Aliens

30 de outubro de 2017

Aliens é um jogo de tiro desenvolvido e lançado pela Konami em março de 1990 pros fliperamas. Embora tenha sido um jogo bem recebido por boa parte da crítica, e não ser nenhum título objetivamente ruim, este shoot ’em up/run and gun de rolagem horizontal nunca foi portado para nenhuma outra plataforma.

O game é baseado no excelente filme Aliens, O Resgate (Aliens), de 1986, e é considerado razoavelmente fiel ao original em termos de enredo, embora contenha alguns elementos que não estão presentes na obra cinematográfica.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas. A resolução do Aliens é menor.

Vídeo

Abaixo temos o Aliens sendo defenestrado e narrado pelo canal Defenestrando Jogos e, como sempre, apresenta muitas informações e curiosidades interessantes. Uma das fontes para montarmos esta publicação foi este vídeo.

Enredo

57 anos se passaram desde que Ellen Ripley fugiu da sua nave em uma cápsula de fuga, quando esta foi invadida por uma criatura alienígena que matou todos os seus companheiros. Ela foi encontrada vagando pela galáxia e seus relatos não foram muito bem aceitos pela Corporação Weyland-Yutani, que, no passado, havia lhe contratado. Descobrindo que o planeta de onde a criatura surgiu foi colonizado, Ripley e uma equipe formada por fuzileiros espaciais, não tão durões como o Doomguy (pro azar deles), vão se deparar com uma terrível revelação. A ação do jogo começa quando a única sobrevivente da colônia, Newt, é levada pelos Aliens, e isto corresponde aos 20 ou 25 minutos finais do filme. Ripley e o Cabo Hicks correm para salvá-la a qualquer custo, antes que a explosão iminente do planeta aconteça.

Gameplay

Aliens é um jogo de tiro com elementos de shoot ’em up e run and gun e rolagem lateral, como dissemos. No game, o(s) jogador(es) tem que se defender de hordas de alienígenas hostis e brutais e podendo se movimentar em oito direções, parecendo um pouco também com um beat ’em up. Em algumas partes do game, a perspectiva e o gameplay muda para algo tipo rail shooter.

Os jogadores podem escolher controlar a Ripley ou Hicks e começam com uma smartgun, podendo pegar armas melhores como lança-chamas, mísseis ou lança-granadas na medida em que vão progredindo. Eles começam com vários pontos de saúde que são perdidos na medida que são atacados pelos aliens. Se todos estes pontos acabam, o jogador perde uma vida.

Cada fase contém um chefão no seu final e os jogadores terão que vencê-lo para proceder para a próxima etapa do game.

Versão japonesa do Aliens

A versão japonesa do Aliens é muito diferente das versões de outros países:

  • Ambos os níveis de condução da APC foram totalmente apagados;
  • O resgate de Newt foi totalmente retirado;
  • Muitos dos alienígenas, zumbis e chefões podem ser mortos com poucos tiros;
  • Armas especiais e bombas aparecem muito mais frequentemente, dropando do céu em intervalos regulares para os jogadores usarem;
  • Se um jogador estiver carregando uma arma que já está com power-up, o próximo drop é uma vida extra.

Curiosidades

  • Um gabinete de Aliens é visto no jogo The Simpsons. No entanto, é revelado que um Xenomorph que afugenta um Mutante do Espaço (a franquia de filmes recorrente na série de TV) é a Marge Simpson dentro da fantasia;
  • Michael Jackson possuía uma máquina deste jogo que foi vendida no leilão oficial do cantor em 24 de abril de 2009, quando ele já estava falindo.

Saiba Mais

  • Aliens no Arcade Museum – Com mais informações, download do manual do Aliens em PDF, screenshots e fotos do gabinete etc. Em inglês.

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Áreas especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.