Defenestrando Caveman Ninja (1991)

Newsletter:

Visão geral

Como quase sempre fazemos no domingo, trazemos um gameplay de um jogo antigo para você ter algo decente para assistir neste dia. Desta vez, é o Caveman Ninja do fliperama que foi comentado pelo canal Defenestrando Jogos.

O vídeo é descontraído, mas sem cair no besteirol. Como ele foi exibido originalmente como uma live, o conteúdo começa, de fato, na minutagem 05:35.

Caveman Ninja, conhecido também como Joe & Mac, é um jogo de plataforma desenvolvido e lançado pela Data East em fevereiro de 1991 originalmente para os fliperamas. Caveman Ninja apresenta os protagonistas Joe e Mac como ninjas pré-históricos que devem enfrentar vários inimigos para resgatar umas garotas que foram sequestradas por uma tribo rival.

O jogo teve recepção mista pra boa por parte da crítica e teve sucesso suficiente não apenas para justificar uma boa quantidade de ports para outros sistemas, mas também dar início a uma série de quatro títulos, sendo sucedido por Congo’s Caper (1993, Super Famicom), Joe & Mac 2 – Lost in the Tropics (1993, Super Famicom) e Joe & Mac Returns (1994, Fliperama).

Enredo

Uma tribo rival de homens da cavernas invadiu a vila de Joe e Mac e raptou todas as suas mulheres. Cabe agora aos heróis aventurarem-se por várias áreas da pré-história e enfrentar vários inimigos pra resgatá-la.

Gameplay

Caveman Ninja é jogo de plataforma com rolagem horizontal que pode ser jogado por uma ou duas pessoas ao mesmo tempo, que assumirão os papéis de Joe, de cabelo verde, e Mac, de cabelo azul. Os protagonistas devem atravessar várias fases, combatendo outros homens das cavernas e dinossauros.

Os jogadores começam armados com machados que podem ser arremessados na vertical ou na horizontal, fazendo uma trajetória curva. Se o botão de ataque for segurado, armas armas maiores e mais poderosas serão lançadas. Quando perto de um inimigo, Joe e Mac utilizarão um taco de madeira para bater neles. Os jogadores também podem pular muito mais alto segurando o direcional para cima e pressionando o botão de salto.

Joe e Mac têm um medidor de vida que se esgota gradualmente ao longo do tempo, mas também irão perder energia quando atingidos pelos inimigos. Comida pode ser coletada dos inimigos derrotados para recuperar vida e diferentes armas podem ser encontradas ao longo dos estágios, incluindo rodas de pedra, bolas de fogo, eletricidade, cascalho e sombras dos heróis que avançam e atacam os inimigos. Outros power-ups incluem o molho picante ou pimentas jalapeño que dão aos jogadores invencibilidade temporária e um bafo de fogo.

Alguns ataques inimigos – como ser atingido por um pedregulho – vão achatar Joe e Mac como panquecas por alguns segundos, embora eles ainda possam se mover e atacar desta forma, ainda que mais lentamente. 

Em algumas versões, os jogadores são capazes de infligir dano um ao outro. No arcade, MS-DOS, Amiga, Mega Drive e no Zeebo, o Caveman Ninja permite que os jogadores selecionem entre diferentes rotas após vencer cada chefão. Caso for o último boss, pode-se escolher uma entre três saídas, cada uma levando a uma sequência final ligeiramente diferente.

Curiosidades

  • Caveman Ninja é conhecido no Japão como Tatakae Genshijin – Joe & Mac, o que pode ser traduzido em algo como Homem das Cavernas Guerreiros – Joe & Mac;
  • Existe um bootleg do jogo conhecido como Stone Age;
  • O título Caveman Ninja parece ser uma paródia do título do Bad Dudes, também da Data East, no Japão: Bad Dudes vs. Dragonninja. Achei as telas de título meio parecidas também;
  • Esta era uma das máquinas que Michael Jackson possuía, mas foi vendida no leilão oficial do músico em 24 de abril de 2009 junto com várias outras;
  • A versão americana do Caveman Ninja é um pouco diferente, contendo a clássica e verídica tela “Winners Don’t Use Drugs”.

Ports

Além dos arcades, as seguintes plataformas também ganharam versões do Caveman Ninja:

  • Genesis (1991) – Joe & Mac por Takara;
  • Mega Drive (1991) – Joe & Mac por Tec Toy;
  • MS-DOS (1991), por Elite;
  • NES (1992) – Joe & Mac: Caveman Ninja;
  • SNES (janeiro de 1992);
  • Amiga (1992);
  • Game Boy (1993) – Joe & Mac: Caveman Ninja;
  • Wii (19 de fevereiro de 2010) – Data East Arcade Classics;
  • Zeebo (15 de abril de 2010);
  • Switch (31 de maio de 2018).

Dados técnicos

  • ID de jogo: MAG;
  • CPU Principal: Motorola 68000 (@ 12 Mhz);
  • CPU de som: Hudson Soft HuC6280 (@ 4.0275 Mhz);
  • Chips de som: YM2203 (@ 4.0275 Mhz), YM2151 (@ 3.58 Mhz), OKI6295 (@ 7.627 Khz), OKI6295 (@ 15.255 Khz);
  • Jogadores: 2;
  • Controles: Joystick de oito direções;
  • Botões: 2 – [A] Atira arma, [B] salta.

Equipe

  • Planejamento: Makoto Kikuchi;
  • Programação: Chiinke, Mitsutoshi Satoh, Mya e Osapan;
  • Design gráfico: Kawamura Makoto, Enomoto, Mitsutoshi Satoh, Etsuko T., Atsushi Kaneko e Shamo;
  • Composição de sons: Hiroaki Yoshida (Maro) (Gamadelic), Seiichi Hamada (Atomic Hanada), Takashi Miura e Yuusuke Takahama;
  • Hardware: Nervous K.K. e Hiroshi Ohnuki
  • Agradecimentos especiais: Joe Kaminkow, Mario Watanabe, Sonomi Kiyota, Chie Kitahara, Hitomi Fujiwara e Shouji Meari.

Vídeo adicionado em: 7 de abril de 2019

Categorias: Arcade, Plataforma, Vídeos

Tags: , , , , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 12 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!