Control

Control é um popular action-adventure e jogo de tiro em terceira pessoa com enredo que gira em torno do sobrenatural e combina elementos de Hellboy e Arquivo X. Foi lançado originalmente em 2019.

10 de junho de 2021

Control é action-adventure que gira em torno do Federal Bureau of Control, uma agência secreta do governo americano encarregada de conter e estudar fenômenos sobrenaturais, algo que lembra Hellboy com um pouco de Arquivo X. Foi desenvolvido pela Remedy Entertainment e lançado originalmente em 27 de agosto de 2019.

O game coloca o jogador no controle de Jesse Faden (interpretada por Courtney Hope), a nova diretora do FBC, o jogador explora a Oldest House – a sede paranormal da agência – e utiliza habilidades poderosas para derrotar um inimigo mortal conhecido como Hiss, quem invadiu e corrompeu a nossa realidade.

Publicado pela 505 Games, o Control foi disponibilizado para Windows, PlayStation 4, Xbox One, Luna, Switch, PlayStation 5, Xbox Series S/X e Stadia e bem recebido pela crítica, inclusive sendo indicado a prêmios e ganhando vários relacionados a arte e design. Também, pelo menos até o momento, o jogo conta com dezenas de milhares de avaliações muito positivas nas lojas de games digitais.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de anúncio do Control Ultimate Edition.

Temos também o trailer de lançamento do Control.

Sinopse do enredo

Uma presença corrupta invadiu o Federal Bureau of Control e somente Jesse Faden, a nova Diretora, tem o poder para impedi-la. O mundo agora é sua arma em uma luta épica para aniquilar um inimigo assustador através dos ambientes profundos e imprevisíveis. A contenção falhou, a humanidade está em risco. Será que Jesse vai conseguir recuperar o controle?

Gameplay

O Control se passa dentro da Oldest House (Casa Mais Antiga), um arranha-céu brutalista comum na cidade de Nova York, e a sede do Federal Bureau of Control, que estuda Altered World Events (“Eventos Mundiais Alterados”, abreviados AWEs) e coleta e estuda Objects of Power (Objetos de Poder) desses AWEs. A Oldest House, ela mesma um Objeto de Poder, tem um interior muito maior do que seu exterior, sendo um reino sobrenatural enorme e em constante mutação que desafia as leis do espaço-tempo.

No início de uma partida, uma entidade chamada Hiss está tentando atravessar uma barreira dimensional para essa realidade e assumiu várias partes da Oldest House, reconfigurando sua arquitetura de acordo com suas necessidades, assim como muitos dos funcionários da FBC. O jogador controla Jesse Faden, quem veio para a Oldest House em busca de respostas sobre seu irmão após um AWE anterior, mas acabou se envolvendo nesta luta contra Hiss.

O jogador ganha habilidades ao encontrar Objetos de Poder – objetos mundanos como um telefone rotativo ou um disquete imbuído com energias de outra dimensão – que estiveram no centro de grandes eventos paranormais e desde então recuperados pela FBC.

Control é construído no formato de um metroidvania, com um grande mapa que pode ser explorado em um ritmo não linear, ao contrário dos títulos anteriores da Remedy. À medida que o jogador completa as missões da história principal, encontrará áreas conhecidas como Control Points (Pontos de Controle), que podem ser desbloqueados após limpar a área de inimigos e então usados como checkpoints para viagens rápidas por todo o edifício para Pontos de Controle previamente desbloqueados.

Conforme o jogador completa missões, desbloqueia mais do edifício para explorar, juntamente com missões secundárias adicionais e várias recompensas. Isso inclui pontos de habilidade que podem ser usados para fazer upgrades nos poderes psicocinéticos que Jesse ganha ao longo da partida, como lançar destroços como projéteis nos inimigos ou assumir o controle de suas mentes temporariamente para transformá-los em seus aliados.

As recompensas das missões também podem ser recursos que são usados para melhorar a função da Service Weapon, uma arma especial que pode assumir várias formas, desde uma algo semelhante a uma espingarda de curto alcance até um rifle sniper de longo alcance, com cada podendo ser equipado com perks para obter várias vantagens. O jogador pode também melhorar os atributos básicos de Jesse com perks. Várias missões paralelas  estão disponíveis com recompensas adicionais, se concluídas.

Com base no nível do jogador e sua localização na Oldest House, um sistema de inteligência artificial conhecido como Encounter Director controla as interações com os inimigos, agentes do FBC possuídos pelos Hiss que variam de humanos comuns carregando armas de fogo a variações fortemente mutantes que possuem uma variedade de superpoderes.

Apresentação

Após uma ameaça sobrenatural invadir uma agência secreta de Nova York, você é nomeada a nova diretora do local, lutando para recuperar o controle da sede.

Da Remedy, a mesma desenvolvedora dos clássicos Death Rally e Max Paine, esse action-adventure em terceira pessoa te desafiar a dominar a combinação de habilidades sobrenaturais, equipamentos modificáveis e ambientes reativos, ao mesmo tempo em que luta em um mundo intenso e imprevisível.

