Street Fighter II′: Champion Edition

19 de março de 2010

Street Fighter 2 Champion Edition

Street Fighter II’: Champion Edition é outro jogaço clássico que dispensa comentários, mas merece um review no nosso site. Conhecido no Japão como Street Fighter II Dash (provavelmente devido ao ´ colocado no logo para distinguir do SF2), o SF2CE é um jogo de luta criado e lançado pela Capcom em março de 1992, sendo a primeira das várias atualizações que o Street Fighter II: The World Warrior ganhou (sem contar os hacks) e, certamente, uma das mais populares, se não a mais.

Poucos jogos conseguem criar tamanha obsessão como o Street Fighter II’ – Champion Edition. Muita gente que gastou muita grana em máquinas de fliperama no inicinho da década de 90, inclusive enfrentando a pivetada, entende isso.

Esse jogo foi (e ainda é, de certo modo) uma mania total. No Brasil, por exemplo, chegou a superar o seu antecessor, aumentando ainda mais o número já enorme de fãs da série. E isso não foi não só por causa da novidade de se poder jogar com os mestres, impossível no original, mas também devido algumas bem colocadas mudanças na jogabilidade, nos golpes, no comportamento do CPU, no cenário etc.

Tais mudanças deram um toque desafiador a um game que chegava a mexer com o ego dos jogadores mais inveterados! Quando surgiu, era considerado sinal de ser bom jogador aplicar o famoso “Shoryuken Triplo”, ou de três tempos, que consistia em fazer um combo (ainda não haviam os contadores de golpes), que começava com um soco, pulando, ou em pé, e terminando com os dois hits resultantes do Shoryuken. Dá pra aplicar até um de quatro tempos também. Assim, eu diria que talvez SF2CE  seja o game, ou pelo menos um dos games, que estimularam a criação de contar os combo hits (o que apareceu posteriormente no Super Street Fighter 2). Zerar também sem perder round e fazer final dos campeões (um final diferente) também podia deixar um caboclo metido…

O sucesso de SF2 e da sua sequência, SF2CE, foram tão grandes que a franquia ganhou ainda mais sequências, sejam elas não oficiais, como aqueles SF2 doidões do fliperama, também conhecidos como os populares hacks (veja esse vídeo); ou oficiais, como o  SF2 Turbo, que foi uma alternativa da Capcom à essas versões clandestinas. Mais tarde, surgiram o Super SF2, Super SF2 Turbo, SF0, e uma lista intermináveis de continuações, tributos (como este) e imitações que continuam a serem lançadas até hoje, quase 20 anos depois. E isso sem contar desenhos e filmes.

Viu a magnitude da influência que esse jogo exerce? Talvez por isso que muitos ficaram viciados na época que foi lançado (92) e muitos ainda jogam até hoje! O Street Fighter 2 Champion Edition é que deveria ser considerado patrimônio cultural. Não é à toa que ele foi um dos primeiros games a serem introduzidos no nosso Hall da Fama.

Vídeos

Assista o playthrough completo do Street Fighter II’ – Champion Edition com o Ken:

Abaixo, temos todos os nossos outros vídeos do game:

Screenshots

Chun Li mostrando a calcinha

Chun Li mostrando a calcinha

Ryu cinza no estágio de bônus

Ryu cinza no estágio de bônus

Ken vs Ken

Ken vs Ken

Dois mestres do jogo se enfrentando

Dois mestres do jogo se enfrentando se enfrentando no estágio do Dalshin, coisa que não era possível no Street Fighter 2

Ports

O jogo foi portado, oficialmente, para os seguintes sistemas: PC Engine, MEga Drive, X68000, Master System, Sega Saturn, PlayStation, PlayStation 2, Xbox e Playstation Portable.

Veja mais sobre Street Fighter II’: Champion Edition

2 comentários para “Street Fighter II′: Champion Edition”

  1. Marcelo Gomes disse:

    Existe para PS2 aquela versão Street Fighter que o Ryu e Ken soltam duas magias, alguém sabe ?

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.