Rode Jogos 16-bit Em Windows 64-bit Com O VirtualBox

3 de agosto de 2012

Os Windows 64-bit, por alguma razão, não rodam aplicativos 16-bit, só 64 e 32. Assim a gente pode ter mais uma dificuldade para curtir nossos jogos antigos, pelo menos, em sistemas mais modernos.

O caso de games para MS-DOS, é facilmente resolvido com o nosso grande amigo DOSBox. Mas e o caso dos games 16-bit para Windows? Será que não poderemos rodar um game como o Heroes Of Might And Magic 2 em um PC mais novo? Isto se também quisermos manter o sistema operacional que veio na máquina (e que pagamos por ele)? A resposta, felizmente, é não!

Podemos emular um sistema operacional mais antigo, em nossos OSs 64-bit, facilmente, usando o VirtualBox. Ele cria e configura, de maneira muito fácil e intuitiva, uma máquina virtual, que funciona dentro do seu Windows anfitrião, como se fosse um computador independente!

Em termos simples é semelhante ao DOSBox (pode funcionar em janela, por exemplo), com resultados muito satisfatórios. Além de tudo, por ser um software open source, o VirtualBox é 100% gratuito. Para completar, é traduzido (pelo menos boa parte) para o nosso português brasileiro.

Para ajudar outros gamers que estão tendo problemas ao rodar games 16-bit em sistemas operacionais 64-bit, fiz este tutorial, que ensina como instalar e rodar o Windows XP 32-bit em uma máquina virtual criada pelo VirtualBox:

Introdução

Este é um tutorial que ensina como criar uma máquina virtual com o Windows XP 32-bit usando o VirtualBox. É um guia simples, para usuários novatos, e proporciona resultados garantidos para rodar alguns games 16-bit, como o Heroes Of Might And Magic 2.

Para ilustrar o tutorial, vou descrever o que eu fiz, justamente para rodar este game no Windows 7 64-bit. O processo vai e deve diferenciar, dependendo da sua máquina, os sistemas operacionais (o anfitrião e o da máquina virtual) e seu hardware. Este texto, então, foi criado bem específicamente pra esta finalidade (jogar o Heroes 2 no Windows 7 64-bit). Pode, e deve, ser usado de exemplo para outros casos, mas sem resultados garantidos em todos eles.

Convém o leitor se aprofundar mais sobre como usar o VirtualBox ou sobre máquinas virtuais em geral, se tiver outras necessidades que este documento não oferece solução.

Tenha Em Mãos

  • O VirtualBox, que pode ser baixado, de graça, aqui. Eu usei a versão 4.1.18.
  • Os discos, imagens ou arquivos de instalação do Windows XP 32-bit (no caso eu tinha o SP3 Professional)
  • O Heroes Of Might And Magic 2, os discos ou suas imagens. Serve a versão demo também.

Instalando O VirtualBox

O primeiro passo é a instalação do VirtualBox. É simples, e, salvo alguns detalhezinhos, é praticamente trivial. Depois de baixar o VirtualBox para Windows hosts, na página de download, clique duas vezes sobre ele, para iniciar o processo.

Vai abrir um assistente (Wizard) em português, o que facilita ainda mais. Fui escolhendo as opções padrão para instalação. A única coisa que eu mudei foi quando chegou na tela de Custom Setup, desmarcando o VirtualBox Networking (não ia precisar disso para o HOMM2):

custom setup

O resto da instalação é como qualquer outro aplicativo que você já esteja acostumado.

