The Ninja Warriors

31 de outubro de 2018

The Ninja Warriors (ニンジャウォーリアーズ) é um jogo de luta estilo beat ’em up desenvolvido e lançado pela Taito em fevereiro de 1988 onde dois androides ninjas tem que enfrentar tiranias estatais em um futuro distópico que parece ter saído de alguns filmes de ação dos anos 80. Uma coisa notável do The Ninja Warriors é que a sua versão original dos fliperamas usava uma configuração peculiar de telas, onde uma era situada entre imagens projetadas de outros dois monitores, criando uma impressão de uma tela wide screen tripla.

Versões do jogo foram lançadas posteriormente para várias outras plataformas, como PC Engine (1989), Mega CD, ZX Spectrum (1989), Commodore C64 (1989), Amstrad CPC (1989), Amiga (1989), Atari ST (1989), Wii (2008) e PlayStation 4 (2017), sendo a maioria bem recebida no mercado e na crítica [1]. Um remake conhecido como The Ninja Warriors Again foi feito pela Natsume e lançado para o Super Nintendo em 1994, embora apresente o gameplay substancialmente modificado em relação ao original do arcade.

Vídeo

Acima, temos o gameplay comentado do The Ninja Warriors em mais um quadro Fliperama Nostálgico, a série de games antigos de arcade do canal do Celso Affini. O vídeo também compartilha algumas informações e curiosidades sobre o mesmo e é a principal fonte de informações deste post.

Enredo

Em um futuro distópico, Banglar, o presidente dos Estados Unidos, decreta lei marcial no país em 1993 (ou 2003?), com os militares obtendo total controle sobre a vida civil. Um grupo de cientistas anarquistas liderados por Mulk decidem que é hora de se voltar contra o governo. Sabendo muito bem que se eles mesmos fossem contra os militares seria suicídio, criam então dois androides que podem suportar enormes danos para esta missão. Os robôs, Ninja (o codinome do ninja azul masculino) e Kunoichi (feminino vermelho), são enviados a fim de acabar com a tirania, o sonho de qualquer político, de Banglar de uma vez por todas.

Gameplay

The Ninja Warriors, como eu disse anteriormente, é um beat ’em up onde os jogadores controlam um dos protagonistas que entram em combate corpo a corpo contra uma grande quantidade de inimigos. A rolagem da tela é lateral e os androides contam com dois tipos de ataque, uma kunai (botão 1) de curto alcance e shurikens (botão 2) que podem ser disparados a longa distância, mas são limitados.

Na medida em que os ninjas levam dando, suas vestimentas vão se rasgando e revelando membros robóticos, torso ou cabeça. Quando o nível de dano fica crítico, os ciborgues explodem, com suas partes mecânicas desmontando e saindo fumaça.

Screenshots

Curiosidades

  1. A revista Atari ST, em sua edição de número 6, listou o The Ninja Rarriors como um dos 50 jogos do ano de 1990;
  2. Apesar que a tela do jogo diz que o The Ninja Warriors foi lançado em 1987, ele saiu em fevereiro de 1988 no Japão;
  3. O game foi licenciado pela Romstar para distribuição nos EUA;
  4. Como aconteceu no jogo S.W.I.V., da Sales Curve, The Ninja Warriors um sistema dinâmico de carregamento para carregar sprites, efeitos sonoros e gráficos de fundo do disco on the fly;
  5. No dia 28 de setembro de 1991, The Ninja Warriors foi incluído no infame index de jogos proibidos alemão BPjS;
  6. O plano de fundo do arcade original não apresentava blocos lado a lado, mas grandes gráficos desenhados, o que foi um grande problema técnico para converter os computadores domésticos por causa da memória limitada. Os programadores da Sales Curve resolveram isso no Atari ST e no Amiga transmitindo os dados do disquete durante o jogo (on the fly). Isso significa que os gráficos são carregados enquanto o game esta sendo jogado. Isso funcionou, já que ambos os computadores estão com acesso ao disquete DMA, o que significa que o controlador de disquete pode gravar na memória sem diminuir o processador principal. Este recurso foi amplamente adotado na cena demo, mas muito raramente em produções de jogos;
  7. O chefão Banglar, o presidente que realizou o grande sonho de todo burocrata estatal no game, se parece com Yoda do Star Wars e fez uma aparição em Aqua Jack dois anos depois de The Ninja Warriors.

Modos de trapaça nada usuais

Além dos habituais modos de trapaça como os de vidas infinitas, The Ninja Warriors apresenta vários modos estranhos implementados pelos programadores para testar o jogo e procurar bugs. No total, existem 16 destes, e alguns são:

  • Snow white – os ninjas eram exibidos parecendo anões;
  • Exterminate – a tela muda para uma paleta de efeitos “negativos” similar ao cheapo fx usado em Doctor Who quando os Daleks matam as pessoas;
  • Casablanca – display preto e branco;
  • One small step – a gravidade da Lua faz todos os saltos 5 vezes maiores e as quedas bem mais devagares;
  • Kylie – a música é tocada desafinada;
  • Upside down – a tela fica de cabeça para baixo.

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.