Tenebrae

25 de agosto de 2018

Tenebrae é um mod de terror para Doom II criado pelo Pedro VC que traz, pra este jogo de tiro em primeira pessoa, mapas sombrios inspirados em obras de cineastas consagrados do gênero, como Dario Argento e Lucio Fulci.

O PWAD também apresenta modificações nos monstros e em seus comportamentos, novas texturas, telas, sprites, efeitos sonoros, música de fundo e outros recursos que foram tirados de várias fontes, como Blood, Duke Nukem 3D, Shadow Warrior, Realm667, Aeons of Death, Psychophobia e PSX Doom, tudo combinado em uma atmosfera criada para ser inquietante e horripilante. Algumas armas também receberam ligeiras modificações em seus funcionamentos.

A propósito, existe um filme de Dario Argento chamado Tenebrae (ou Tenebre) de 1982 [2]. Ele conta com John Saxon no elenco, aquele cara do Enter the Dragon (o icônico Operação Dragão) que eu achava que era o James Bond quando eu era pequeno, por alguma razão.

Vídeo

O vídeo acima foi jogado pelo RiboZurai. Fiz a resenha baseado no que vi e nas impressões dele a respeito do Tenebrae.

Enredo

Você é um fuzileiro espacial aposentado que vive em uma cabana isolada em uma floresta. Certo dia, você escuta rumores sobre demônios surgindo nas redondezas, enquanto pessoas desaparecem misteriosamente pela vizinhança, e decide investigar uma fortaleza que existe nas proximidades, local que dizem ser a fonte da infestação.

Screenshots

Review curto

Dá pra perceber que os mapas são bastante escuros, como quase todo mod de terror que tem por aí. Eu não sou fã disto, mas tem gente que agrada. Gostei das texturas e das decorações usadas. Parecem coisa do Blood e de outros FPS da 3D Realms mesmo, geralmente recursos de ótima qualidade.

Uma coisa que não gostamos foi que os monstros não fazem barulho quando te veem. Entendo que isto seria pra aumentar a tensão e dar mais jumpscare, porém isto pode te matar de bobeira, tipo você passa por uma porta e pronto, acabou. Isto dá preguiça de jogar.

O Tenebrae tem cinco mapas jogáveis e, se todos forem no estilo do jogado no vídeo acima, o “Asilo dos Miseráveis”, dá para afirmar que têm designs bastante decentes. Só acho que há questões referentes ao gameplay, especialmente no que diz respeito aos monstros, que poderiam ser refinadas. Lembrando que esta é uma versão beta de 2016, ou seja, de teste. Não encontrei muito mais dados a respeito do PWAD, levando a crer que não foi mais atualizado desde então. De qualquer maneira, é perfeitamente jogável e interessante para quem gosta destas fases escuras, além de poder ser usado como base para outros trabalhos, daí algum modder pode pegar e terminar ou fazer um fork do Tenebrae.

Compatibilidade

O mod foi testado com o GZDoom 1.8.09 pelo autor e no GZDoom 3.6.0 pelo RiboZurai e precisa do IWAD do Doom II: Hell on Earth ou um do Final Doom. A phase 2 do Freedoom deve servir também. Não buga o jogo, mas não testei a fundo pra ter certeza de que não fica com gráficos estranhos, sprites fora do lugar etc.

Vídeo

  1. Tenebrae no Doomworld – Tópico do mod feito pelo próprio autor, com mais informações e links alternativos para download.
  2. Resenha do filme Tenebrae – Resenha que fiz lá pro Bolonha Club do filme de onde o Pedro VC tirou o nome para batizar seu mod.
  3. Mod recomendado pelo RiboZurai.
site ou autor do arquivo Pedro VC tamanho do arquivo 7,39 MB licencaGrátis download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.