Criando A Máquina Virtual

Para criar a máquina virtual em si, também temos um bom assistente. Pode ir seguindo ele. Quando chegar na janela Nome da VM e Tipo De Sistema Operacional, você coloca um nome pra sua máquina virtual (pode ser qualquer coisa) e seleciona Microsoft Windows como OS e versão como Windows XP:

nome da vm e tipo de sistema operacional

A partir daí você pode deixar tudo como padrão, o que, pro nosso caso, serve:

  • No Dísco Rígido Virtual, deixei 10,00 GB, marquei a caixinha Disco De Boot e selecionei Criar novo disco rígido
  • Na janela com o Tipo de arquivo, deixei VDI (Virtual Disk Image)
  • Detalhes do armazenamento de disco virtual deixei Dinamicamente alocado
  • Localização e tamanho do arquivo de disco virtual, também deixei do jeito que tava, com 10,00 GB. Isto pode ser alterado depois que a máquina for criada.
  • Na Memória Principal, deixei 192mb mesmo (valor que acredito ser recomendado para o Windows XP, pois o Homm 2 mesmo só precisa de 8mb de RAM). Isto também pode ser alterado depois que a máquina for criada.
  • Na janela Sumário, você pode dar uma conferidinha nos detalhes da sua máquina virtual, e depois clicar em Criar.

O assistente comecará, então, a criar a máquina:

Criando a MV

Wizard criando a máquina virtual. Clique para ampliar.

Ao fim do processo, a sua máquina virtual estará pronta. Entretanto, ela ainda precisa de ter um sistema operacional. Vamos lá então:

Instalando O Windows XP

Eu escolhi o Windows XP, pelo motivo de ter ele, e também por ele poder rodar o Heroes Of Might And Magic 2 sem precisar de instalar drivers, etc. Talvez o 7 ou Vista 32-bit talvez sirvam para este caso, mas acredito que demandarão recursos extras para realizar tarefas desnessessárias para rodar o HOMM 2 (tipo o Aero). Não mexi com o Windows 98 ou o 95, pois, apesar de eles suportarem o game, nestes S.O.s precisa-se de instalar drivers etc, consumindo mais tempo e talvez sendo mais complicado.

Eu fiz uma imagem do meu Windows XP Professional (pode ser instalado diretamente do disco também, mas não tentei), no formato .ISO. O prático VirtualBox pode criar um disco virtual que funciona como se fosse o disco no CD-ROM da máquina. Também oferece um assistente para este processo.

Caso você não queira usar o assistente, ou o VirtualBox ainda não montou a sua .ISO, com a máquina virtual já em funcionamento, vá em Dispositivos > Dispositivos de CD/DVD > Selecione um arquivo de CD/DVD Virtual, e daí procure a localização da imagem do Windows XP. Você pode escolher usar também o seu drive de CD/DVD-Rom também (ou alguma imagem já montada com outro programa tipo o Daemon Tools) mas o VirtualBox nem sempre reconhece logo de cara. Tive que instalar o dispositivo. No meu estava como USB2.0 Mass Storage device, em Dispositivos > Dispositivos USB.

Feito isso, reinicie a máquina (Máquina > Reinicializar). Se você ja instalou o Windows XP antes, vai reparar que o processo não oferece nenhuma surpresa:

  1. Quando aparecer a tela Contrato De Licença do Windows XP, leia (ahuahua tá bom viu) e aperte a tecla [F8].
  2. Depois, quando chegar na tela que tiver pra escolher em qual disco você vai querer instalar, só vai ter um, que deve estar assim: Espaço não particionado 10237mb (os 10,00 GB que você escolheu no wizard). Basta apertar a tecla [ENTER] aqui.
  3. Quando a partição para o Win XP for criada, eu selecionei a formatação normal, com sistema NTFS. Usei as setinhas para selecionar Formatar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS. Não sei se alteraria alguma coisa aqui, mas achei melhor dessa forma, por alguma razão.
  4. Após a formatação (pode ficar tranquilo que ele não formata o seu HD de verdade não, só da máquina virtual), que pelo menos aqui, foi rapidinha, logo chega na ta tela com a tela do Programa De Instalação Do Windows XP. Pode escolher tudo o padrão mesmo, única coisa que precisa fazer é entrar com o número serial do seu Windows (lembre-se, use sempre software original!):

Programa De Instalação Do Windows XP

Daí deixe terminar, e pronto! Sua máquina virtual está pronta para rodar o Heroes Of Might And Magic 2!

