Raiden Fighters

7 de fevereiro de 2020

Raiden Fighters (ライデンファイターズ) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem lateral lançado originalmente para os fliperamas em novembro de 1996 desenvolvido pela Seibu Kaihatsu.

Quarto título da série Raiden, iniciada com o jogo de mesmo nome em 1990, Raiden Fighters apresenta elementos completamente novos no seu gameplay que são considerados um afastamento deste game em relação aos seus antecessores. Mudanças são a introdução do Aegis como caça principal e as extras, Raiden mk-II e Judge Spear.

A maior gama de aeronaves selecionáveis, cada uma com diferentes atributos, em relação a outros títulos do gênero da época foi também um dos grandes atrativos deste shoot ’em up.

Os gráficos de Raiden Fighters são executados pela placa Seibu SPI, o mesmo hardware onde o Viper: Phase 1 foi baseado. O jogo é esteticamente impressionante pra sua época, transportando mais que detalhes visuais da série, com partículas voando ao explodir os inimigos. A música é em um estilo claramente diferente dos jogos anteriores e pode não ser tão memorável como algumas das músicas clássicas do Raiden, mas é considerada realmente boa, composta de hard techno e música rave.

O Raiden Fighters ganhou uma sequência direta no ano seguinte ao seu lançamento, o Raiden Fighters 2: Operation Hell Dive. Também, o título acabou sendo portado para o XBox 360, na compilação Raiden Fighters Aces (2008), e para Android, iOS e Windows, na coletânea Raiden Legacy (2012).

Vídeo

Acima, temos o gameplay do Raiden Fighters sendo defenestrado pelo Celso em seu canal. Trata-se de um vídeo bastante maneiro e informativo, do qual usamos os dados partilhados como fonte desta publicação.

Enredo

Quatro anos depois dos eventos narrados no primeiro Raiden, alguns grupos guerrilheiros sobreviventes se reúnem sob o comando de um ditador. Juntos, formam uma nova nação e lançam uma salva de ataques contra as forças da Terra. Em resposta aos ataques surpresa, o governo convoca as tropas mais uma vez, mas agora equipadas com material bélico renovado.

Gameplay

Essencialmente, Raiden Fighters está para Raiden como Mega Man X está para Mega Man. Ele foge um pouco da série clássica, que tinha um ar mais de ficção científica, concentrando-se mais em uma atmosfera militar contemporânea. Algo não muito diferente aconteceu com série 19XX, da Capcom, ou a Strikers 1945, da Psikyo.

Os jogadores (até dois simultaneamente) estão em guerra contra um ditador anônimo e enfrentarão suas forças através da terra, mar e ar. Eles vão encarar as sete fases do jogo, as quais foram divididas em três missões. As duas primeiras missões têm três níveis cada, enquanto a final consiste em uma longa batalha através de uma fortaleza inimiga.

Em Raiden Fighters, existem cinco aeronaves de combate selecionáveis por padrão, cada uma com uma arma laser e um míssil. Elas também apresentam diferentes pontos fortes e fracos. Dependendo da versão do jogo, a nave Raiden mk-II ou a Judge Spear podem ser escolhidas diretamente ou selecionados através da execução de uma seqüência específica de joystick (saiba como aqui).

O Raiden mk-II e o Judge Spear diferem dos aviões padrão em dois aspectos: primeiro, cada um usa sua bomba própria, ao invés da Firestar, e começa cada vida com três delas. Em segundo lugar, em vez de empregar tiros carregados, estas naves especiais podem disparar lasers e mísseis simultaneamente. Existe também a Slave, que herda a velocidade da bomba e de movimento do caça que normalmente estiver acompanhando.

Por padrão, a ordem dos estágios é escolhida aleatoriamente, mas tem como selecionar a ordem, segurando o joystick em uma das quatro direções principais, antes de pressionar o botão Start, depois de inserir um crédito.

Curiosidades

  • O Raiden Fighters é certamente diferente dos jogos originais da serie, principalmente porque foi originalmente concebido como um game totalmente diferente, chamado “Gun Dogs”. Todavia, conta com elementos bastante familiares com a série original que o fazem digno de levar o título Raiden;
  • O jogo foi licenciado para distribuição nos Estados Unidos pela Fabtek;
  • Dizem que o game é chamado “Raiden com esteroides”.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de fliperama do Raiden Fighters e foram ampliadas.

Download

Temos disponível para download o Raiden Legacy, uma compilação para PC (Windows XP, Vista, 7, 8, 10 e Mac OS X 10.7.0) que inclui quatro títulos de sua série: Raiden, Raiden Fighters, Raiden Fighters 2 e o Raiden Fighters Jet. Eles foram recriados e aprimorados para os computadores pessoais e podem ser baixados sem DRM no GOG, por apenas US$ 4,75. Você pode baixar o Raiden Legacy aqui!

Veja também

site ou autor do arquivo Seibu Kaihatsu tamanho do arquivo 130 MB licencaUS$ 4,75 sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 e Mac OS X 10.7.0 download link Download

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!