Brave

20 de janeiro de 2020

Brave é um navegador web open source desenvolvido pela Brave Software, Inc. baseado no Chromium (um projeto de navegador web de código aberto desenvolvido pelo Google) que é um dos nomes alternativos que vem crescendo bastante nos últimos tempos, visto que promete muita privacidade, segurança, velocidade e um esquema interessante de recompensa por criptomoedas.

Em 2019, o Brave foi lançado para Windows, Mac, Linux, Android e iOS, com a versão atual apresentando cinco mecanismos de busca por padrão, incluindo o seu parceiro DuckDuckGo.

Características e funcionalidades em destaque do Brave

  • O Brave promete carregar páginas numa velocidade de 3 a 6 vezes maior do que o Chrome ou o Firefox, sem necessidade de instalação ou configurações extra;
  • O browser também promete ser amigável ao processo de importar configurações de outros navegadores, o que pode ser feito no momento que quiser. Os perfis dos seus browsers antigos ficam disponíveis em uma lista e você pode importar o resto dos dados através do item “Import Bookmarks and Settings” no Menu Principal;
  • Os seus sites favoritos podem ser recompensados com o Brave Rewards, ajudando-os a manter suas atividades. Falarei mais sobre isso na sessão Basic Attention Token, a qual se encontra mais abaixo;
  • O Brave promete segurança e privacidade sem igual, ao afirmar que não estão no negócio de recolher dados pessoais para vender para empresas ou pro estado. Com o Shield, o navegador bloqueia anúncios (não bloqueie no nosso site, hein?) e também atualiza a conexão para https:// (segura), sempre que possível. Estas paradas podem ser facilmente configuradas e/ou desabilitadas, visto que você tem que ajudar a Gaming Room e também algumas páginas podem bugar com o Shield ligado, e tal;
  • Além do Shield, o Brave conta com outras funcionalidades para aprimorar a segurança, como janela privativa, limpeza de dados do browser, gerenciador de passwords embutido, preenchimento automático de formulários, controle de conteúdo ao acessar tela cheia, gerenciamento de sites que podem usar autoplay e envio de “Do not track” com requerimentos do navegador;
  • Facilidade para sincronizar as configurações do browser em vários dispositivos, com o uso de dados encriptados para aumentar a segurança;
  • O Brave Desktop é compatível com a maioria das extensões do Chrome na loja web do Chrome;
  • O navegador conta com praticamente todas as opções comumente encontradas nos browsers modernos, como janelas e abas múltiplas, abas fixadas, arrastar e soltar, duplicar, fechar opções, encontrar na página, impressão, descarregamento automático, janela privativa (como já falamos), sugestão automática de URLs, sistema de favoritos, busca (incluindo busca privativa no DuckDuckGo) etc.

Basic Attention Token

O Basic Attention Token (BAT) é uma plataforma de troca de anúncios descentralizada em código aberto baseada no Ethereum, uma criptomoeda também open source baseada no blockchain e muito utilizada por aí.

Os BAT são tokens que o usuário do Brave pode ganhar ao acessar anúncios que respeitam a privacidade (aqueles sem coleta de dados). Navegar com o Brave é grátis: com o Brave Rewards ativado, você pode oferecer suporte aos criadores de conteúdo de que gosta, na quantidade que mais lhe agrada.

Em uma oferta inicial de moedas a 31 de maio de 2017, a Brave Software vendeu 1.000.000.000 de BAT por um total de 156.250 Ethereum (cerca de 35 milhões de dólares) em menos de 30 segundos. Um adicional de 500.000.000 BATs foram retidos pela empresa, para ser usado para promover a plataforma. Ou seja, o BAT já tem valor garantido pelos dólares/Ethereum investidos pela empresa, não são apenas números que ninguém se importa.

O Brave pode distribuir automaticamente as contribuições (micropagamentos) com base em quanto tempo um usuário passa nos sites, mas pode ser também configurado para dar uma gorjeta diretamente e até oferecer uma mesada fixa para os criadores favoritos. Além disso, ou alternativamente, os usuários podem comprar ou vender BAT através do relacionamento da Brave com a Uphold Inc., uma operadora de câmbio digital.

Tudo isso é opcional e feito mantendo o histórico de navegação privado. Seus fundos são disponibilizados aos proprietários do site por meio de um sistema contábil anônimo, para que você não possa ser identificado com base nos sites que visita e apoia.

De acordo com o BATGrowth.com, um site de rastreamento não afiliado à Brave Software, em janeiro de 2020, mais de 370.000 editores foram registrados para receber Brave Rewards. Cerca de dois terços desses eram canais do YouTube, com os outros divididos entre sites, Twitter, Twitch, contas do Reddit, Vimeo e contas do GitHub.

Enfim, vou implementar essa parada aqui, assim que eu puder, para você que decidir usar o Brave nos ajudar desta forma também.

Mais downloads

site ou autor do arquivo Brave Software, Inc. tamanho do arquivo 1,2 MB (instalador) licencaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows, Mac OS X, Linux, Android, iOS download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!