USAAF Mustang

12 de março de 2018

USAAF Mustang é um jogo de tiro estilo shoot ’em up de rolagem horizontal desenvolvido pela Nihon Maicom Kaihatsu (NMK) e lançado originalmente nos fliperamas pela UPL, em maio de 1990. Este game recebeu um port para o Mega Drive, lançado para este console como Fire Mustang pela Taito, em 1991.

O USAAF Mustang se passa numa Segunda Guerra Mundial ficcional, com os jogadores pilotando os famosos caças americanos P-51 Mustang e enfrentando as forças do Eixo.É um game desafiador e, embora siga apenas o padrão dos games do gênero da época, com apenas um tipo de arma e uma bomba, tem seu mérito.

Vídeo

Confira acima o gameplay do USAAF Mustang (1990) neste vídeo do canal Defenestrando Jogos. O vídeo é bem descontraído, informativo e traz várias informações e curiosidades que compilamos e reunimos com outros dados para construir este post.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de Arcade do USAAF Mustang. Elas foram ampliadas e a sua resolução original é horizontal, 256 × 224 pixels, 1024 cores.

Enredo

Não encontrei muitas informações oficiais sobre o enredo do USAAF Mustang, mas este se passa em uma campanha fictícia da Segunda Guerra Mundial com pilotos da United States Army Air Forces (o ramo das forças armadas americanas que precedeu a Força Aérea Americana) encarando a Lutftwaffe nazista e o Imperial Japanese Navy Air Service. Eles vão percorrer locais na Europa e Ásia contra alguma destas potências do Eixo.

Gameplay

Como dissemos, o USAAF Mustang é um horizontal scrolling shoot em ‘up padrão com apenas um tipo de arma disponível e uma bomba. Esta arma, entretanto, pode receber upgrades e ficando mais poderosa e com maior raio de ação. Os jogadores vão enfrentar várias fases cheias de uma grande variedade de diferentes aeronaves e artilharia terrestres. No fim de cada estágio, um chefão espera os pilotos, sendo geralmente um grande avião, tanque, navio ou submarino.

Curiosidades

  • A versão pirata (bootleg) do jogo usa a trilha sonora do jogo Raiden, desenvolvido pela Seibu Kaihatsu em 1990. Todas as músicas e todos os efeitos sonoros deste game estão presentes nessa versão bootleg.

Imprecisões históricas

Devido às liberdades tomadas pelos criadores do USAAF Mustang, existem várias incongruências históricas no jogo:

  • A primeira missão do game acontece em 1940 na região da Espanha, mas este era um país neutro e nunca se juntou ao Eixo, sendo no máximo um regime simpático aos socialistas alemães;
  • Os Estados Unidos não tinham entrado na guerra até dezembro de 1941;
  • O chefão da segunda fase é um submarino de cruzeiro japonês. Entretanto, exceto considerando algumas experiências feitas pelos alemães com seus U-boats, nem a Marinha Imperial Japonesa e nem outras marinhas contavam, então, com este tipo de embarcação;
  • O Mustang P-51 não estava disponível para operações até o final de 1943;
  • Existem outras imprecisões mais óbvias como os mísseis teleguiados, algo que foi certamente usado para aumentar o desafio do jogo.

Deixe um comentário

  • Assine a nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.