Tyrian

28 de junho de 2012

Tyrian é um jogo de tiro shoot’em up, com rolagem vertical, desenvolvido pela World Tree Games Productions e lançado em 1995 pela Epic MegaGames (Epic Games).

É um shooter old school, mas que fugiu do parâmetro de outros shmups verticais da época. O Raptor: Call of the Shadows ou Aero Fighters, apesar de compartilhar várias características em comum com o Tyrian, tinham o enredo e gráficos mais sérios. O terceiro game, por sua vez, possui um aspecto quase de desenho animado e diálogos bobinhos e incoerentes. Mas isto não foi nenhum obstáculo ao seu sucesso, e, junto com a trilha sonora, beneficiou o game com um visual colorido e um clima único.

Por uma razão ou outra, o Tyrian e transformou em um clássico, e foi relançado várias vezes como freeware, e teve seu código aberto disponível desde 2007, resultando em remakes open sources como o Open Tyrian.

Gameplay

Outra das causas do sucesso do Tyrian é a sua mecânica de jogo. Esta é fácil de aprender, mas desafia para dominar. Se tornar seu “mestre” é um objetivo divertido para o jogador. A grande gama de upgrades e armas para a nave, inimigos e bônus também deixam o Tyrian muito interessante e empolgante.

No mais, segue o esquema dos SHMUPs dos fliperamas e da época (como dissemos, Aero Fighters, por exemplo), com vários inimigos, armas e chefões.

Enredo

O jogador encarna um engenheiro de terraformação, Trent Hawkins, que pensou que sua vida seria “relax” em relação a de um Space Marine. Detonar pedras para abrir caminho para novos assentamentos em Tyrian, um planeta perto do território Hazudra, uma raça de homens lagartos, parecia tranquilo. Até que um dia seu amigo Huzundra de longa data, Buce Quesillac, é assassinado.

A Microsol, a empresa de terraformação, quer Trent morto também. Deve ser por causa da enorme formação rochosa que descobriu junto com seu amigo. Esta é composta de Gravitium, um mineral especial e impagável, capaz de controlar a força da gravidade. Tyrian é o único planeta que Gravitium existe em quantidades comerciais, e a Microsol está decidida a controlá-lo, para usar em suas naves de batalha, tornando-as quase impossíveis de deter.

Agonizando, Buce implora a seu amigo para que ele fuja para Savara, um mundo livre. Assim, Trent descola um pequeno caça e parte. Mas, como pode-se esperar, a Microsol não economizou recursos para impedir qualquer oposição, sendo o jogador a primeira da lista.

Screenshots

Vídeo Com Gameplay

Downloads

Como citado, o Tyrian teve várias versões, além da shareware e da completa originais, que são gratuitas. Infelizmente não tivemos tempo para testar estas novas ainda, mas parece que a versão do GOG (Tyrian 2000, a que está no nosso link para download), conta com um editor de naves que eu não lembro de existir no original.

Além do Tyrian 2000 pra Windows, você encontra várias versões grátis do game na Freeware Tyrian Page. Note que você pode precisar do DOSBox para jogar estas versões que são para MS-DOS, exceto o OpenTyrian, que roda em Windows e Mac OS X.

Requerimentos Mínimos (para o Tyrian 2000)

  • Processador 1 GHz (1.4 GHz recomendado);
  • 256MB RAM (512 recomendado);
  • Placa de vídeo 3D compatível DirectX 7 (DirectX 9 recomendado);
  • Mouse;
  • Teclado.
site ou autor do arquivo Eclipse Productions tamanho do arquivo 21MB licencaGrátis sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 e Mac OS X (10.6.8) Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.