PS2DOOM: conseguiram rodar Doom original no PlayStation 2

Conseguiram um jeito de fazer o PlayStation 2 rodar o Doom clássico e original (não é port) numa gambiarra homebrew interessante batizada de PS2DOOM. Assista ao vídeo.


5 de abril de 2022

Esta é uma notícia “fresca”, só de sete anos atrás, que finalmente estou registrando aqui, pois só agora consegui obter mais informações sobre a façanha técnica onde conseguiram rodar Doom no PlayStation 2.

O experimento foi conduzido pelo canal bcc2528, batizado de PS2DOOM e envolve o Doom, Doom shareware e Doom II clássicos e originais, não os ports PSX dos games (aí seria fácil), e embora, pelo menos na época, ainda apresente limitações, não deixa de ser algo interessante.

Assista à gambiarra em ação:

O vídeo foi publicado em 10 de março de 2010 e estava com informações em japonês, e, por isso, não entendi bulhufas, mas graças ao usuário Karma, obtive alguns dados técnicos sobre mais esta engenhosidade que envolve o FPS da id Software.

Aliás, eu tinha até esquecido que isso existia.

Mas enfim, segundo Karma, o PS2DOOM é

  • Um homebrew caseiro individual.
  • Capaz de ler DOOM.WAD, DOOM1.WAD (versão shareware), DOOM2. WAD.
  • Embora a música não funcione, os efeitos sonoros estão presentes.
  • Parece que a taxa de quadros é de 30 fps e a resolução é de cerca de 320 x 200, que é a mesma da versão original.
  • Há um problema que o arquivo WAD não pode ser lido a menos que seja inicializado a partir da memória USB ou cartão de memória, embora Doom seja suficiente.
  • Se puder ser executado a partir do disco, é altamente impraticável.

É isso aí. Mais um lugar onde o Doom roda.

Extra

Vimos o Doom no PlayStation 2, agora assista o Doom de PSX no PC:

No vídeo acima, o 7º episódio da nossa série Combinações do Alberto, combinei o PSX Doom for Vanilla Doom com o PSX Soundtrack Replacement, Nash’s Gore Mod, a versão de apenas monstros do Smooth Doom e o HontE Remastered.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!