Livros clássicos de programação de jogos em PDF

A Usborne, uma editora britânica especializada em publicações para crianças, libera seus livros clássicos de programação de jogos em formato PDF, sendo estes potencialmente úteis, além de pura nostalgia.


24 de maio de 2019

A Usborne, uma editora britânica especializada em publicações para crianças, libera seus livros clássicos de programação de jogos em formato PDF gratuitamente, sendo estes potencialmente úteis, além de pura nostalgia.

Os livros foram feitos na década de 80 e são destinados para computadores desta época, como Commodore 64, Apple II, ZX Spectrum e outros. A princípio, portanto, estes parecem não ser muito além de mera curiosidade, porém, como mostramos na 60ª edição das Notícias do Facínora, os PDFs ainda podem ser bem interessantes para quem mexe com criação de jogos:

Esta é uma notícia já antiga, vem de uma jogada de marketing da Usborne para divulgar seus livros mais recentes feita em 2016, mas resolvi publicar aqui e comentar, pois é novidade pra mim. O link foi enviado pelo Tyrant120 e corri o olho nos livros e achei algo sensacional. Não apenas tem umas ilustrações maneiras que lembram manuais de games (em alguns casos de RPG) do passado, como servem para tirar inspiração para criação de jogos e mods atualmente, pois, antes de ensinar a parte técnica, com linhas de código e tal (a maioria parece ser em BASIC), vários deles dão uma visão geral sobre o setting, gênero, personagens etc.

Deve-se ressaltar o fato que estes livros foram feitos para plataformas antigas. Os programas não vão rodar em computadores modernos de modo usual. Também não basta você baixar a ferramenta de programação e clicar duas vezes no seu Windows 10 pra começar a copiar as linhas dos livros. Provavelmente precisará de algum emulador, máquina virtual ou alguns destes microcomputadores antigos originais, caso esteja pensando em fazer o negócio exatamente como é descrito. E isto no caso do leitor querer programar para estes sistemas antigos (algo que está na moda, diga-se de passagem), pois você pode sempre adaptar os programas para linguagens modernas de computação.

Ou seja – somada à nostalgia e a fonte de inspiração – a utilidade destes PDFs pode servir tanto para a programação para plataformas antigas (retrocomputing), algo visto em jogos/projetos como o Paprium, Irena ou o The Curse of Illmoore Bay, como significar uma oportunidade de aprendizado ao portar os códigos contidos neles em linguagens de programação modernas. Aliás, se você quiser, pode fazer até um jogo livro ou um RPG de mesa com o conteúdo. A criatividade é o limite.

Downloads dos livros

Abaixo, você pode encontrar os links para acessar e baixar os PDFs destes livros clássicos da Usborne:

Introdução à programação

Jogos para computador

Jogos de adventure

Primeira biblioteca de computador

Mais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!