Velberan – A história do Dreamcast

Velberan conta a história do Dreamcast, o último console da Sega e o primeiro videogame de sexta geração. Traz nostalgia e muitas informações, curiosidades, imagens e cenas dos games que mais marcaram o aparelho. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Neste vídeo, o Velberan nos conta a história do Dreamcast, o primeiro console de sexta geração do mundo – precedendo o PlayStation 2, GameCube e Xbox – e o último da Sega, marcando o fim de 18 anos de participação da firma neste mercado.

O console foi projetado para reduzir custos, sendo montado com componentes “prontos para uso”, incluindo uma CPU Hitachi SH-4 e uma GPU NEC PowerVR2. Isso foi um contraste em relação ao Saturn, cujo alto custo foi certamente uma das razões mais determinantes para o seu relativo fracasso. Entretanto, segundo o Velberan, neste vídeo, o Dreamcast continuou ficando caro.

Enfim, este videogame foi lançado originalmente em 27 de novembro de 1998 no Japão, onde foi recebido de forma moderada. Já nos Estados Unidos, mercado onde saiu em 9 de setembro de 1999, o console teve um desempenho melhor, sendo apoiado por uma grande campanha de marketing que deu certo pelo menos até a Sony começar a hypar o lançamento do seu PlayStation 2. Na Europa, o Dreamcast foi lançado em 14 de outubro de 1999.

Apesar da nova estratégia e vários cortes nos custos de produção para refletir num preço menor ao consumidor final, as vendas não atenderam às expectativas da Sega, que continuou a incorrer em perdas financeiras significativas. A concorrência também não deu mole. Em 31 de março de 2011, a empresa desistiu do Dreamcast e se reestruturou como uma publisher terceirizada.

Embora o Dreamcast tenha tido uma vida curta e suporte limitado de terceiros, muitos consideram este console à frente de seu tempo. Sua biblioteca contém muitos jogos inovadores pra sua época, incluindo Crazy Taxi, Jet Set Radio, Phantasy Star Online e Shenmue, bem como ports de alta qualidade de títulos do sistema de arcade NAOMI da Sega. O Dreamcast também foi o primeiro console a incluir um modem modular integrado para suporte na Internet e jogo online. O Velberan também disse que foi a última a plataforma caseira que focava em jogos arcade, algo que fez com muita qualidade.

No total, 9,13 milhões de unidades Dreamcast foram vendidas em todo o mundo.

Este vídeo abrange essas e outras questões e analisa os pontos altos e fracos do console, os motivos para a empreitada não ter dado certo como a Sega esperava, especificações técnicas, a concorrência e o seu legado.

Além da narração do Velbs, o vídeo conta com roteiro e edição da CriaBits, nostalgia e muitas informações, curiosidades, imagens e cenas dos games que mais marcaram o aparelho.

Mais curiosidades


Vídeo adicionado em: 30 de maio de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: ,

Autor/canal: Velberan

Acessado: 22 vezes.

Deixe um comentário