XCOMDoom, Matt Eldrydge’s Urban Warfare, Super Pang pra Mega e mais [Notícias do Facínora #309]
Tem também Repterra, filme do Space Invaders, Boni in Bat Hell!, Chibi-Robo! etc.
Em 15 de agosto de 2025 — bem no dia dedicado à Assunção de Nossa Senhora e à Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte —, entraram no ar as Notícias do Facínora, nosso programa jornalístico, em sua edição #309, ocasião em que eu trouxe XCOMDoom e Matt Eldrydge’s Urban Warfare, mods que trazem XCOM e guerra urbana, respectivamente, ao Doom; Super Pang ganhando um promissor port pra Mega; e outros ditames plasmados dos manuscritos lapidares da mais excelsa erudição atemporal.
Este post é as notas desta edição, que traz a própria (o vídeo a seguir), suas fontes, assuntos relacionados, links para os games na faixa, downloads dos mods da jogatina e mais.
Pois bem, para além do XCOMDoom, do novo Urban Warfare, e do port do Super Buster Bros., também temos o Boni in Bat Hell!, novo jogo de plataforma desafiador para ZX Spectrum com trilha sonora animada; Thief (2014) recebendo pacote HD que renova mais de 3.400 texturas; Capcom lançando promoção de produtos de Dino Crisis e reacende novamente esperanças de remake; do Repterra, um interessante RTS survival que coloca você contra hordas de dinossauros; Space Invaders ganhando adaptação cinematográfica; Chibi-Robo! sendo o próximo jogo de GameCube no Nintendo Switch Online; e os jogos atualmente gratuitos: Hidden Folks, Totally Reliable Delivery Service e Ceville (confira todos os games atualmente na faixa aqui e receba-os no Telegram aqui).
No índice do post, logo abaixo, temos as fontes, referências, resumos, vídeos completos e assuntos relacionados a esta edição:
- Jogatina
- Boni in Bat Hell! – Jogo de plataforma desafiador para ZX Spectrum com trilha animada
- Thief (2014) recebe pacote HD que renova mais de 3.400 texturas
- Capcom lança promoção de produtos de Dino Crisis e reacende esperanças de remake
- Repterra – RTS de sobrevivência coloca você contra hordas de dinossauros
- Chibi-Robo! será o próximo jogo de GameCube no Nintendo Switch Online
- Super Pang do SNES ganha port para Mega Drive / Genesis em desenvolvimento
- Space Invaders vai ganhar adaptação cinematográfica
- XCOMDoom
- Matt Eldrydge’s Urban Warfare
- Hidden Folks
- Totally Reliable Delivery Service
- Ceville
- Últimos updates
Jogatina
As cenas que usei de fundo em algumas partes desta edição das Notícias do Facínora são de uma partida de Doom 2 com SpaceGun Monsters for Doom, Super Spy Doom, Synthmania e alguns outros mods no GZDoom.
Os links com as infos e os downloads dos mods usados nesta partida, em sua ordem de carregamento, são estes a seguir:
- Synthmania;
Patch-Jukebox Nuller.wad(incluído no Synthmania);Patch-No Marines.pk3(incluído no Synthmania);- SpaceGun Monsters for Doom;
- Super Spy Doom;
- NashGore NEXT;
- SpaceGun Textures;
- SpawnProps;
- Doom Liquid Textures Pack;
- Universal Weapon Sway.
O vídeo abaixo traz a partida completa, sem falação nem nada:
Boni in Bat Hell! – Jogo de plataforma desafiador para ZX Spectrum com trilha animada
O desenvolvedor SteveTyson lançou Boni in Bat Hell!, um novo jogo de plataforma para ZX Spectrum inspirado nos títulos Danterrifik da TOKU Soft. No papel de um esqueleto, o jogador deve coletar 20 caveiras para voltar à vida, enfrentando inimigos, armadilhas e desafios de tempo. A cada certo intervalo, um orbe surge na tela, oferecendo uma vida extra — mas desaparece rapidamente, exigindo reflexos ágeis.
Este é apenas o segundo jogo de Spectrum de SteveTyson, criado com MPAGD, ZX-Paintbrush e MPAGDMusicizer. A trilha sonora, vibrante e retrô, conta com músicas de Mast, David Whittaker e Karbofos, enquanto os testes ficaram a cargo de David Hughes. O resultado é um tributo nostálgico e desafiador para fãs do clássico microcomputador que pode ser baixado na faixa no Itch.io. Se precisar de emulador, temos uns aqui.
