SWF to EXE Converter

30 de outubro de 2019

SWF to EXE Converter é um aplicativo gratuito (open source) e simples de usar que pode converter arquivos Flash (.SWF), inclusive em lote, para executáveis do Windows (.EXE).

Com o iminente fim do suporte ao Flash nos navegadores, o que deve ocorrer no fim de 2020, esta ferramenta pode ser útil para dar uma sobrevida a jogos ou vídeos em Flash, permitindo estes serem executados no Windows como um programa qualquer.

Pelo o que pude entender, o SWF to EXE Converter meio que embala o arquivo em Flash junto com o Adobe Flash Player Projector (em sua versão 11, por padrão) num pacote autoexecutável que faz o papel do browser. Isto meio que faz sentido, visto que parece improvável que um ficheiro .SWF seja descompilado e portado em .EXE. Também não sei se funciona com todo jogo em Flash, e acho improvável, devido à forma em que alguns são feitos, todavia, nos testes que conduzi, o SWF to EXE Converter funcionou muito bem.

Como usar (modo simples)

Como exemplo, vou converter o arquivo .SWF do jogo Raze (raze.swf), um excelente arena shooter com perspectiva 2D que lembra bastante o estilo de alguns FPS como Unreal Tournament ou Quake.

Passo 1: De posse do arquivo raze.swf, clique duas vezes sobre o executável do SWF to EXE Converter, sWf2eXe.exe, o que deve abrir uma janela parecida com esta:

Usando o SWF to EXE Converter - Passo 1

Passo 2: Clique no botão “Clear Input” para apagar o retângulo onde está escrito E:\Programas\SWF to EXE Converter\FileEG.swf. Esta área são os arquivos Flash que serão convertidos em executáveis, e este arquivo que fica listado é apenas um exemplo.

Passo 3: Selecione o arquivo de entrada (no caso o raze.swf) clicando no botão Add a File e encontrando o .SWF desejado. Vai ficar tipo assim:

Usando o SWF to EXE Converter - Passo 3

Passo 4: Clique no botão “Convert” para iniciar a conversão. Deve aparecer uma janelinha assim, o que significa que o esquema deu certo:

Usando o SWF to EXE Converter - Passo 4

Passo 5: Resta agora procurar o arquivo executável gerado. Aqui, com o nosso exemplo, ele está no E:\Programas\SWF to EXE Converter\Output, mas pode estar diferente aí, dependendo de onde você colocou o SWF to EXE Converter ou de como configurou a “Output Folder” no programa.

Passo 6: Quando você achar o executável (aqui ficou raze.exe), clique sobre ele duas vezes, como faria com qualquer programa, e teste. No caso do Raze, parece que funcionou certinho, salvando até as informações do jogador etc. Dá uma fragada:

Raze executável funcionando

Note que o seu Windows deve ser capaz de rodar o Adobe Flash Player Projector, visto que o executável dependerá mais dele do que tudo para funcionar.

Guia do Projector

Não precisei de mexer neste esquema, mas, na página do desenvolvedor, recomenda-se seleciona a versão do Adobe Flash Player Projector igual ou maior que a versão do arquivo .SWF, para rodar os programas mais rapidamente e economizar memória.

O programa incluído por padrão, como dito acima, é o Projector 11.

Para alterar a versão do Adobe Flash Player Projector, Daí, siga os seguintes passos:

  1. Renomeie, mova ou apague o arquivo SA.exe no diretório (pasta) LIB;
  2. Acesse esta página e baixe a Lib Projector desejada no canto inferior direito da tela;
  3. Descompacte e renomeie para “SA.exe”;
  4. Copie e substitua o arquivo no diretório LIB (Lib\SA.exe).

Veja também

site ou autor do arquivo Swf Tools tamanho do arquivo 3,6 MB licencaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!