Instalando O HOMM 2 Na Máquina Virtual

O VirtualBox apenas faz o serviço de prover recursos como espaço em disco rígido, memória RAM, portas USBs, drives, etc para o Windows que você instalou na máquina virtual. É como se fosse outro computador funcionando dentro do seu, mas o Windows XP não “sabe” disto. Assim sendo, tudo que você quiser fazer dentro dele, vai ter que ser praticamente da mesma maneira que faria em outro computador, inclusive, instalar um jogo.

Então, monte uma imagem com a imagem do Heroes 2, ou coloque o CD de instalação no seu CD/DVD-ROM (faça o mesmo que fez com o disco ou ISO do Windows XP quando você estava para instalá-lo, mas com o jogo né!):

Instalando HOMM2

Instalando HOMM2. Clique para ampliar.

Se você for instalar a versão demo, ou alguma versão sem ISO nem CD, você vai ter q criar e usar uma pasta compartilhada. Para isto, vá em Dispositivos > Pastas Compartilhadas), e escolha uma pasta do seu computador anfitrião (o real) para compartilhar entre ambas as máquinas.

Configure ela com um nome, digamos, “Compartilhada”. Feito isso, abra o Prompt de Comando do Windows (Iniciar > Executar, depois digite cmd e aperte [ENTER]). Vai abrir o prompt parecido com do MS-DOS. Daí digite net use x: \\vboxsvr\Compartilhada. Se você usou outro nome na hora de adicionar a pasta compartilhada, então mude o comando net use x: \\vboxsvr\Nome. [1] Feito isso, pode fechar a janela do prompt. A(s) pasta(s) compartilhadas vão aparecer quando você estiver no Windows Explorer ou no Meu Computador do seu Windows XP, e os arquivos que você colocar alí podem ser usados e copiados por ambas as máquinas.

A partir daí, instale o jogo normalmente. Se você tiver a expansão, The Price Of Loyalty, pode instalar também, que funciona tranquilo.

Lag No Mouse

Pode ser que o mouse, quando funcionando na janelinha da máquina virtual, fique dando uns lags, como se tivesse agarrando. Felizmente, isso é muito fácil de resolver também. Basta você instalar os Guest Additions ou os Adicionais Para Convidados!

Para isto, vá em Dispositivos > Instalar Adicionais Para Convidados. Vai abrir um wizard de setup para o Oracle VM VirtualBox Guest Additions. Pode instalando normalmente também. [2] Pode aparecer umas mensagens de aviso, falando que o programa não é reconhecido pela Microsoft, ou algo assim, mas pode ignorar isso e instalar sem medo.

Finalizando

Acabou! Você já pode aproveitar numa boa o teu game:

Windows XP No Windows 7

Repare que o Windows funciona em janela, podendo você a continuar com as atividades na sua máquina anfitriã normalmente. Isso é muito bom.

Fontes E Links Para Aprender Mais

  1. Restabelecendo a Internet no VirtualBox no Windows 10 – Artigo que descreve o procedimento para restabelecer a conexão à Internet em uma máquina virtual do VirtualBox, após o update para o Windows 10.
  2. Share Folders between Host and Guest OS in VirtualBox – Ensina como compartilhar pastas em Windows e Linux (das máquinas virtuais)
  3. Using VirtualBox: Notes and Hints – Dá algumas dicas de como tirar mais proveito do VirtualBox, inclusive explica com mais detalhes como instalar os Adicionais Para Convidados.
  4. Old Miser – quem deu a idéia de tentar o VirtualBox pra rodar o HOMM 2 no Seven 64-bit.
site ou autor do arquivo Oracle tamanho do arquivo 90,8 MB licencaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows/Linux/OS X/Solaris Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Áreas especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.