Thunder Dragon

12 de dezembro de 2019

Thunder Dragon é um game de tiro estilo shoot ’em up com rolagem vertical onde os jogadores controlam helicópteros futuristas, enfrentando aeronaves e mechas inimigos.

Lançado em agosto de 1991 para os fliperamas, o jogo foi desenvolvido pela NMK e distribuído pela Tecmo, e não ganhou nenhum port, embora tenha rendido uma sequência em 1993, o Thunder Dragon 2.

Dei uma jogadinha no Thunder Dragon e achei  bom. Embora, às vezes, seja bem caótico e bastante papa-fichas, este shmup tem controles muito bons, gráficos agradáveis e uma variedade de armas que pode deixar o gameplay bem interessante.

Vídeo

O vídeo acima foi jogado e comentado pelo canal Defenestrando Jogos em uma live e é bastante descontraído, mas sem deixar de ser informativo. É também uma das principais fontes desta publicação. O conteúdo começa na minutagem 5:57 do vídeo.

Gameplay

Em Thunder Dragon, os jogadores (até dois ao mesmo tempo), controlam, como dito acima, helicópteros futuristas. Eles devem atravessar oito fases com um chefão ao fim de cada uma delas. Entre os inimigos que deverão ser enfrentados, tem-se veículos altamente tecnológicos, naves espaciais e mechas. Os helicópteros começam com uma arma padrão, que pode receber upgrades ao recolher itens pelas fases, e uma bomba que limpa a tela.

Existe uma boa variedade de armas, como um tiro laser que sai das laterais do helicóptero, uns foguetes que varrem a tela de baixo pra cima, projéteis que saem nas diagonais e uma rajada tiro frontal com rapid fire que achei a melhor. Quando você perde vidas ou fichas, os upgrades somem todos, mas geralmente aparecem uns dois power-ups para pegar e não ficar só com o tirinho zeroula. A bomba não apenas ataca todos os inimigos da tela, mas também seus projéteis, sendo uma ótima arma defensiva para te tirar de situações complicadas.

As fases também variam em temática, indo desde planos verdes ao espaço sideral. A última tem um boss rush eventualmente e, quando vencida, te leva ao início do jogo (a fase 1 vira a fase 9), mas fica mais difícil e com uma tonalidade mais escura. Pelo menos foi o que entendi.

Screenshots

As capturas acima foram ampliadas.

Curiosidades

  • Existe uma versão bootleg do Thunder Dragon, Raiden (Seibu), que usa o hardware de som deste jogo, a Z80 @ 3.579545 Mhz, e todas as músicas deste shmup estão presentes nela.

Dados técnicos

  • CPU principal: 68000 (@ 10 Mhz);
  • Hardware de som: YM2203 (@ 1,5 Mhz), (2x) OKI6295 (@ 24,242 Khz);
  • Orientação: Vertical;
  • Resolução de vídeo: 224 x 256 pixels;
  • Taxa de atualização: 60.00 Hz;
  • Paleta de cores: 1024;
  • Controle: Joystick de oito direções e 2 botões.

Veja mais

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!