WolfenDOOM Monsters

WolfenDOOM Monsters é um pacote de inimigos do Wolfenstein 3D para Doom feito a partir do WolfenDOOM - The Original Missions para combinar com pacotes de armas e/ou alguns mods de gameplay.

21 de janeiro de 2022

WolfenDOOM Monsters, chamado também de WolfenDOOM Enemies Only, é um mod para Doom clássico que estou criando para trazer os inimigos do Wolfenstein 3D, seus efeitos sonoros e comportamentos. O PWAD está em um estágio de desenvolvimento bastante inicial e apresenta alguns problemas, mas já dá pra jogar.

Este pacote de monstros está sendo feito a partir do The Original Missions, de LazRojas, e, no tocante aos inimigos, não apresenta mudanças substanciais, embora existam algumas variações que criei para substituir monstros que não são usados no original.

Estou criando o WolfenDOOM Monsters para combinar os inimigos do Wolfenstein 3D/WolfenDOOM, sem inventar muita moda, com pacotes de armas e/ou alguns mods de gameplay. Não que inovações e sofisticações sejam ruins, como vemos no Wolf ‘En Doom Lite Classic Monsters, mas, às vezes, a gente só quer o arroz com feijão mesmo.

Vídeos

Este vídeo mostra o mapa Castle of Hell, jogado com o WolfenDOOM Monsters, Kriegsland Weapons Pack e Nash’s Gore Mod.

Já no vídeo anterior, o 11º Combinações do Alberto, carreguei o WolfenDOOM Enemies com o E1M4 – “Command Control” Remake, NecroDoom, Doom Liquid textures pack, Nash’s Gore Mod e Bloom Boost.

Problemas conhecidos

Versão atual: WolfenDOOM Monsters v0.2 alpha.

  • Alguns inimigos estão bastante desbalanceados, visto que vários foram criados pensando nos mapas do The Original Missions, onde as condições para enfrentar determinado monstro geralmente está mais favorável.
  • A grande maioria dos sprites estão com as bordas mal ajustadas. Isso pode causar transtornos tipo ao jogar com mods que permitam destruir cadáveres (como no caso do Nash’s Gore Mod v1.2). Dá pra ver isso no primeiro vídeo.
  • Vários monstros sem nomes direito (name tags).
  • O Hitler não deve estar spawnando do Mecha Hitler ainda, mas isso é fácil de resolver. Resolvido.
  • Nem todos os monstros são substituídos.

Destaques

  • Conversões de DeHackEd para DECORATE. Fica mais fácil de mexer assim e possibilita mais dinamismo para futuras modificações. Talvez converta pra ZScript um dia, se o mod der ibope.
  • Funciona perfeitamente com pacotes de armas e alguns de gameplay, aqueles que não tragam seus próprios monstros ou permitam desabilitá-los ou sobrescrevê-los.
  • Inimigos com comportamento vanilla, com o máximo de fidelidade ao Wolfenstein 3D original que seria possível conseguir em um mod para Doom criado em 1998.
  • Sons tirados do jogo original também.
  • Alguns inimigos novos (variações dos existentes) para substituir monstros do Doom que não são modificados pelo The Original Missions.
  • Infighting. Na verdade, não me lembro se no WolfenDOOM original com o engine gambiarra do LazRojas tem infighting entre os inimigos, mas aqui certamente tem.
  • Não precisa do engine gambiarrado do LazRojas pra rodar de boa.

Screenshots

Compatibilidade

Da forma em que o WolfenDOOM Monsters está sendo criado, deve ser compatível com o ZDoom e seus derivados, como o GZDoom, LZDoom, Zandronum e até o Skulltag. Não devem ser necessárias versões muito atualizadas destes ports. Quanto os IWADs, o mod rodou aqui de boa com os do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom.

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