindo criaturas bizarras como parasitas com cabeça de cachorro e shamblers que disparam foguetes. Vale notar que um dos membros da equipe que trabalhou em Call of the Void, Drugod, também foi um dos responsáveis pelo Bloom, o incrível crossover entre Blood e Doom que também apresenta muitos elementos híbridos entre os dois clássicos.

A campanha conta com cinco mapas grandes, mesclando cenários e elementos visuais dos dois jogos. Na história, vcoê se alia à raça ancestral de Chton e Shub-Niggurath para enfrentar os Strogg, que usaram os restos dessas divindades para criar novas abominações. É uma premissa ousada, estranha e perfeita para os fãs que sempre imaginaram um crossover entre as duas atmosferas da série. O mod já está disponível para download no Mod DB.

Fonte: This Quake 2 mod bridges the gap between the original game and its sequel, with hybrid enemies including dog-headed parasites and rocket-blasting shamblers

Trailer

Doom 64: Round 2

No dia 13 de setembro de 2025 foi lançado Doom 64: Round 2, um megawad com 33 fases para o relançamento oficial de Doom 64 e para Doom 64 EX+. Criado por jgs1989, o projeto serve como uma sequência direta para a campanha original, com novos mapas, níveis opcionais de desafio e dificuldade “Watch Me Die!” ainda mais intensa que no jogo base.

A história começa após os eventos de Doom 64, quando Doomguy tenta voltar a uma vida normal na Terra. No entanto, é atormentado por visões que revelam que uma irmã adormecida da Mother Demon despertou, e gerou um novo exército de demônios, já em invasão ao complexo da UAC em Marte.

O mod conta com instruções simples para instalação e pode ser baixado gratuitamente. O projeto teve apoio de Immorpher, músico independente gente boa conhecido por suas composições inspiradas em Doom 64 e Quake, além de remixes e tal. Ele fez umas imagens para o mod, mas não sei se tem canções dele.

Links

Vídeo


Muito bem.

Mais um lote de notícias entregue. Acho que nesta edição tivemos muita coisa interessante, embora os mods pra Doom não sejam novidades novinhas em folha, pelo menos pra todo mundo.

E sim, como sempre, tenho que reforçar que é seu dever deixar suas opiniões sobre este programa nos comentários do post e do vídeo. Considere também com muito carinho deixar de ser munheca de samambaia e tornar-se nosso apoiador para financiar nossa campanha de dominação mundial!

Abraços!

Últimos updates

Informações adicionais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário