Defenestrando o Magician Lord (1990)

Hoje, vamos assistir o Magician Lord, um game de plataforma dos fliperamas de 1990, sendo defenestrado em vídeo. Como fazemos nos domingos, geralmente, estamos disponibilizando algo que vale a pena dar uma conferida, ao contrário da programação normal dominical da TV.

O vídeo foi produzido e publicado pelo canal Defenestrando Jogos que, além de mostrar o gameplay do Magician Lord, ainda nos trouxe muitas informações e curiosidades sobre o mesmo, e usamos muitos destes dados para montar este ponto.

Magician Lord (マジシャンロード) é um jogo de plataforma com rolagem lateral desenvolvido pela Alpha Denshi e lançado, no dia 26 de abril de 1990, pela SNK. Neste game, o jogador assume o papel de um mago chamado e sua missão é salvar sua terra natal, num contexto de fantasia medieval.

O título saiu simultaneamente para o fliperama e para o console caseiro Neo Geo e, posteriormente, ganhou ports para outros sistemas: Neo-Geo CD (1994), Nintendo Wii (2007), PlayStation 2 (2008) e o Sony PSP (2008).

Enredo

O bruxo Elta, o último Magician Lord, está em uma jornada para salvar sua terra natal do maligno feiticeiro Gal Agiese. Gal planeja ressuscitar Az Atorse, o Deus da Destruição, usando os oito tomos do poder místico. Elta tem que encarar as criações de Gal nos oito níveis do jogo que ele deve atravessar.

Gameplay

O protagonista tem que pular, atirar e escalar pelas fases até chegar ao final de cada fase, onde ele vai enfrentar um servo de Gal até chegar à ultima fase, onde ele finalmente encara Az Atorse em pessoa.

O gameplay é típico do gênero em seus títulos da época para o arcade, o que torna Magician Lord bem desafiador. Para completar a treta, Elta deve chegar à fase final e derrotar o inimigo o mais rápido possível. Se o jogador levar muito tempo para concluir essa tarefa, ele será atacado por um monstro invencível.

A principal forma de ataque é um fraco mais rápido projétil de energia que pode lançado em uma das quatro direções. As esferas especiais que aparecem funcionam como power-ups, transformando o herói em um ser diferente, tornando-o mais poderoso e dando-lhe novo ataques.

Estas são as seis formas diferentes que Elta pode assumir, ao pegar as esferas:

  • Dragon Warrior: Nesta forma, o ataque é por meio do fogo de curto alcance mas contínuo. Este, ao contrário do ataque normal, também pode ser apontado para as diagonais;
  • Waterman: Os ataques nessa forma são como granadas de água que estouram ao tocar o solo e formam em pilares de água. O ataque pode bater várias vezes causando dano adicional, mas apenas abrangendo uma pequena área;
  • Poseidon: Sendo uma versão mais poderosa do Waterman, Poseidon chuta ondas de água que viajam ao longo do solo, causando vários hits. Isto faz com que os inimigos se congelem e quebrem com o impacto. Esta forma é muito poderosa, porém, se move muito lentamente;
  • Shinobi: Essa forma tem ganhos em agilidade e ataques com poderosos arcos mágicos de fogo que são largos, mas lentos;
  • Samurai: Embora limitado, a forma é a única que pode atacar através de paredes, escudos ou até mesmo vários inimigos. Usa um ataque de energia que causa dano massivo;
  • Raijin: A forma que tem a capacidade de um grande impulso, assim como um ataque único que cria um campo elétrico contínuo em torno do corpo do protagonista.

Curiosidades

  • Este é o primeiro jogo da Alpha Denshi para o hardware SNK Neo Geo, sendo o primeiro game que usou as capacidades do Zoom e Stretching do equipamento;
  • Na época, Magician Lord foi o game mais desejado para o Neo-Geo. Todas as avaliações de revistas foram muito positivas. Hoje em dia, é um dos games mais barato do console.