Defenestrando Galaga (1981)

Newsletter:

Visão geral

Como hoje é domingo, vamos adicionar aqui um gameplay pra você ter algo decente pra assistir, o do Galaga, um clássico e antigo SHMUP do início dos anos 80. O vídeo foi feito pelo canal Defenestrando Jogos e é bem informativo e divertido.

Galaga é um shoot ’em up desenvolvido pela Namco e lançado originalmente em setembro de 1981 pros fliperamas japoneses que coloca o jogador pilotando uma nave espacial que deve destruir os alienígenas que aparecem no canto superior da tela.

Sequencia direta do Galaxian, o Galaga é um dos jogos de mais sucesso comercial (embora não tenha vendido tanto como o antecessor) e de crítica de sua época, recebendo ports para um grande número de plataformas e gerando ainda mais sequências, além de remakes, relançamentos e inúmeros clones. O Galaga também deixou um enorme legado, sendo referenciado inúmeras vezes na cultura popular até os dias de hoje.

Gameplay

Em Galaga, você controla um caça espacial que só se move para a esquerda e direita na parte inferior da tela e tem que atirar nos invasores alienígenas, evitando bombas e ataques suicidas deles. A tela não tem rolagem, como em vários shoot ’em ups que vieram depois, mas fica um background no fundo simulando movimento.
 
O objetivo em Galaga é pontuar o máximo o possível, destruindo os inimigos que tem aspecto de inseto e que vêm em formação do topo da tela. Há um número infinito de fases e, a cada três, vem um estágio de desafio (Challenging Stage) no qual vêm 40 aliens que não lançam bombas e você tem a chance de atirar no máximo que puder para acumular pontos de bônus (se todos forem destruídos, garante-se 10.000 pontos).
 
A partir da 4ª fase, um esquadrão de bônus especiais chamados “transforms”, as Abelhas (Bees) que pulsam e saem da formação e se transformam em bônus, começam a aparecer. Eles aparecem na forma de escorpiões amarelos nas fases 4, 5 e 6, “Spy Ships” verdes de um jogo chamdado Bosconian nas fases 8, 9 e 10, e Galaxian Flagships nas fases 12, 13 e 14. Depois disso, as três transformações diferentes são repetidas na mesma ordem. As transformações são sempre alvos que valem a pena porque não são muito agressivas e valem mais do que os outros inimigos. Se todas as três transformações forem destruídas, pontos extras serão concedidos.

Certos alienígenas têm um raio trator que usarão para capturar uma das naves do jogador. Se não for a última vida e este alien for destruído, a nave é recapturada e pode-se controlar as duas ao mesmo tempo, duplicando seu poder de fogo, caso contrário, ela muda de cor e vira inimiga. A dificuldade é progressiva também: na primeira fase, os inimigos não largam bombas, mas depois começam a fazer isso e ficarem cada vez mais rápidos e fazerem formações cada vez mais complexas.

A configuração padrão para vidas extras as concede uma pontuação de 20.000, 70.000 e a cada múltiplo de 70.000. No entanto, não importa as configurações, depois de passar de 1.000.000 pontos, não mais vidas extras a ser concedidas. Além disso, o segundo jogador pode ter pontuações de até 8 dígitos; este é o primeiro jogo de arcade de vídeo a ter esse recurso. A exibição de high score, no entanto, atinge o máximo de seis dígitos.
 
Uma das novidades que o Galaga traz em relação ao primeiro jogo da série é uma tela de resumo que aparece quando o jogo acaba, dando a você tanto a pontuação final quanto a “taxa de acerto” final – o número de mísseis disparados, inimigos destruídos e a porcentagem de alvos atingidos. Outra é a chance de controlar duas naves ao mesmo tempo, como dito acima, e tem também a opção de rapid fire onde o jogador simplesmente aperta o botão de tiro e a nave espacial dispara continuamente dois mísseis em direção ao exército Galaga.
 
