Synthmania

Toda essa esta estética é muito agradável, só não me lembro da década de 80 ser tão roxa.


6 de julho de 2024

Synthmania é um flexível mod pra Doom 2 com estilo retrowave/synthwave, ou seja, tenta capturar e celebrar a cultura dos anos 80, o que inclui, é claro, o gênero cyberpunk. Foi desenvolvido pelo Facínora e lançado inicialmente em 6 de julho de 2024.

Este mod reúne uma bela coleção de músicas syntwave junto a novos mapas (um episódio com 11 fases urbanas), monstros, HUD, gráficos, fontes e efeitos sonoros que se encaixam neste tipo de estética, que é pura nostalgia. Além disto, apresenta uma muito útil lanterninha e um jukebox que reproduz as novas canções.

O Synthmania foi concebido de forma que muitos de seus componentes (a maioria de outros autores) possam ser usados independentemente, pra facilitar o processo de combiná-lo com outros mods e/ou não utilizar algo que você não queira. Entretanto, é um mod só. Ah! Vale a pena ler esta seção para evitar problemas de copyright.

Vídeos

No vídeo acima, usei uns componentes do Synthmania (Synthmania.pk3, Synthmania-TekWar Enemies.pk3 e Patch-Jukebox Nuller.wad) para jogar a primeira fase do AUGER;ZENITH com outros mods: Raging Bull, Critical Shots, NashGore NEXT, Gun Bonsai e Universal Weapon Sway.

Na playlist acima, encontram-se todas as canções usadas no jukebox do Synthmania.

Funcionalidades

  • Incríveis músicas de fundo – Certamente a característica mais importante deste mod, o jukebox do Synthwave é (pelo menos até o momento) composto de incríveis canções synthwave/vaporwave de Karl Casey @ White Bat Audio. Combina demais com a jogatina e o estilo geral do mod.
  • Componentes independentes- O Synthmania foi concebido assim para facilitar o processo de combiná-lo por inteiro ou em partes com outros PWADs, sem necessidade de ficar pedindo pacotes de monstros etc. Também, se você achar a paleta de cores, por exemplo, irritante, pode simplesmente não carregá-la e ficar de boa.
  • Iniciador automático pro GZDoom (Autoload-Synthmania.pk3) – Dá pra carregar todos os arquivos manualmente, via ZDL ou usar o autoloader criado pra você apenas arrastar e soltar em cima do GZDoom.exe da sua instalação deste port avançado (e talvez outros).
  • Compatibilidade com outros mapas – Dá pra carregar o mod com outros mapsets que suas fases continuaram acessíveis ao iniciar uma partida. Se não carregar outros mapas que substituam as fases clássicas, estas ficarão disponíveis também.
  • Lanterna embutida – Graças ao SuaveSteve, o Synthmania tem uma lanterninha muito útil que pode ser ativada com uma tecla configurada no Options. Muito bom pra quem não gosta de mapas escuros, como eu.
  • Paleta Synthwave – Graças a Lolo_is_cool, temos uma paleta de cores que emula o estilo retrowave no Doom. Só não me lembro dos anos 80 serem tão roxos…
  • Alguns novos gráficos com tema retrowave e/ou urbano. Nada demais, só pra dar um toque diferente.
  • Inimigos cyberpunk do William Shatner’s TekWar, do o ápice do entretenimento, conhecido também como Capstone Software. Estes inimigos foram tirados de um mod chamado William Shatner’s TekWar Enemies V2, de autor desconhecido. Dei uma arrumada no mod para ele substituir todos os inimigos e daí ficou tudo de boa.
  • Jukebox Nuller – Na grande maioria dos jukeboxes para Doom, antes de começar a reprodução da música automática, toca um pedacinho da canção padrão do mapa. Incluí uma versão do meu ainda não lançado e opcional Jukebox Nuller que nulifica esse bug, embora ao custo de desativar a canção de fundo padrão das fases. Ou seja, só vai ter BGM com o Jukebox ligado, neste caso.

Mods para combinar

Segue uma lista de sugestões de mods que acho que vão cair bem com o Synthmania ou algum de seus componentes (dispensando os que desempenham as funções similares).

Screenshots

Compatibilidade

Rodamos o Synthmania aqui no GZDoom (4.10.0, 4.11.3 e 4.12.2) com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, Final Doom e o da Phase 2 do Freedoom, e parece que foi tudo de boa. Ele tem suporte parcial aos IWADs no formato do DOOM.WAD, como o da Phase 1 do Freedoom ou do The Ultimate Doom, mas as fases do episódio Synthmania vão ficar bugadas (dá pra jogar as vanilla sossegado, entretanto).

Instruções

É bem tranquilo carregar o Synthmania. Partindo do pressuposto que o seu GZDoom já está configurado direitinho (tem um tutorial aqui), você pode simplesmente arrastar e soltar o arquivo Autoload-Synthmania.pk3 no GZDoom.exe. Ele vai carregar todos os componentes do Synthmania automaticamente. Esse método não funcionou no ZDL aqui, mas esta ferramenta é capaz de carregar todos os outros arquivos do Synthmania juntos ou separadamente. Os outros métodos usuais, tipo linha de comando, deverão funcionar também.

Os componentes deste mod são:

  • Synthmania.pk3 – Mapas, telas, fonte e jukebox.
  • Synthmania-Cyberpunk HUD.pk3 – Um HUD em estilo cyberpunk meio intrusivo, mas também muito agradável (créditos: Jakob e Alberto Balieiro).
  • Synthmania-Synthwave Playpal.pk3 – Uma paleta de cores que deixa tudo meio roxo e outras cores que pareciam ser dos anos 80, embora não me lembre daquela década ser tão roxa, verde etc. É a Synthwave Playpal, de Lolo_is_cool.
  • Synthmania-TekWar Enemies.pk3 – Pacote de monstros com inimigos do jogo William Shatner’s TekWar feito a partir de um mod cujo autor é desconhecido. Substitui todos os monstros vanilla, incluindo os marines inimigos. Este PK3 é que traz a lanterna pra ajudar na iluminação.

Lembrando que os arquivos da lista acima podem ser usados separadamente, ao gosto do freguês.

Existem também dois patches opcionais no pacote de download:

  • Patch-Jukebox Nuller.wad, que evita um bug que faz tocar a BGM padrão da fase antes da música do jukebox (ao custo da canção padrão do mapa ser desabilitada);
  • Patch-No Marines.pk3, que tira os marines inimigos que aparecem nas fases/episódio Synthmania. Este patch é desnecessário se estiver usando o Synthmania-TekWar Enemies.pk3.

Atenção

O Synthmania é gratuito e pode ser distribuído e jogado livremente. Entretanto, as músicas usadas podem criar problemas de copyright, especialmente em plataformas como YouTube ou Twitch. Para evitar tais problemas, você tem que colocar na descrição do seu vídeo a seguinte mensagem:

Music by Karl Casey @ White Bat Audio

Além disto, seu vídeo deve estar não listado (unlisted) ou público (public). Aí, não vai dar pau.

Outra coisa é que o autor não permite usar as músicas como fundo para os seus dotes vocais e distribuí-los separadamente, portanto, se você for copiar o Synthwave pra algum canto, convém deixar todos os seus arq1uivos no pacote. Vai que, né? Enfim, tem mais informações sobre a licença pra usar essas excelentes músicas aqui.

Mais informações e mods

autor, site, canal ou publisher Gaming Room tamanho 82 MB licençaGrátis download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!