DUSK é um FPS com estilo retrô lançado em 2018 que é fortemente inspirado em clássicos como Doom, Quake, Heretic e Half-Life. Além disso, o game apresenta elementos lovecraftianos.
DUSK é um jogo de tiro em primeira pessoa fortemente inspirado em clássicos como Doom, Quake, Heretic e Half-Life que apresenta elementos lovecraftianos, desenvolvido por David Szymanski e lançado pela New Blood Interactive no dia 10 de dezembro de 2018, originalmente.
Com versões para Windows, Mac, Linux e Switch, o DUSK certamente entregou a promessa de gameplay old school, acelerado e cheio de ação, mas trazendo também muita originalidade, não sendo apenas um clone de algum jogo dos anos 90 ou algo cheio de referências para agradar saudosistas e hipsters bobocas. O jogo foi muito bem recebido pela crítica, pelo menos onde pude ver.
Acima, temos o trailer do DUSK.
O vídeo anterior, tem o review final do DUSK feito pelo GManLives. Em inglês.
Na cidade rural fictícia de Dusk, Pensilvânia, uma enorme rede de ruínas Lovecraftianas é descoberta sob uma seção de terras agrícolas, o que atrai a atenção do governo. Militares e cientistas montaram laboratórios de pesquisa e fábricas na cidade, na tentativa de controlar o poder sobrenatural das ruínas. Grande parte da equipe de pesquisa é logo vítima de uma série de possessões demoníacas e desastres industriais que forçam os remanescentes da equipe a sair da cidade. Uma grande muralha de perímetro é construída ao redor de Dusk, a fim de isolá-la do mundo exterior.
Ouvindo rumores a respeito da existência de riquezas ocultas escondidos dentro da cidade, um caçador de tesouros conhecido apenas como DuskDude ou The Intruder, partiu para a região, mas foi detido pelos seus habitantes, levado para uma fazenda isolada e preso sobre o solo em um gancho de carne.
Após escapar da fazenda, este caçador de tesouros irá percorrer os arredores de Dusk, entrará no perímetro, investigará as instalações militares e de pesquisa deixadas por lá e descobrirá a terrível realidade que está por trás dos eventos que se passaram nesta cidade.
Em DUSK, o jogador deve alcançar a saída de cada fase, usando seu arsenal para sobreviver a inimigos como cultistas, demônios, espantalhos sencientes e soldados possuídos (não sei se por trás). As armas variam entre foices, escopetas, espingardas, rifles, morteiros e até uma espada e besta mágicas.
DUSK implementa muitas características de clássicos do gênero dos anos 90. Além da jogabilidade frenética, como dito acima, apresenta saúde não regeneradora, maior ênfase no movimento e a capacidade de carregar uma grande quantidade de armas ao mesmo tempo. Outro destaque original é ter o eixo y desbloqueado, o que permite ao jogador um grau adicional de rotação enquanto estiver no ar, o que garante a capacidade de executar inverter e retroceder.
O FPS conta com três episódios distintos de campanha, um modo survival infinito (Endless Survival Mode) e multiplayer que consiste em um deathmatch online que suporta até 16 jogadores (DUSKWorld arena multiplayer).
Em fevereiro de 2020, o Dusk:FAQ foi atualizado com informações de como rodar mapas do Quake e Half-Life, algo que comentei no Notícias do Facínora 119, mais ou menos no minuto 5:43 do vídeo:
Isto foi conseguido graças ao lançamento de suporte de mods via SDK e as instruções encontram-se aqui.
O DUSK é um jogo normalmente pago que pode ser obtido no GOG, Steam e Humble Dumble, para Windows, Mac e Linux. O nosso link de download é o do GOG.
Na loja do GOG (pelo menos), o DUSK vem com papéis de parede, ícones, trapaças e as versões demo e alpha do game. Ele também tem a Intruder Edition que vem com isso tudo mais a trilha sonora em MP3 e o romance gráfico do DUSK.
Idiomas:
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Gostei do que vi. Dusk lembra, realmente, os FPSs dos anos 90. E o desblowueio do eixo y permite que o Duskdude está mergulhando com arma em punho atirando contra os inimigos no chão enquanto cai. Sensasional!
obrigado pelas informações!