Control conta a história de Jesse Faden e sua busca pessoal por respostas à medida em que se transforma na Diretora. O mundo de Control tem sua própria história, assim como os aliados que ela encontra pelo caminho, trabalhando com outros agentes e descobrindo segredos e experimentos obscuros.

Vencedor de mais de 80 prêmios, o Control é uma aventura visualmente impressionante que irá te manter à beira do seu assento, combinando ambientes abertos com a criação de mundos e narrativa dos seus renomados desenvolvedores e apresentando uma experiência de jogo extensa, intensa e gratificante.

Destaques segundo o distribuidor

Descubra os mistérios

Você consegue lidar com os segredos obscuros do departamento? Explore uma luta épica e sobrenatural, cheia de personagens inesperados e eventos bizarros, enquanto você procura por seu irmão desaparecido e descobre a verdade que trouxe você até aqui.

Tudo é sua arma

Desencadeie destruição através da transformação de armamentos e poderes telecinéticos. Descubra novas formas de aniquilar seus inimigos enquanto você explora habilidades poderosas para transformar tudo ao seu redor em uma arma letal.

Explore um mundo escondido

Mergulhe ainda mais nas extensões assustadoras de uma agência governamental secreta. Explore os ambientes inconstantes do Departamento somente para descobrir que sempre tem algo além do que os olhos podem ver…

Lute por controle

Batalhe contra um inimigo implacável através de missões emocionantes e lute contra chefes desafiadores para ganhar atualizações poderosas que maximizam habilidades e personalizam seu armamento.

Curiosidades

  • O jogo foi lançado em 27 de agosto de 2019 para Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Em 2021, foi lançado para PlayStation 5 e Xbox Series X/S.
  • Uma versão baseada em nuvem do jogo foi lançada para o Switch em 28 de outubro de 2020. Foi o primeiro jogo baseado em nuvem lançado neste console da Nintendo fora do Japão.
  • O Control foi construído usando o Northlight Engine, proprietário da Remedy que foi usado pela primeira vez no título anterior da empresa Quantum Break.
  • Em dezembro de 2020, o jogo tinha vendido mais de 2 milhões de unidades em todas as plataformas, e a Remedy afirmou que Control era sua “propriedade intelectual” de crescimento mais rápido desde Max Payne.
  • Control foi o primeiro grande lançamento da Remedy desde sua oferta pública inicial em 2017 e a separação da Microsoft como um parceiro de publicação. ,
  • O game foi criado usando estratégias de desenvolvimento mais eficientes otimizar custos e tempo de desenvolvimento. Em contraste com Alan Wake e Quantum Break, que levaram sete e cinco anos para serem concluídos, respectivamente, Control foi concluído em três anos, com um orçamento de GB£30 milhões, inferior aos custos típicos de um título AAA.

Elenco

O elenco de vozes principal do jogo foi anunciado na New York Comic Con em 2018, consistindo de vários atores dos jogos anteriores da Remedy. Courtney Hope, quem interpretou a personagem Beth Wilder em Quantum Break, estrela como Jesse Faden, enquanto James McCaffrey, conhecido por seus papéis como Max Payne e Thomas Zane, em Alan Wake, interpreta Zachariah Trench. Matthew Porretta, que interpretou o personagem principal de Alan Wake, também é apresentado em papéis de voz e vídeos de live-action como o personagem do Dr. Casper Darling. O ator finlandês Martti Suosalo dá voz ao zelador Ahti.

Sam Lake, da Remedy, disse que ansiava por adicionar sua Finlândia natal a um de seus jogos, e Control apresentou a oportunidade de incorporar isso. Entre uma dessas peças inclui um tango finlandês que Lake escreveu, Petri Alanko compôs e Suosalo cantou.

O jogo também inclui uma participação especial de voz de Hideo Kojima e seu tradutor para inglês Aki Saito. Em uma missão lateral, uma gravação do Dr. Yoshimi Tokui, dublado por Kojima, relata uma experiência onírica em japonês, com a tradução para o inglês dada por Saito.

Screenshots

Sobre o download

O Control é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para Windows nas lojas do GOG, Epic e Steam. A versão que temos para download aqui é Control Ultimate Edition do GOG, a qual contém o jogo principal e todas as Expansões lançadas anteriormente (A Fundação e EMA) em um pacote e garantia de 30 dias ou seu dinheiro de volta, além de não vir com DRM. No site oficial, encontram-se informações para obter o Control em outras plataformas.

Idiomas

  • Áudio: inglês, francês, alemão e espanhol.
  • Interface: inglês, francês, alemão, espanhol, polonês, italiano, árabe, russo, português, coreano, japonês, chinês tradicional e mandarim padrão.

Requerimentos em sistema

Veja também

Todos os posts relacionados a Action-adventure:
site ou autor do arquivo Remedy tamanho do arquivo 26,6 GB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7/8/10 (64-bit) download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!