Heretic

7 de outubro de 2016

Heretic é um jogo de ação e tiro em primeira pessoa, num universo de fantasia medieval, desenvolvido pela Raven Software e lançado pela id Software em 1994. Heretic se tornou imediatamente um sucesso, criando uma fanbase sólida e contando com um número considerável de jogadores até mesmo nos dias de hoje.

É indiscutivelmente um clássico. Uma das razões do seu sucesso, eu diria, é o fato de ele usar uma versão modificada da engine do Doom. Os avanços na engine consistiram em olhar pra cima e pra baixo, voar, inventário etc, mantendo-se o core básico e a jogabilidade do game da id Software. Ou seja, apesar das mudanças, Heretic conta com a mesma ação e adrenalina que consagraram o game do Marine Espacial contra os demônios do Inferno e a sua sequência!

Heretic apresenta uma atmosfera bem sombria também. Quem ainda não conheceu, basta imaginar o mesmo suspense do Doom num mundo parecido com os dos RPGs de fantasia medieval, só que mais demoníaco e macabro. É bem sinistro.

Além disso, o fato de usar esta engine da id, que eventualmente teve seu código aberto, promoveu a geração espontânea de uma comunidade ativa de criação de mapas, mods, ports e patches no mundo todo. Ou seja, o mesmo que aconteceu com o Doom.

Screenshots e imagens

Vídeos

O nosso décimo primeiro Velharia, a nossa série de vídeos que cobre jogos antigos, nós gravamos um gameplay do Heretic e comentamos:

O vídeo abaixo é a gravação o demoplay do Heretic, rodando no DOSBox, para dar uma idéia do game para os que ainda não jogarem e trazer nostalgia para os que pegaram a época das versões shareware e que rodavam no MS-DOS:

História

A complexidade do enredo do Heretic também é digna de RPGs, considerando tanto os eletrônicos quanto os de mesa, nesta comparação.

Esta se passa num mundo ficcional chamado Parthoris, o qual é dividido entre sete reinos. Tudo estava normal, até que três demônios irmãos, conhecidos como Serpent Riders, ou Cavalgadores de Serpente (hahauhuahuha), invadiram Parthoris e dominaram a mente dos 7 reis deste planeta. Isso acabou levando ao mundo todo a idolatrar estes demônios, que querem mesmo é dominar o Universo. Estes, após terem dominados todos os sete reinos, deixaram apenas o seu irmão D’Sparil, em Parthoris, para terminar o serviço de destruir este planeta.

Entretanto, existia uma raça de elfos imunes aos poderes dos Serpent Riders e, assim, livre dos jugo dos Sete Reis, os Sidhe. Por conta disto, os reis os declararam hereges (daí o nome “Heretic”) e deram início uma campanha para exterminá-los. Mas, além de não serem controlados, os Sidhe possuíam uma profecia que previa este evento, os Tomes of Power (Tomos do Poder) e as sete velas sagradas. Estas ardiam eternamente, cada uma representando um exército de cada nação. Quando atacados, os Anciãos Elfos apagaram as velas, extinguindo assim estes exércitos. Isto provocou a fúria de D’Sparil, que matou todos os Anciãos com uma tempestade de chamas brancas e, logo depois, convocou hordas de mortos-vivos que atacaram e sobrepujaram os Sidhe, causando um genocídio.

Alguns dos poucos sobreviventes se esconderam, mas um chamado Corvus (o nome do protagonista foi revelado no Heretic 2), está determinado atrás de vingança. Rumo ao deserto, ele se depara com a City Of The Damned (Cidade dos Amaldiçoados), onde o ar cheira á podridão e decadência e com os os únicos sons audíveis sendo os gritos das criaturas em busca de seu sangue. Armado apenas com o seu bastão e a Elven Wand, ele tem pouca esperança de sobreviver mas, assim mesmo, a queda de D’Sparil e a salvação de Parthoris começa!

Shadow of the Serpent Riders

Shadow of the Serpent Riders (versão 1.3) é a expansão oficial do Heretic, cuja versão original só era disponível registrando a versão shareware e contém os três episódios originais: City of the Damned (presente no shareware), Hell’s Maw e The Dome of D’Sparil.

O Heretic: Shadow of the Serpent Riders foi distribuído pela id Software em 1996 e apresentou os três episódios originais mais dois episódios adicionais:  O Ossuary, que leva o jogador aos destroços de mundo conquistado pelos Serpent Riders vários séculos atrás, e The Stagnant Demesne, onde o jogador invade o local de nascimento de D’Sparil.

Esta versão foi o primeiro lançamento oficial do jogo na Europa. Um patch gratuito também podia ser baixado no site da Raven para atualizar o Heretic original para o Shadow of the Serpent Riders.

Série

Além da expansão/update, Shadow of the Serpent Riders e uma miríade de mods, o legado de Heretic constitui-se também de uma série de games e spin offs que o clássico deu origem:

Jogo						Ano	Distribuidor			Plataforma
Heretic						1994	id Software, Inc.		DOS
Hexen: Beyond Heretic				1995	GT Interactive Software Corp.	DOS, Macintosh, Nintendo 64, PlayStation, SEGA Saturn, Windows
Magic & Mayhem for Heretic			1995	Laser Magic, Inc.		DOS
Hexen: Deathkings of the Dark Citadel		1996	id Software, Inc.		DOS, Macintosh, Windows
Heretic: Shadow of the Serpent Riders		1996	id Software, Inc.		DOS, Windows
H!Zone						1996	WizardWorks Group, Inc.		DOS
Towers of Darkness: Heretic, Hexen & Beyond	1997	id Software, Inc.		Acorn 32-bit, DOS
Hexen II					1997	Activision, Inc.		Macintosh, Windows
Heretic II					1998	Activision, Inc.		Amiga, Linux, Macintosh, Windows
Hexen II: Mission Pack: Portal of Praevus	1998	Activision Publishing, Inc.	Windows
Heretic + Hexen Collection			2007	id Software, Inc.		Windows

Mais Heretic

Compatibilidade

Nós temos, aqui, o download da versão shareware 1.2 do Heretic. Esta versão roda no MS-DOS, portanto, caso você tenha dificuldades em rodar no seu sistema operacional, você pode tentar jogar com algum port avançado do game. O Zandronum, GZDoom, Chocolate Heretic e o ZDoom são compatíveis com o game.

Se quiser ir bem old school, pode tentar também rodar com o Doom 95 ou com o DOSBox. No último caso, pode ser que você precise de instalar o game com o DOSBox também.

Veja Mais

site ou autor do arquivo Raven Software tamanho do arquivo 2,75MB licencaShareware sistemas operacionais compativeisMS-DOS Download

Deixe um comentário

  • Seja social e nos siga!

           
  • Páginas

  • Tags Especiais

  • Categorias

  • Parceiros

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2017 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.