Pontuação
  • Bee (Abelha): 50 pontos em formação ou 100 pontos em voo;
  • Butterfly (Borboleta): 80 pontos em formação ou 100 pontos em voo;
  • Chefe Galaga (o que captura sua nave): 150 pontos em formação ou 100 pontos em voo;
  • Chefe Galaga: 800 pontos em voo com 1 wingman;
  • Chefe Galaga: 1.600 pontos em voo com 2 wingman;
  • Scorpions (Escorpiões): 160 pontos cada, 1,000 pontos por destruir todos os 3.
  • Bosconian Spy Ships: 160 pontos cada, 2.000 pontos por destruir todos os 3.
  • Galaxian Flagships: 160 pontos cada, 3.000 pontos para destruir todos os 3.
  • Nave capturada: 500 pontos em formação ou 1000 pontos em voo;
  • Challenging Stage (Fase de Bônus): 100 pontos por alien destruído se menos de 40;
  • Challenging Stage: 10.000 pontos por destruir todos os 40 aliens (Perfect);
  • Challenging Stage: 1.000 pontos nos dois primeiros Challenging Stage, 1.500 pontos no 3º e 4º, 2.000 pontos no 5º e 6º e 3.000 pontos a partir do 7º para a destruição de uma formação completa de 8 aliens.
Zerando o jogo
 
Embora o Galaga tenha fases infinitas, o que acontece depois de terminar fase 255 depende do nível de habilidade definido nos DIP switches:
  • No fácil, o jogo é reiniciado;
  • No médio, o game vai para “Estágio 0”, que joga como um estranho cruzamento entre o 2º estágio de bônus e um nível comum onde os inimigos atiram. O jogo avançará para o estágio 1 após a conclusão e ficará fácil novamente;
  • No difícil, as palavras “Estágio 0” permanecem na tela para sempre e nenhum inimigo mais aparece. O jogador pode continuar a mover e disparar com a nave, mas não há como avançar para o próximo nível ou morrer. Para jogar novamente, a máquina deve ser reinicializada;
  • No mais difícil, o game vai para o “Estágio 0”, que joga como o Estágio 1 (sem inimigos extras ao voar na tela), mas ainda é tão difícil quanto o Estágio 255. O jogo avançará para o Estágio 1 após a conclusão e vai ficar fácil de novo.

P.S.: Você pode encontrar dicas, truques e easter eggs do Galaga neste post.

Curiosidades

  • Embora Galaga fosse um jogo superior, não vendeu tanto como o Galaxian;
  • A música do jogo foi composta por Nobuyuki Ohnogi;
  • Galaga foi um dos primeiros jogos com uma fase de bônus;
  • O score do jogo “rola” o atingir 999.990 pontos. O contador de pontuação 1P tem seis dígitos, mas o contador 2P tem sete dígitos. Portanto, a maioria dos bons jogadores inicia um jogo de 2 jogadores e joga exclusivamente no lado 2P, de modo que sua pontuação não seja “rolada” para 999.990;
  • Se o jogador tiver mais de sete naves extras, o marcador da tela mostrará apenas 7 1/2 naves restantes. Os caças extras ainda serão creditados, mesmo que não sejam exibidos na tela;
  • No Japão, as abelhas (Bees) são chamadas de ‘Zako’ e as borboletas são chamadas de ‘Goei’;
  • Stephen Krogman detém o recorde oficial deste jogo com 15,999,990 pontos;
  • Uma máquina de Galaga aparece nos filmes WarGames (1983), Spring Break (1983), The Karate Kid (1984), Planes, Trains and Automobiles (1985) e The Avengers (2012). Também apareceu no Two and a Half Men no segundo episódio da 5ª temporada deste sitcom americano que só foi bom até a segunda temporada. Estes são apenas alguns exemplos de como este clássico foi referenciado na cultura pop.

Ports

Como dito acima, saíram versões do Galaga para várias outras plataformas, sendo que, em algumas delas, este jogo fez parte de coletânea.

Exibir conteúdo: Veja os ports do Galaga

Série

O Galaga também é o segundo jogo de uma série de 13 títulos:

Exibir conteúdo: Série Galaga

Veja também

Todos os posts relacionados a Galaxian (Série):

Vídeo adicionado em: 3 de março de 2019

Categorias: Arcade, Tiro, Vídeos

Tags: , , , , , , , , ,

Autor/canal: Defenestrando Jogos

Acessado: 6 vezes.

Link deste Vídeo:

Deixe um comentário

eXTReMe Tracker
Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room - Powered by Facínora!