Gorillas

28 de agosto de 2019

Gorillas é um jogo de artilharia (tipo Worms) baseado em turnos que foi desenvolvido e lançado junto com o MS-DOS 5.0 pela Microsoft em 1991.

Conhecido também pelo nome do arquivo que tinha seu código fonte, GORILLA.BAS, o jogo consiste basicamente em dois gorilas no meio de arranha-céus que lançam bananas explosivas um no outro.

Trata-se de um jogo extremamente simples, porém certamente é nostálgico para quem viveu aquela época ou como curiosidade. Também, o Gorillas pode servir de aprendizado, especialmente para quem gosta de mexer com linguagens antigas de programação (quem sabe até adaptar algo destes livros aqui), visto que fuçando no código fonte deste e de outros games que vinham no MS-DOS (como o Nibbles), aprendi um pouco de QBasic. Além disto, pode ser que você ache ele divertido para jogar também.

Vídeo

O vídeo acima é o 26º episódio da Velharia, nossa série a respeito de games antigos, onde mostrei e joguei um pouco do Gorillas.

Gameplay

O Gorillas é para duas pessoas no esquema hot-seat por turnos. Cada jogador controla um gorila que fica em um dos lados da tela e deve acertar uma banana explosiva no oponente, o que deve ser feito calculando o ângulo e a velocidade do tiro, observando a intensidade e direção do vento que influencia na trajetória da banana.

No início do jogo, é possível definir algumas opções como intensidade da gravidade e força máxima do vento. O cenário é composto por prédios gerados aleatoriamente que servem como obstáculos ou como barreira para os tiros inimigos, e vão sendo destruídos na medida em que as bananas explodem neles.

Screenshots

Compatibilidade

O Gorillas é um jogo antigo desenvolvido na linguagem QBasic que, quando compilado com o programa de mesmo nome, se tornava um executável para MS-DOS. Portanto, se você não tiver uma máquina com este sistema operacional instalado, o que não é o caso de 99,999% das pessoas de hoje em dia, pode ser que o DOSBox seja necessário para jogá-lo. Se você tiver a manha, pode criar uma máquina virtual com o DOS instalado também, mas o DOSBox é mais fácil. Alternativamente, pode acessar o Gorillas em uma versão que funciona no browser aqui.

O arquivo para download disponível em nosso site vem também com o código fonte (gorilla.bas) e o QBasic (QBasic.exe). Você pode também rodar o QBasic com o DOSBox e abrir o gorilla.bas e tentar entender como o jogo foi feito, fazer algumas modificações etc.

Veja também

  • GORILLAS QBASIC – Com outras opções para download da versão original do jogo, além do mesmo incorporado para jogar diretamente no browser.
  • Gorillas para Android – É grátis e está no Google Play.
  • Gorillas.js – Uma versão em JavaScript open source do Gorillas que também roda no browser e que diz que pode ser jogado multiplayer online (mas não consegui).
  • gorillas.js v2 – Potra versão open source em JS, mas é meio feia.
  • Gorilla for CP/M – Isto parece ser um port do GORILLA.BAS em Turbo Modula-2 para sistemas CP/M. No GitHub.
  • Gorillaz NET – Versão VB.NET do jogo.
  • Cannons Revolution – Um jogo em Flash de artilharia que me lembrou bastante o Gorillas também.
  • Código fonte do Gorillas – Versão original da IBM. Arquivado.
site ou autor do arquivo Microsoft tamanho do arquivo 340 KB licencaOpen Source sistemas operacionais compativeisMS-DOS download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!