MUS Player

11 de fevereiro de 2019

MUS Player, ou apenas MUSPLAY, é um reprodutor de músicas .MUS, o formato usado em jogos como Doom e Heretic, desenvolvido por Vladimir Arnost e lançado originalmente no dia 8 de agosto de 1994.

Um arquivo .MUS é um simples clone de uma música MIDI que consiste de duas partes. Composto de cabeçalho e corpo, ele usa os mesmos instrumentos, comandos similares e o mesmo princípio: uma lista de eventos de sons. Entretanto, enquanto os .MID são mais populares, não existem muitos reprodutores de ficheiros .MUS. Por isso, o MUS Player teve papel fundamental em reproduzir as músicas de jogos como Doom e Heretic que são neste formato.

O MUS Player reproduz as músicas através de OPL2, OPL3, Sound Blaster AWE 32, driver MPU 401 ou através de Sound Blaster MIDI port. Ele também permite especificar diferentes bancos de instrumentos, volume, taxa de playback ou dar loop na música repetidamente.

Hoje em dia, a necessidade do MUS Player é muito reduzida, pois os ports avançados de Doom podem rodar mods com músicas em vários formatos mais populares, como MP3, OGG e MIDI. Além disto, contamos com ferramentas como o próprio Slade que podem ter a funcionalidade de tocar os arquivos .MUS, mas nós vamos manter este programa aqui por curiosidade ou para aqueles que gostam de fazer as coisas no estilo da velha guarda.

Compatibilidade

Como o MUS Player é um aplicativo desenvolvido em meados dos anos 90 para o MS-DOS, ele provavelmente não vai rodar em sistemas operacionais modernos sem a ajuda de algo como o DOSBox.

site ou autor do arquivo Vladimir Arnost tamanho do arquivo 484 KB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisMS-DOS download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2019 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.