Defenestrando Trojan (1986)

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Visão geral

Temos aqui o gameplay do antigo Trojan, um jogo de fliperama da Capcom de 86, comentado e publicado pelo canal Defenestrando Jogos. O vídeo é bem descontraído sem deixar de ser informativo.

Trojan, conhecido no Japão como Tatakai no Banka (闘いの挽歌) é um jogo de ação com temática pós-apocalíptica e rolagem lateral desenvolvido e lançado pela Capcom para os fliperamas em abril de 1986.

O Trojan foi posteriormente portado para outras plataformas, incluindo MS-DOS, e foi bem recebido pela crítica especializada na época, embora não tenha conseguido alcançar o sucesso ou deixar um legado como o Ghosts’n Goblins ou a série Mega Man, grandes nomes da Capcom já consagrados nos anos 80.

Enredo

Em um mundo devastado pela guerra nuclear, surge um caudilho chamado Achilles, que usa o medo, seus capangas e o monopólio da violência para governar os sobreviventes do apocalipse com punho de ferro. Eis que, dos escombros da antiga civilização, surge Ryu, um mestre das artes marciais que não se curvará diante dos opressores. Empunhando sua espada e escudo, o herói enfrentará todos os inimigos até derrotar finalmente encarar o tirano na batalha final.

Gameplay

Podendo ser jogado por até duas pessoas que alternam suas vezes, o Trojan inicia em uma cidade em ruínas, uma das seis fases das quais o game consiste. Nestas, você vai usar seu escudo e espada para atacar e se defender das tropas deste caudilho maligno. Cada uma destas fases tem dois chefões, um no meio e outro no fim. Alguns inimigos são tão poderosos que te matarão instantaneamente se você não conseguir bloquear seus ataques. Além disto, tem que correr contra o relógio também, o que dificulta ainda mais o jogo.

De forma similar a jogos como Kung-Fu Master, Rush’n Attack e Hokuto no Ken, o Trojan usa o direcional para cima para saltar, ao invés de um botão separado para tal ação, como em outros jogos do gênero. Além do direcional, tem um botão para atacar e outro para usar o escudo, a fim de defender-se de ataques de projéteis, mágicos ou corpo a corpo. O escudo pode ser levantado enquanto o herói está parado em pé ou agachado, e pode ser colocado também nas direções verticais e diagonais. Alguns dos inimigos que atiram magias podem desarmar o jogador caso ele defenda seu ataque com o escudo, tendo então que recorrer a socos e chutes, ativados pelos botões de atacar e saltar, neste caso. Depois de certo tempo, o escudo e espada aparecem de novo na tela.

A versão de NES/Famicom conta com várias diferenças significativas no jogo, como novos power-ups e salas secretas, além de um modo versus, onde dois jogadores competem um contra o outro em batalhas de melhor de três rounds, o parece bastante com os jogos de luta que a Capcom viria a lançar posteriormente. Neste modo versus, jogador 1 controla o herói do game e o 2 um inimigo que conta com habilidades idênticas. O port contido no Capcom Classics Collection Vol. 1, por sua vez, permite definir um botão para saltar, ao invés de ter que usar apenas o direcional pra cima, mesmo sendo uma versão emulada da versão de arcade do Trojan.

Existem muitas semelhanças entre o Trojan e o Ghosts’n Goblins, tanto nos elementos gráficos quanto no gameplay. Tem também similaridades com outros jogos da Capcom da época, como notado no vídeo acima.

Curiosidades

  • Uma versão do ZX Spectrum do Trojan chegou a ser desenvolvida, mas nunca foi lançada. Um ROM deste port da coleção ZX Microdrive da Townsend chegou a vazar;
  • O título do jogo em japonês, “Tatakai no Banka”, pode ser traduzido em algo como “Réquiem para Batalha”;
  • A música do Trojan foi criada por Ayako Mori, quem trabalhou também em outros títulos da Capcom, como 1942 e Gun.Smoke;
  • A Alfa Records lançou uma edição limitada de um álbum com a trilha sonora do Trojan, em 25 de agosto de 1986 (Capcom Game Music – 28XA-94).

Ports

Como falei acima, o Trojan foi portado para outras plataformas, saindo em algumas delas como parte de coletâneas:

  • Famicom/NES 8-Bit (24 de dezembro de 1986), lançado como Tatakai no Banka;
  • MS-DOS (1986);
  • PlayChoice-10 (1987);
  • ZX Spectrum (desenvolvido em 1987, mas nunca lançado) [2];
  • PlayStation 2 (2 de março de 2006), parte da Capcom Classics Collection;
  • PSP (7 de setembro de 2007), parte da Capcom Classics Collection;
  • PlayStation 3 (19 de fevereiro de 2013), parte da Capcom Arcade Cabinet;
  • XBox 360 (20 de fevereiro de 2013), parte da Capcom Arcade Cabinet;
  • Wii (31 de agosto de 2016).

Dados técnicos

  • CPU principal: Zilog Z80 (@ 6 Mhz)
  • CPU de som: (2x) Zilog Z80 (@ 4 Mhz)
  • Chipes de som: (2x) Yamaha YM2203 (@ 1.5 Mhz), OKI MSM5205 (@ 384 Khz)
  • Jogadores: 2
  • Direcional: Joystick de oito direções;
  • Botões: 2 (ataque e salto).

Veja também

  1. Versão online do Trojan de MS-DOS para jogar no browser – No Archive (não conseguir jogar, se você conseguir, diga como).
  2. Trojan (Durell) on the ZX Spectrum (Clip 1) – Gameplay da versão não lançada de ZX Spectrum do Trojan.

Vídeo adicionado em: 21 de abril de 2019

Categorias: Ação, Arcade, Vídeos

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Autor/canal: Defenestrando Jogos

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