Fonte: Boni in Bat Hell! – A rather challenging ZX Spectrum platformer with a great soundtrack!
Vídeo
Thief (2014) recebe pacote HD que renova mais de 3.400 texturas
O modder FartPluser lançou um pacote de texturas em alta definição para Thief (2014), usando técnicas de IA para aprimorar cerca de 3.438 texturas. O trabalho (HD Texture Pack – 2x Resolution – AI Upscaled and Sharpened) inclui dois mods: um pacote geral de texturas HD e um mod de grama HD, que melhora folhas e alguns elementos do cenário.
O download tem apenas 4 GB e deve funcionar mesmo em placas de vídeo com 8 GB de VRAM. Apesar de poucas imagens de comparação, as melhorias são visíveis. A instalação requer seguir instruções específicas disponíveis na página do mod no Nexus Mods.
Fonte: Thief 2014 got an HD Texture Pack that overhauls 3,438 textures
Capcom lança promoção de produtos de Dino Crisis e reacende esperanças de remake
A Capcom iniciou uma nova campanha de merchandising limitada de Dino Crisis, reacendendo o otimismo dos fãs por um remake ou sequência da clássica série de survival horror com dinossauros. Disponível na loja Cap Kuji entre 8 de agosto e 12 de setembro, a coleção inclui suéter com a arte de capa original, tapetes de mesa, bolsas inspiradas nos itens de cura do jogo, chaveiros, adesivos e stands acrílicos dos protagonistas.
Os produtos são adquiridos via sistema de loteria, com cada tentativa custando 880 ienes (cerca de US$ 6). A chance de conseguir o suéter, por exemplo, é de 1 em 100, enquanto adesivos aparecem quase metade das vezes.
Apesar de não haver qualquer confirmação de um novo jogo, a iniciativa segue pesquisas e relançamentos recentes (no início de 2025, chegaram ao GOG o Dino Crisis e Dino Crisis 2), o que mantém viva a esperança de que a franquia possa voltar um dia. Enquanto não sai nada de concreto, dá pra quebrar o galho com os não oficiais Dino Crisis 2 Weapons, Dino Crisis 2: Remake ou Dino Crisis: Rebirth (Project: Crisis).
Fonte: Capcom launches new Dino Crisis promotion, teasing the remake-hungry once more
Repterra – RTS de sobrevivência coloca você contra hordas de dinossauros
Atualmente em desenvolvimento pela Chute Apps, o Repterra é um jogo de estratégia em tempo real com elementos de survival e defesa por ondas, ambientado em um mundo dominado por dinossauros. Misturando construção de base no estilo They Are Billions e Age of Darkness com combates intensos, o game desafia o jogador a erguer defesas, administrar recursos e enfrentar ataques massivos de criaturas pré-históricas.
Além de construir muralhas e torres, é possível formar um exército composto por humanos e dinossauros — alguns deles montáveis, liberando habilidades especiais. O título promete ainda mecânicas únicas de criação, doma e combate, cinco facções com estilos distintos, modo campanha, modo sobrevivência com progressão permanente e suporte a batalhas com mais de 100 mil dinos a 60 fps.
Ainda sem data de lançamento, Repterra já conta com uma demo disponível no Steam, que inclusive roda bem no Linux via Proton 9.0-4.
Fonte: Repterra is a base-building survival RTS set in a world overrun by dinosaurs
Trailer
Chibi-Robo! será o próximo jogo de GameCube no Nintendo Switch Online
A Nintendo anunciou que Chibi-Robo! chega ao catálogo do Nintendo Switch Online + Pacote de Expansão em 21 de agosto. Lançado originalmente para GameCube em 2006, o título é o primeiro de uma série cult que mais tarde ganhou versões para DS e 3DS. No jogo, você controla um robozinho de apenas dez centímetros, encarregado de ajudar a família Sanderson a ter uma vida mais feliz — seja limpando, encontrando objetos perdidos ou resolvendo pequenos mistérios pela casa.
Misturando adventure e tarefas domésticas, Chibi-Robo! te desafia a subir no ranking de “Chibi” coletando Pontos de Felicidade e Moolah. Se chegar ao topo, o protagonista pode até se transformar em Super Chibi-Robo. Com personagens peculiares, como uma garota que fala a língua dos sapos e brinquedos que ganham vida, o game promete uma experiência charmosa e diferente no Nintendo Switch.
