Defenestrando Art of Fighting [1992]

Assista o grande clássico de luta da SNK, Art of Fighting, sendo defenestrado neste vídeo que estamos disponibilizando aqui para você ter algo que você consegue assistir no domingo sem pegar câncer.

O vídeo foi feito e narrado pelo canal Defenestrando Jogos e, como de costume, além de mostrar o gameplay do Art of Fighting, compartilha também inúmeras informações e curiosidades sobre o mesmo, dados quais usamos para montar este post.

Art of Fighting (龍虎の拳 ou Ryūko no Ken) é um jogo de luta 2D desenvolvido e lançado pela SNK em setembro 1992, originalmente, para os arcades japoneses. Foi o primeiro game da série de mesmo nome (a segunda franquia de luta da SNK) e é um dos grandes nomes do gênero, sendo indiscutivelmente um clássico.

O Art of Fighting entrou sério na competição deste tipo de jogo depois que o Street Fighter II e o Mortal Kombat escancararam a porta do mercado e obteve o sucesso que os outros clones e pretensos concorrentes jamais tiveram. Isto justificou não apenas duas sequências Art of Fighting 2 (1994) e Art of Fighting 3: The Path of the Warrior (1996), mas uma série de ports para outros sistemas:  Neo Geo AES, Neo-Geo CD, SNES, Mega Drive/Genesis, PC Engine CD, PlayStation 2, Wii (Virtual Console). O Art of Fighting foi apresentado em várias destas versões como parte de coletâneas.

Enredo

Ryo Sakazaki e seu amigo e rival Robert Garcia partiram para encontrar a irmã de Ryo, Yuri, que foi seqüestrada pelo Sr. Big. O bandido levou a menina afim de atrair Takuma Sakazaki, o pai de Ryo e o criador da forma fictícia do karatê conhecido como Kyokugen Karate (“Extreme Style”) e também porque Ryo se recusou a trabalhar para o Mr. Big.

Ryo e Robert enfrentarão vários adversários até encarar o Mr. Big. Quando este é derrotado, os protagonistas devem enfrentar, no topo de um penhasco, o enigmático Mr. Karate, quem, no final das contas, é o próprio Takuma Sakazaki.

Gameplay

Art of Fighting é um jogo de luta de artes marciais entre dois personagens que conta com dois personagens selecionáveis no modo 1 jogador (Ryo e Robert) e oito no modo de 2 jogadores. O Mr. Big e o Mr. Karate podem ser jogados na versão de arcade Neo Geo MVS e a do console Neo Geo AES através de truques. Veja as dicas para ver como jogar com os chefões na versão de fliperama.

Este é o primeiro jogo de luta que apresenta zooms onde a câmera caminha quando os lutadores se aproximam ou se afastam um do outro. Este também é o primeiro jogo de luta a utilizar um medidor de especial que vai se esgotando toda vez que um movimento especial é executado. Quanto mais poderoso o movimento especial, mais ele é gasto. Quando o medidor está vazio, os movimentos especiais não podem mais podem ser feitos, mas, no entanto, você pode recarregar o medidor permanecendo imóvel e pressionando os botões A e B, o que te deixa indefeso.

Toda vez que o jogador derrota dois oponentes no modo história, ele vai participar de estágios de bônus, podendo escolher entre: Bottle Cut, onde os lutadores tem que cortar os topos das garrafas em uma mesa; Ice Pillar Smash, onde o lutador tem que reunir poder suficiente para destruir cinco blocos de gelo; e o Initiate Super Death Blow, onde o jogador tem que executar um super golpe em um específico número de vezes afim de aprender a usá-lo durante as batalhas.

O dano progressivo que cada lutador assimilou é mostrado em seus respectivos rostos.

Dicas

O Mr. Big e o Mr. Karate podem ser jogados na versão de arcade Neo Geo MVS, alcançando suas respectivas fases no jogo e tendo um segundo jogador entrando na partida.

Curiosidades

  • Art of Fighting foi o primeiro game da SNK a apresentar os designs de personagens do ex-ilustrador Shinkiro, quem iria fazer os designs dos personagens para os jogos Fatal Fury e The King of Fighters eventualmente;
  • Os eventos de Art of Fighting são bastante referenciados no universo ampliado da SNK. No The King of Fighters ’97, por exemplo, paródias dos eventos são apresentados no final;
  • O título deste jogo traduzido do japonês seria algo como “Dragon and Tiger Fist” ou “Punho do Dragão e do Tigre”;
  • Existe um bootleg (piratão) deste jogo conhecido como Fit of Fighting;
  • O design de Robert Garcia foi inspirado pelo famoso ator de filmes de pancadaria Steven Seagal;
  • O desing de Takuma Sakazaki foi inspirado pelo Masutatsu Oyama;
  • O Haou Shou Ken (ou como o jogo o colocou, o “Haow-Ken”) sofreu mudança na pronuncia devido a sua semelhança com o Hadouken da Street;
  • A posição de luta dos personagem e a sua vitórias dependem de quantos golpes eles levaram;
  • Lee Pai Long é chamado Lee Piron no código fonte do jogo.

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.