Defenestrando Commando (1985)

Visão geral

Assista conosco o gameplay comentado e defenestrado do Commando, um jogo de tiro da Capcom dos anos 80 que lançou escola. O vídeo foi produzido e publicado pelo canal Defenestrando Jogos, parte da série Fliperama Nostálgico, e compartilha algumas informações e curiosidades que usamos como fonte para esta publicação.

Commando é um jogo de tiro clássico run and gun multidirecional desenvolvido e lançado pela Capcom nos arcades em maio de 1985. Um game seminal e sucesso de críticas e comercial, Commando inspirou uma porção de outros grandes títulos, como o Ikari Warriors e o Rambo: First Blood Part II, o qual é mais conhecido no Brasil por causa do Master System.

O sucesso do Commando justificou ports do game para várias outras plataformas, como o Nintendo 8-bit, Atari 2600, Intellivision, Atari 7800, BBC Micro, Acorn Electron, Amiga, Atari ST, ZX Spectrum, MSX, Amstrad CPC, Commodore 16, XE Game System, Commodore Plus/4, Apple II, Commodore 64, Wii, PlayStation (Capcom Generations 4 – Blazing Guns – Disc 4), PlayStation 2 (Capcom Arcade Cabinet: All-In-One Pack DLC), PlayStation 3 (Capcom Arcade Cabinet), Xbox 360 (Capcom Arcade Cabinet: All-In-One Pack DLC), PSP (Capcom Classics Collection Reloaded), Windows (Capcom Arcade Hits 3 e Capcom Coin-Op Collection Volume 1), PC, iOS (Capcom Arcade e Commando) e celulares.

Além dos vários ports e o seu legado, o Commando também ganhou duas sequências, o Mercs (1990) e Wolf of the Battlefield: Commando 3 (2008).

Enredo

Deixado em uma ilha por um helicóptero, Super Joe é um soldado altamente treinado que, armado com uma submetralhadora e um estoque de granadas de mão, deve abrir caminho através de um exército massivo inimigo. Além de sobreviver e destruir os oponentes, Super Joe deve também salvar prisioneiros de guerra.

Gameplay

O jogador controla Joe, que pode disparar sua arma em qualquer uma das oito direções, enquanto suas granadas só podem ser jogadas verticalmente em direção ao topo da tela, independentemente da direção que Joe está. Ao contrário da metralhadora, as granadas podem ser lançadas para limpar obstáculos e, quando bem colocadas, podem eliminar vários inimigos de uma só vez.

No final de cada fase, a tela para e o jogador deve lutar contra vários soldados que saem de um portão ou fortaleza. Eles estão sob as ordens de um oficial covarde que imediatamente foge. Se o jogador atirar nele pelas costas, ganhará pontos de bônus. Ao longo do caminho, pode-se tentar libertar prisioneiros de guerra quando são transportados pelo inimigo.

Quando o jogador atinge 10.000 pontos, ele ganhará uma vida extra. Depois disto, isto acontecerá a cada 50.000 pontos até que se atinja 960.000 pontos, quando o jogo para de liberar vidas extras.

Na versão de NES, há um upgrade de metralhadora que a deixa mais poderosa, um “óculos” que permitr que o jogador veja todos os bunkers escondidos e um upgrade de granada ilimitado. O jogador perderá essas atualizações depois de perder uma vida.

Curiosidades

  • Commando foi lançado originalmente como Senjō no Ōkami (戦場の狼), o que pode ser traduzido como “Wolf of the Battlefield” ou “Lobo do Campo de Batalha”;
  • Commando foi licenciado para a Data East para fabricação e distribuição nos Estados Unidos em julho de 1985. Este foi o primeiro (e único) game que a Capcom licenciou para a Data East;
  • Existe uma versão para Atari 8-bit que nunca foi lançada oficialmente. Ela foi criada pela Sculptured Software em 1989 e deveria ter sido lançada pela Atari Corporation para o XE Game System, um console não muito famoso por aqui. Embora o jogo tenha aparecido nos catálogos da Atari na época, nunca chegou ao mercado apesar de estar completo. Nos anos 2000, o protótipo do cartucho foi encontrado;
  • Tim Balderramos detém o recorde oficial deste game com 10051200 pontos no dia 5 julho de 1986.

Dicas

  • Um glitch no game faz as balas do jogador atravessarem saírem de cima do campo de batalha. Basta ficar totalmente no canto inferior da tela e atirar para baixo. Você vai ver os projéteis vindo da parte de cima da tela, o que pode ajudar a detonar os inimigos. Isto é demonstrado no vídeo;
  • Em alguns pontos das fases, se pode encontrar abrigo através de itens do cenário enquanto elimina-se os inimigos para ganhar mais pontos e, consequentemente, vidas. Como não tem tempo para terminar as fases e os soldados não param de vir, basta ficar esperto para garantir umas vidinhas extras. Isto é demonstrado também no vídeo, numa parte onde tem umas árvores.

Saiba mais

  • Commando online – Temos aqui uma versão online do Commando, especificamente uma conversão em Flash da versão do Commodore 64 deste game.

Vídeo adicionado em: 3 de junho de 2018

Categorias: Arcade, Tiro

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Autor/Canal: Defenestrando Jogos

Visto/Jogado: 5 vezes.

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