Um camarada levou 23 dias pra terminar um speedrun de Doom

Um camarada levou nada menos que 23 dias pra terminar um speedrun de Doom, mas também ele resolveu matar todos os 10617 monstros do NUTS sem usar trapaças nem mods...


9 de setembro de 2022

O Doom clássico é um dos jogos onde a cena speedrun é mais antiga e vibrante, por isso que levar três semanas para terminar uma fase soa bem estranha neste contexto.

Acontece que esse speedrun que durou nada menos que 23 dias foi feito destruindo todos os 10617 monstros do infame mapa NUTS.WAD. A proeza foi concluída por ZeroMaster, e, no vídeo a seguir, tento explicar essa parada melhor.

Neste vídeo, que foi a 165ª edição das Notícias do Facínora, falo, além do speedrun em questão, da reativação dos servidores do Wolfenstein: Enemy Territory, da compilação de speerduns do Super Mario Bros., do Quake no Apple Watch e Hundred Days.

O negócio é que, sob condições normais (sem mods e/ou trapaças) simplesmente não tem munição neste mapa para Doom 2 suficiente para destruir todos os seus inimigos. E ele nem foi projetado pra isso, e sim para usar o infighting como conceito e/ou trollar o jogador, que deve ficar assustado a primeira vez que vê aquela multidão de demônios (e zangado quando seu computador começa a travar).

Mesmo que se consiga fazer todos os monstros se matarem sem gastar muita bala, ainda vai sobrar centenas de Cyberdemons na segunda área, e eles não lutam entre si sob condições normais. Mesmo desconsiderando a dificuldade de desviar da chuva de foguetes sem poder recuperar energia, uma hora a munição vai acabar e ainda vai estar cheio de demônios enchendo o saco. Não precisa nem dizer que usar o soco inglês também seria impraticável.

Entretanto, o ZeroMaster teve uma ideia totalmente inusitada: utilizar os foguetes dos Revenants, que ficam na primeira área do NUTS, e atraí-los aos Cyberdemons. Tem (25% ou 75% de) chance deste inimigo atirar um projétil teleguiado no jogador, e eles não gastam munição. Daí, o camarada fez uns cálculos lá e estimou que seriam necessários 70.000 foguetes para dar cabo dos Cyberdemons, que têm 4.000 pontos de saúde cada.

Genial, certo? Só que mesmo assim é uma tarefa difícil. Então, ele usou TAS (tool-assisted speedrun) pra deixar o jogo rodando sozinho, com o Doomguy correndo em círculo durante os 23 dias para acumular o tanto de foguetes que queria. Daí, foi questão de retomar o controle da partida e atrair os projéteis aos 800 Cyberdemons restantes.

O Karl Jobst, quem já mencionei aqui em outra ocasião também relacionada a speedrun, explica melhor (só que em inglês):

ZeroMaster disse que quando ele retomou o controle, “você está movendo 4 quadros a cada 14 segundos para guiar os foguetes aos Cyberdemons. Não dá nem pra mover para trás, e fazer de novo leva pelo menos 30 minutos, então deixei assim. Eu teria tentado tornar isso um pouco mais bonito, mas me esforçar nisto me deixaria louco, então fica assim mesmo. Demorou cerca de 20 horas para fazer 10 minutos. Me desculpe se disser que foi apenas uma experiência horrível“.

É também incrível o fato de ZeroMaster ter usado um laptop pra essa maluquice, a qual pode talvez ser feita sem TAS, mas “você precisa de um computador muito bom e super otimizado para ficar jogando Doom durante umas 6 horas”.

ZeroMaster conclui dizendo que foi uma “perda absoluta do seu tempo” e que espera que gostemos “mais disso do que eu gostei”. Bom, esse speedrun não é algo que eu faria, mas valeu a curiosidade, além do fato de servir pra chamar a atenção para este já antigo mapa de B.R.P.D.

Fonte e últimas atualizações

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!