Morre John Saxon, o ator do filme Tenebre que contracenou com Bruce Lee no Operação Dragão

No dia 25 de julho de 2020, morreu, aos 84 anos de idade, John Saxon, o ator do filme Tenebre que contracenou com Bruce Lee no icônico Operação Dragão.


25 de julho de 2020

Hoje, dia 25 de julho de 2020, morreu, aos 84 anos de idade, John Saxon, o ator do filme Tenebre que contracenou com Bruce Lee no icônico Operação Dragão.

Conhecido também por seus papeis em filmes do Velho Oeste, outros de terror e por uma extensa lista de trabalhos, Saxon infelizmente faleceu de pneumonia em Murfreesboro, no estado americano do Tennessee. A triste notícia foi comunicada pela sua esposa, Gloria.

John Saxon, cujo nome real é Carmine Orrico, nasceu no dia 5 de agosto de 1935 em Brooklyn, em Nova Iorque. De origem italiana e o mais velho de três irmãos, interpretou personagens de várias etnias durante sua verdadeiramente longa carreira.

Sua interpretação de um brutal bandido mexicano ao lado de Marlon Brando em Sangue em Sonora (1966) lhe rendeu um Globo de Ouro, e ele teve um papel recorrente na série Dynasty como Rashid Ahmed, um poderoso magnata do Oriente Médio que namorou Alexis Colby (Joan Collins). E em outra novela dos anos 80, Falcon Crest, da CBS, ele interpretou o pai do personagem de Lorenzo Lamas, aquele cabeludo canastrão do Renegado.

Anos antes, Saxon estrelou, de 1969 a 1972, como o cirurgião Theodore Stuart no segmento “The New Doctors” da série de drama da NBC The Bold Ones.

Descoberto pelo mesmo agente que lançou as carreiras de Rock Hudson e Tab Hunter, Saxon ganhou os holofotes por sua atuação como uma estrela de futebol americano do ensino médio perturbada que insulta Esther Williams em The Unguarded Moment (1956). Nos créditos do filme, é anunciado como “a nova personalidade emocionante John Saxon”.

Ele interpretou um chefe de polícia que comete um erro fatal no clássico cult canadense Noite do Terror (1974), onde contracenou com Margot Kidder e Keir Dullea. Seu currículo de horror também inclui  Queen of Blood (1966) e Mercenários das Galáxias (1980), onde interpretou um senhor da guerra tirânico.

No Operação Dragão (1973), o primeiro filme americano mainstream de Lee e o último antes de sua morte, aos 32 anos, Saxon interpretou Roper, o apostador degenerado gringo que participou também daquele torneio de artes marciais. Quando eu era pequeno, achava que o ator que representava o Roper era o Sean Connery, por alguma razão. Enfim, Saxon era proficiente em Judô e Karatê Shotokan na vida real, o que deve ter ajudado em sua interpretação nesse grande filme que serviu de inspiração para um grande jogo, o Mortal Kombat.

Saxon interpretou o policial Donald Thompson no primeiro e terceiro filmes da franquia A Hora do Pesadelo, onde acabou sendo morto pelo esqueleto de Freddy Krueger. Ele ainda voltou como uma versão de si em O Novo Pesadelo – O Retorno de Freddy Krueger (1994).

Como nunca teve vergonha de mostrar seu machismo, Saxon também co-estrelou com Clint Eastwood em A Crista do Diabo (1972) e atuou como advogado sindical em Mitchell (1975). De fato, pelo menos nos filmes que pude assistir, Saxon sempre honrou as calças que vestiu.

Seu currículo no cinema ainda inclui Olhos Diabólicos (1963), O Cardeal (1963), Night Caller from Outer Space (1965), The Swiss Conspiracy (1976), O Homem com a Lente Mortal (1982), Fever Pitch (1985), Um Tira da Pesada III (1994) e God’s Ears (2008). Tem também um filme que eu assistia muito quando moleque que, pelo menos na época, achava muito duca: Hands of Steel (1986). Ele parecia uma mistura de Exterminador do Futuro com Blade Runner e Falcão, O Campeão dos Campeões. Neste filme italiano, chamado aqui de Keruak, O Exterminador de Aço, Saxon era um dos vilões.

John deixou dois filhos, Antonio e Lance, um neto Mitchel, o bisneto John e sua irmã Dolores.

O último filme que vi do John Saxon foi o Tenebre, por causa do mod para Doom Tenebrae, o qual foi inspirado em obras do diretor deste filme (Dario Argento). Fiz até uma resenha sobre o filme Tenebre para o Bolonha Club que também tem uma versão em vídeo, a qual pode ser fragada logo abaixo:

É mais um que nos brindou com grandes filmes que partiu para o descanso eterno neste ano. Que Deus o receba e conforte sua família.

Homenagens

Abaixo, seguem uns tributos e homenagens ao John Saxon que encontrei por aí:

http://youtu.be/k0DBpQdX5YQ

Últimas notícias

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!