H.E.R.O.I.

18 de novembro de 2020

H.E.R.O.I., um clone do clássico H.E.R.O. do Atari para PC feito por brasileiros

H.E.R.O.I. – Helicóptero Especial de Resgate Objetivo Inteligente é um remake do H.E.R.O. (1984), um dos melhores, mais famosos e clássicos jogos do Atari 2600.

Desenvolvido por uma equipe de brasileiros e (provavelmente) lançado em 2009, o H.E.R.O.I. tem gráficos e sons melhorados, mas é bem retrô e razoavelmente fiel no tocante aos mapas, gameplay, ambientação, enredo e jogabilidade em relação ao original, mantendo assim bastante o clima e o esquema do clássico.

Enredo

Atividades vulcânicas causaram abalos sísmicos que prenderam os mineiros* nas cavernas de mineração. Muitos homens estão em lugares inacessíveis aos bombeiros convencionais.

A missão agora é resgatar os trabalhadores das profundezas das minas, evitando os perigos vulcânicos e os animais mutantes decorrentes dos gases tóxicos. Para salvar os mineradores, um bravo sujeito operará o moderno equipamento H.E.R.O.I., Helicóptero Especial de Resgate Objetivo Inteligente, que consiste em um helicóptero portátil, lasers e um conjunto de TNT portátil.

*Tô aqui. Acho que quiseram dizer “mineradores”.

Gameplay

O gameplay do H.E.R.O.I. é, como já dito, bastante similar ao original. O protagonista, muito parecido com o Roderick Hero, deve resgatar os sobreviventes que estão perdidos em intrincadas minas cheias de perigos.

O herói poderá se deslocar pelas cavernas com a ajuda mini helicóptero nas costas, um capacete que atira um laser que ataca os inimigos e derrete algumas paredes e algumas dinamites que fazem esse serviço mais rápido, embora também possam matar o herói se ele não ficar esperto e são limitadas.

A energia para completar cada fase também é limitada, mostrada em um medidor verde no canto inferior da tela.

Controles

  • ↑: Aciona o helicóptero
  • ← ou →: Movimenta pra esquerda ou direita
  • ↓: Abaixa ou solta a bomba (quando aterrissado)
  • SHIFT ou Barra de Espaço: Atira o Laser Beam

Equipe de desenvolvimento

Como eu disse acima, o H.E.R.O.I. foi desenvolvido por uma equipe brasileira. Esta era composta por:

  • Wagner  “Stormbringer” Felix: produção e idealização, programação, concepção inicial de design e edição de mapas;
  • Rudy “No Rain” Pombo Mello: design e concepção gráfica, criação de cenários e sprites e edição de mapas;
  • Omar “Z.E.D.” Cezar: criação de cenários, sprites e backgrounds;
  • Moisés “Musashi” Santana: composição e arranjo musical.

Não sei dizer exatamente quando o jogo foi lançado, mas arriscaria que foi em 2009.

O projeto, iniciado em 2004, sofreu vários atrasos, e acabou ficando parado, pois não tinha fins lucrativos e extremamente trabalhoso (pela metodologia adotada – tile based game). Havia também o código fonte disponível, mas o site oficial do H.E.R.O.I. não está mais no ar…

Screenshots

Atenção

Pode ser que o seu antivírus ou Windows bloqueie a execução do arquivo heroi.exe que está no pacote para download abaixo, mas é falso positivo. Pode mandar o PC largar de frescura e executar mesmo assim.

Veja também

tamanho do arquivo 1,7 MB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!