Crack Down

31 de julho de 2018

Crack Down (クラックダウン) é um jogo de tiro run and gun e shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Sega em abril de 1989, originalmente para os fliperamas. Usando uma perspectiva top-down semelhante a de Gauntlet, em Crack Down, o jogador controla Ben ou Andy, uma dupla de agentes encarregados de parar o cientista louco, o Mr. X (Mr. K na versão do Mega) de tomar o controle do mundo. Os agentes abrem caminho através de vários níveis cronometrados, plantando explosivos e destruindo inimigos ciborgues usando armas e bombas.

Em 1990, o Crack Down foi portado pela própria Sega para o Mega Drive/Genesis e para um tanto de computadores pessoais (Atari ST, Amiga, Amstrad CPC, Commodore 64, MS-DOS e ZX Spectrum) pela U.S Gold. A sua versão de Mega Drive também saiu para o Nintendo Wii (Virtual Console) em 2007 e no Steam em julho de 2010.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de fliperama do Crack Down e foram ampliadas.

Enredo

Em uma cidade futurista tomada por um poderoso exército biomecânico criado pelo diabólico cientista Mr. X (ou Mr. K), dois agentes de elite, Ben e Andy, devem plantar as bombas Clystron para destruir este sistema de vida artificial e eliminar o vilão, pois ele pretende eliminar todas as formas de vida humana da Terra e dominar o mundo.

Gameplay

Como dito, o Crack Down é um run and gun/shoot ’em up para uma ou duas pessoas onde a perspectiva é de cima pra baixo e ação é exibida através de uma tela dividida, permitindo a ambos jogadores trabalhar individualmente ou em equipe. O objetivo de cada fase é plantar todas as bombas e escapar antes que o tempo acabe, algo que é exibido através de timers com contagem regressiva nas telas e aumenta a tensão do jogo.

Os explosivos devem devem ser ajustados ao passar por áreas marcadas com um “X”, enquanto metralhadoras e canhões podem ser recarregados ao encontrar suas munições em lugares específicos em cada fase. Se munição acabar, os jogadores podem usar socos e chutes para vencer os adversários.

As armas – a metralhadora e o canhão – podem também ser trocadas para frente e para trás, enquanto as bombas inteligentes eliminam todos os inimigos na tela.

Vídeo

Assista acima o Crack Down sendo jogado e comentado em mais um Fliperama Nostálgico, do canal Defenestrando Jogos. O vídeo é muito informativo e compartilha muitas curiosidades que usamos para montar esta publicação.

Versão de Mega Drive

No dia 20 de dezembro de 1990, a Sega portou o Crack Down para o seu Mega Drive. Esta versão não foi muito bem sucedida por várias razões, sendo um porte muito pobre do arcade que sofre de uma lentidão irritante, além de outras diferenças notáveis:

  1. Toda a introdução e telas foram alterados. Não existem mais telas de introdução gráficas, apenas texto simples em um céu. As telas são muito diferentes;
  2. O nível 3-3 está faltando, sendo substituído por uma fase que não estava no arcade que é terrivelmente mal feita, com apenas um labirinto muito quebrado com os pontos marcados e o jogador nele, tornando este mapa parecer pior do que um jogo mediano 8-bit;
  3. Os sinais de “perigo” que apareciam no telhado ainda estão no idioma japonês, mesmo nas versões europeia e americana. O aviso para atirar para baixo, a fim de fazer um caminho para a saída, faz mostrar uma foto de Playdoc, enquanto no arcade aparecia Prayboy. Censura?
  4. Ben e Andy transportam a bazuca uma vez que esta arma escolhida. Na versão do Mega Drive, isto não pode ser visto;
  5. Os detalhes do inimigo não são exibidos depois de completar o jogo, mas são mostrados no lado direito, se o jogador 2 não estiver participando.
  6. Existe apenas um tipo de super bomba.

Curiosidades

  • Há referências ao Shinobi de fliperama: o som “Hiyaaa” que Ben e Andy exclamam após detonar uma super bomba é o mesmo que o ninja Shinobi faz ao lançar a magia. Além disso, duas das quatro super bombas também aparecem no clássico game da Sega. Se olhar bem de perto, a bomba de eletricidade e o furacão com bumerangues também estão presentes em Crack Down;
  • Existe também um bônus secreto, o Shinobi Bonus, que você ganha quando não usa nenhuma arma, apenas os golpes próximos aos inimigos. Este bônus faz com que você ganhe 10 mil pontos por estágio;
  • No final da Cena 2, Ato 4, há uma máquina que produz faíscas elétricas. No topo da máquina, pode ser lido: “s-4635 system24”. Esta é uma referência à placa de arcade que executa o game.

Download

Não temos nenhum link para download da versão original do Crack Down para arcade nem dos computadores, mas ele pode ser baixado no Steam, em sua versão de Mega Drive. É parte do SEGA Mega Drive and Genesis Classics.

site ou autor do arquivo Sega licencaR$ 6,29 sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.