Explosive Breaker (Bakuretsu Breaker)

12 de agosto de 2019

Explosive Breaker, conhecido também como Bakuretsu Breaker no Japão, é um jogo de tiro desenvolvido e lançado pela Kaneko em outubro de 1992 para os fliperamas.

Trata-se de um shoot ’em up com rolagem vertical onde os jogadores travam batalhas no espaço, mas com inimigos que não deveriam aparecer neste tipo de cenário e com alguns tipos de armamento que podem ser considerados absurdos.

O Bakuretsu Breaker não ganhou nenhum port nem rendeu sequências, mas possui bons gráficos, efeitos especiais e controles, sendo considerado um bom jogo, apesar de ser um tanto quanto difícil.

Vídeos

Acima, temos o gameplay do Bakuretsu Breaker comentado e defenestrado em mais um episódio do Fliperama Nostálgico. O conteúdo começa na minutagem 10:01 do vídeo.

Exibir conteúdo: Mais vídeos

Gameplay

Explosive Breaker/Bakuretsu Breaker pode ser jogado por duas pessoas ao mesmo tempo, podendo elas escolherem assumir o controle de um dos seis pilotos diferentes e suas naves. Os pilotos são Jean, Nigel, Steel, Mai, Mifune e Hanse, cada um com seu próprio padrão de armas e bombas. O jogo é bem difícil e conta com vários elementos provavelmente chupinhados do seminal Raiden.

Os pilotos vão encarar uma grande variedade de espaçonaves e chefões, como é o de costume no gênero. Na medida em que vai se avançando no jogo, pode-se encontrar vários power-ups, como o da arma da parte dianteira (P), mísseis (M), mísseis teleguiados (H), algum tipo de bomba flutuante (C), arma lateral (S), bomba extra grande (B) e poder máximo instantâneo (P).

Cada aeronave tem um poder de fogo distinto, assim como sua própria e bem peculiar bomba, a qual pode bem maluca ou bem satânica. Outra coisa engraçada é que este jogo se passa no espaço, mas vários dos inimigos são helicópteros gigantes, demônios, barcos piratas, caças de combate aéreo e outras coisas absurdas que jamais estariam neste tipo de cenário.

Quando se vence todos os inimigos e os chefões, parece que o Bakurestu Breaker recomeça bem mais difícil.

Curiosidades

  • O título japonês do jogo, Bakuretsu Breaker, é traduzido literalmente como “Exploding Breaker”, enquanto seu nome internacional é Explosive Breaker.

Detalhes técnicos

  • CPU principal: Motorola 68000 (@ 12 Mhz)
  • Chips de som: (2x) AY8910 (@ 2 Mhz), OKI6295 (@ 15.151 Khz)
  • Jogadores: 2
  • Controle: 8 direções
  • Botões: 2 (tiro primário e bomba)

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas do Explosive Breaker e foram ampliadas.

Mais shoot’ em up

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!

    -->