Star Wars: TIE Fighter

19 de abril de 2011

Star Wars: TIE Fighter

Lançado em 1994 pela LucasArts e desenvolvido pela Totally Games, pode-se dizer que o Star Wars: TIE Fighter é uma sequência do famoso Star Wars: X-Wing que conta com um detalhe essencial: ao invés de encarnar um rebelde, você joga do lado do Império, pilotando seus caças entre várias missões de importância vital para o Imperador Palpatine e para a restauração da paz e ordem na Galáxia. Aliás, se ainda não percebeu, esses jogos são do universo Star Wars, com o TIE Fighter se desenrolando a partir do filme O Império Contra Ataca depois da Batalha de Hoth, com a invasão imperial na base secreta rebelde que os forçou a fugir e se espalhar pelo Outer Rim, os Anéis Externos da Galáxia. 

Quando o joguei pela primeira vez, com placa de som (que na época era novidade pra mim), os efeitos sonoros e os filmezinhos que passam entre as batalhas me impressionaram bastante. Em termos de técnica e recursos, considerando a época em que o jogo foi lançado, são muito emocionantes e maneiros. Tem um vídeo em que o Darth Vader detona um almirante traidor do Império, por exemplo, que é muito louco.

A medida em que você vai jogando e vencendo as missões, vai entrando na trama na medida em que vai conhecendo as estratégias e os motivos do Império para derrotar os “rebeldes imundos”. Outra característica que faz esse jogo ser viciante é que ele vai evoluindo, não se tratando de simplesmente entrar no cockpit matar uns X-Wings e voltar e depois fazer tudo de novo com algumas variações. Com o tempo, o Império vai desenvolvendo novas tecnologias, e novos caças vão ser designados pra você pilotar em muitas missões com naturezas das mais variadas, que podem variar entre simplesmente fazer inspeções, destruir piratas, caçar traidores, recuperar caças roubados a até missões altamente secretas.

O gameplay e a jogabilidade do TIE Fighter são excelentes, os efeitos sonoros impecáveis e a música de fundo, gráficos e animações, novamente considerando que é um jogo da década de 90, espetaculares. Inclusive, são mais bacanas do que muita coisa que vemos hoje em dia, apesar de não serem modernos.

Como se não bastasse, depois eles lançaram uma edição para colecionador deste antológico simulador espacial, o TIE Fighter Collector’s CD-ROM, que trouxe novas naves para ambos os lados do confronto e novas missões intrigantes. Vale a pena esse jogo. Inclusive, eu comprei as duas versões e não é à toa que ele faz parte do nosso Hall da Fama.

Vídeos

O vídeo anterior é a introdução da versão clássica de 1994 do TIE Fighter.

Acima, temos um curta muito bem feito baseado no TIE Fighter em um estilo anime pelo OtaKing77077 que captura bem o espírito deste grande jogo.

Exibir spoiler: Mais vídeos

Enredo

No rescaldo da Batalha de Hoth, desde a sua traição em Yavin, a Aliança Rebelde e outros criminosos estão ameaçando as fundações do pacífico Império. A Marinha Imperial é chamada para erradicar o resquício da Rebelião e restaurar a paz e a ordem. Como recrutas da Marinha Imperial sob o comando de Darth Vader, a missão dos pilotos é servir o Imperador e salvar a galáxia, salvaguardando inúmeras vidas em perigo. Junte-se à causa do Imperador e elimine o levante rebelde enquanto o Império Contra Ataca!

Este é apenas um resumo da história do TIE Fighter. No manual tem bem mais coisa e é bem interessante.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas do TIE Fighter Collector’s CD-ROM.

Exibir spoiler: Conheça os caças

Mais TIE Fighter

Atenção

A versão do TIE Fighter que temos para download é a versão demo da primeira versão deste game. Esta não tem suporte pra SVGA e provavelmente roda apenas no MS-DOS, daí você pode precisar do DOSBox para rodar o game no seu sistema.

Star Wars: TIE Fighter Special Edition (Completo)

Como dissemos, a versão do TIE Fighter que temos disponível para download é apenas a versão demo. Mas você pode comprar este excelente e épico simulador da LucasArts por apenas 9,99 dólares no GOG, que vem com tudo e mais um pouco, contendo os jogos: STAR WARS: TIE Fighter e STAR WARS: TIE Fighter – Defender of the Empire, nas versões DOS (1994), DOS Collector’s CD-ROM (1995) e Windows (1998); e o STAR WARS: TIE Fighter – Enemies of the Empire (1998, Windows). 

Além disto, já vem compatível com sistemas operacionais modernos (Windows XP, Vista 7 e 8), com extras (TIE Fighter Collector’s Edition manual, TIE Fighter manual, TIE Fighter Collector’s Edition strategy guide, TIE Fighter Collector’s Edition reference card, TIE Fighter reference card, TIE Fighter Defender of the Empire strategy guide e TIE Fighter: The Stele Chronicles) e ainda leva uns games grátis só de cadastrar no site.

Baixe o Star Wars: TIE Fighter Special Edition Completo aqui por apenas US$9,99

Eu só não compro porque já tenho tanto a versão original em disquete, com o manual e tal, e a especial em CD-ROM :P

site ou autor do arquivo LucasArts tamanho do arquivo 1,51 MB licencaDemo sistemas operacionais compativeisMS-DOS download link Download

2 comentários para “Star Wars: TIE Fighter”

  1. Kurunko Jones disse:

    Nossa, Joguei muito esse jogo!
    E tempre tive a curiosidade de saber o que significava Tie…
    Anyway, o jogo é ótimo e vale a pena conferir!

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.