Fonte: Chibi-Robo Is The Next GameCube Game Coming To Nintendo Switch Online, Arrives Next Week
Trailer
Super Pang do SNES ganha port para Mega Drive / Genesis em desenvolvimento
Um fã chamado @RCampeador lançou a versão v0.1 alpha de seu port em andamento de Super Pang, o clássico shooter de plataforma da Capcom para SNES também conhecido como Super Buster Bros., agora para Mega Drive/Genesis. Esta versão inicial traz multiplayer, seis fases do modo tour e otimizações para rodar tanto em hardware real quanto em emuladores. Entretanto, o jogo ainda carece de alguns inimigos, recursos e da trilha sonora original, que o desenvolvedor busca recriar no chip YM2612.
O port recria elementos-chave do original, incluindo balões hexagonais, escadas, power-ups e modo cooperativo para dois jogadores. Desenvolvido com SGDK e linguagem C, o projeto promete expandir futuramente com modos adicionais, enquanto aprimora cores e paletas para aproximar-se do charme visual de Super Pang. O lançamento é gratuito e pode ser pego no Itch.io.
Fonte: Capcom’s SNES Shooter ‘Super Pang’ Is Now Available On Mega Drive / Genesis, With A Few Caveats
Vídeo
Tweet original
http://twitter.com/RCampeador/status/1951328104867119430
Space Invaders vai ganhar adaptação cinematográfica
O clássico e influente shmup de 1978, Space Invaders, terá sua própria adaptação para o cinema. A New Line Cinema contratou os roteiristas Ben Zazove e Evan Turner, com produção de Akiva Goldsman (Weed Road Pictures) e Joby Harold e Tory Tunnell (Safehouse Pictures).
Criado por Tomohiro Nishikado, Space Invaders é um dos marcos da era dos fliperamas e inspirou sequências e spin-offs ao longo das décadas. Esta não é a primeira vez que o jogo aparece nas telonas — teve participação no filme Pixels (2015), estrelado por Adam Sandler.
O projeto ainda está em fase de roteiro, mas promete trazer de volta para o público a icônica invasão alienígena que ajudou a popularizar os videogames nos anos 1970.
Fonte: Space Invaders Is The Next Retro Classic To Get The Movie Treatment
XCOMDoom
O mod XCOMDoom, criado por Cherno (do Voxel Chibi Doom), leva os monstros e armas de XCOM: Enemy Unknown para o mundo de Doom 2, algo que sempre imaginei que seria doido, ainda que principalmente baseada em sprites e sons (mas tem mudanças de gameplay também). Embora o mod tenha sido lançado originalmente em julho de 2018, um mais ou menos recente vídeo de gameplay me chamou a atenção ao trabalho.
No mod, todos os inimigos de Doom 2 (exceto o Commander Keen) são substituídos por alienígenas de XCOM:EU. Além disso, os jogadores podem escolher entre classes como Assault, Heavy, Support e Sniper, cada uma com seu arsenal próprio — incluindo pistolas, rifles de assalto, metralhadoras, lançadores de plasma, granadas e até o Arc Thrower para atordoar aliens. Há também uma barra de status customizada e sons inspirados em XCOM, embora os efeitos originais do jogo tenham sido substituídos por alternativas livres.
Alguns limites técnicos permanecem: inimigos do Enemy Within não estão inclusos, o Cyberdisc não pôde ser importado e certos monstros foram substituídos por grupos de Mutons, que podem não aparecer corretamente em espaços apertados. Jogadores são aconselhados a usar o Arc Thrower para atordoar aliens com pouca vida e manter-se em movimento para evitar ataques de granadas e poderes psíquicos.
XCOMDoom funciona muito bem em conjunto com o Target Spy, mas não é indicado para completar a campanha padrão de Doom 2, embora encaixe bem em cenários como o Map13: Downtown.
▶ XCOMDoom @ ZDoom – Download & info.
Vídeo
Ufa.
Por essa semana chega. Só espero que a trabalheira e a correria tenham servido pra algo bom, nem que seja trazer algo pra você dar uma fragada neste final de semana e distrair um pouco.
Como sempre, sua missão é deixar suas opiniões sobre este programa nos comentários do post e do vídeo. Também, considere com muito cuidado tirar o escorpião do bolso para tornar-se nosso apoiador e financiar nossa campanha de dominação mundial!
Abraços!
Últimos updates
Informações adicionais
- Categoria: Notícias
- Tags: Notícias do Facínora (Programa), Pang (Série), XCOM (Série)
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 23
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
