Enclosure

14 de agosto de 2018

Enclosure é um jogo de terror independente com estilo retrô similar a antigos títulos da Sierra criado pela Femo Duo Entertainment, lançado em 2003 e que segue um jovem que deve investigar um caso sobrenatural em uma isolada e gélida estação de extração de petróleo na Groenlândia.

Um adventure baseado em texto, o Enclosure foi criado usando o NAGI, um engine baseado no AGI, o que, por sua vez, foi usado para criar vários clássicos da própria Sierra. Ele apresenta gráficos tipo os do antigo EGA (resolução de 160 x 100 pixels e 16 cores) sons tipo bipes imitando o PC Speaker e analisador de texto.

Enclosure é bem feito, freeware e sua história mantém o jogador entretido e absorto desde o começo, querendo saber mais. Os quebra-cabeças não são muito difíceis e não é o tipo de jogo que deve fazer o jogador se perder. Ele só podia ter uma duração maior, até mesmo para explorar mais o enredo e os personagens.

Vídeo

Acima, temos o trailer oficial do jogo convertido a partir do original em Flash que dá uma ideia do tom e do estilo do Enclosure.

Enredo

Mike Goodman é um vigarista que mora com a namorada, Sarah Parker, igualmente vigarista em um apartamento decadente. O casal engana as pessoas fazendo sessões espíritas a fim de contactar os mortos ou os demônios que se fazem passar por eles. Mike tem pouco dinheiro e nenhum outro trabalho. Certo dia, Mike conhece um homem no bar local chamado William Mayfield que lhe oferece 10 mil dólares para acompanhá-lo a uma remota estação de extração de petróleo chamada Mary. Esta estação teria sido construída pelo pai de William, Maxwell Mayfield, um magnata do ramo. Aceitando imediatamente, eles partem na manhã seguinte para a Groenlândia.

Suspeita-se que haja um espírito assombrando a estação Mary. Depois do primeiro contato com o espírito, as coisas começam a dar errado – terrivelmente errado. Manchas estranhas de óleo aparecem por toda a estação, a morte vem se aproximando e nem todo mundo é quem eles pareciam ser. Resta encontrar o segredo por trás das mortes que estão acontecendo no local e exatamente quem está por trás delas.

Screenshots

Gameplay

Como dito, o Enclosure é um adventure baseado em texto. Existem atalhos para os comandos mais utilizados – “l” para “look” (olhar), “o” para “open” (abrir) etc. No entanto, não existe um comando “look around”, presente nos antigos jogos Sierra. Tem o comando F6 que exibe os nomes de todas as pessoas presentes em alguma determinada sala, o que facilita.

O jogo apresenta um extenso sistema de dicas que aparecem de tempos em tempos se você vagar pela estação por tempo demais e sem nenhum resultado. Há também muitas maneiras diferentes de dizer alguma determinada coisa em Enclosure, o que ajuda a evitar momentos frustrantes que muitas vezes ocorrem em adventures do gênero, tipo quando você sabe o que fazer, mas leva 10 minutos para descobrir o comando correto a ser usado.

Além dos tradicionais quebra-cabeças baseados em inventários, pistas e conversas, existem também duas sequências de arcade, uma no início e outra no final de Enclosure. Como nos antigos jogos da Sierra, é altamente recomendável salvar com frequência, pois a morte na estação é fácil e pode vir a qualquer passo errado.

Saiba mais

site ou autor do arquivo Femo Duo Entertainment tamanho do arquivo 665 KB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.