ARK: Survival Evolved

13 de junho de 2020

ARK: Survival Evolved, ou ΛRK, é um action-adventure survival desenvolvido pela Studio Wildcard lançado originalmente a 27 de agosto de 2017 onde os jogadores devem se virar em uma ilha cheia de perigos, incluindo dinossauros e outras criaturas antediluvianas.

O jogo saiu primeiro para Windows, mas depois ganhou versões para várias outras plataformas, como Linux, Mac, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS e Switch. O ARK: Survival Evolved foi recebido de forma mista pela crítica especializada, mas foi um sucesso de vendas e conta com centenas de milhares de avaliações positivas na loja do Steam, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos o trailer de anúncio do ARK: Survival Evolved.

Já o trailer anterior é o de lançamento do game.

Apresentação do jogo

Como um homem ou mulher abandonado nu, congelando e morrendo de fome nas margens de uma misteriosa ilha chamada ARK, você precisa caçar, recolher recursos, construir itens, cultivar, pesquisar tecnologias e construir abrigos para resistir aos elementos. Use sua astúcia e recursos para matar ou domar e criar os dinossauros leviatãs e outras criaturas primitivas que vagam pela ilha. Se agrupe ou ataque centenas de outros jogadores para sobreviver, dominar e… Escapar!

Gameplay

O ARK: Survival Evolved se passa em um ambiente de mundo aberto e conta com um ciclo dinâmico de dia e noite e pode ser jogado sob as perspectivas de primeira ou terceira pessoas. Para sobreviver, os jogadores devem criar uma base, recolher recursos, craftar armas etc. Claro, alguns itens necessitam de certos recursos e tecnologias para serem criados. Além disso, os jogadores podem criar e anexar acessórios às suas armas, como uma mira ou lanterna para uma pistola ou metralhadora.

Atualmente, existem 176 criaturas que povoam o mundo de Ark. No início, quase todas eram dinossauros reais e outras criaturas pré-históricas; no entanto, à medida que a história progredia, criaturas míticas como a wyvern, manticore e fênix foram aparecendo. Quando as expansões foram lançadas, criaturas completamente originais, como Karkinos, Velonasaur, Enforcer e Scout, sendo as duas últimas robóticas, foram adicionadas.

Os jogadores devem acompanhar vários aspectos de uma partida que são exibidos em medidores, como saúde, resistência, oxigênio, fome, sede e o quanto podem carregar. Caso sofram dano, seu medidor de saúde se reporá gradualmente se consumirem a comida necessária ou se criarem itens que regeneram o medidor de saúde em um ritmo mais rápido. Se poder ganhar experiência coletando materiais, criando, matando ou descobrindo notas do explorador. Depois de obter experiência suficiente, o jogador ganhará um ponto de nível, que poderá ser gasto melhorando sua saúde, resistência, oxigênio, medidor de alimentos, medidor de água e cargas máximas, assim como dano e velocidades de movimento e crafting.

Os jogadores podem construir estruturas em todo o mundo, mas precisam adquirir componentes, como pisos, portas e janelas, sendo construídas com os recursos espalhados pelo mundo, os quais por sua vez são conquistados à medida que progridem, upam levels e coletam os materiais necessários para produzi-los. Quaisquer componentes podem ser criados e dispostos no mundo, desde que os jogadores tenham a logística e os recursos. Estruturas podem ser feitas partir de várias camadas de materiais, as quais podem variar em qualidade e influenciar na integridade de uma construção. Se a fundação ou os pilares de uma estrutura forem destruídas, isto também vai comprometer a mesma.

Os jogadores começam criando estruturas de palha, depois passam para madeira, pedra, metal e, finalmente, tek, um material futurista e de final de game. Existem também estruturas de vidro que podem ser usadas para obter um efeito estufa nas plantas cultivadas no interior. Adobes bloqueiam o calor de fora para uma temperatura ideal no edifício.

Domesticação de criaturas

Uma das principais mecânicas do jogo é domar criaturas. A maioria pode ser domada, menos umas como a Meganeura ou Titanomyrma. O método pode envolver o uso de tranquilizantes, narcóticos ou alguma arma para dar uma bordoada e desmaiar o bicho. Vai depender do temperamento do monstro, e o tempo de domesticação pode variar também.

O jogador deve deve alimentar a criatura com sua comida preferida, como frutas para herbívoros ou carne crua para carnívoros. Alimentos diferentes ajudam a domar animais em velocidades variadas. O Kibble, um item criado com ovos de outra criatura, é o mais rápido para isso. Este processo pode ser com a criatura desacordado ou passivamente, aproximando-se delas e dando-lhes comida com cuidado. Isso também vai depender do tipo de bicho.

Uma vez que uma criatura é domesticada, ela segue os comandos do jogador que a domesticou, o que inclui servir de montaria (possibilitando inclusive movimento subaquático rápido e até voo), o que não impede o jogador pode usar armas. Além disso, os animais podem transportar itens e receber comandos ofensivos e defensivos. Por exemplo, um bando de Utahraptors pode ser designado para defender a base, enquanto um grupo de Triceratops pode ser ordenado para atacar o reduto de algum inimigo. Algumas das criaturas maiores, como um brontossauro ou um mosassauro, podem ter uma plataforma de construção colocada nas costas, dando aos jogadores uma base móvel, embora pequena. O jogo também apresenta vários outros animais, como o dodô, tigre dentes-de-sabre, mamute-lanoso, Meganeura, Titanomyrma e Doedicurus. Toda criatura de ARK: Survival Evolved tem ecossistemas e hierarquia na pirâmide alimentar.

As criaturas domesticadas também podem ganhar experiência e pontos de nível que podem ser gastos em stats de forma similar a dos jogadores.

Curiosidades

  • O mundo do jogo, conhecido como Ark (“Arca”), tem aproximadamente 48 km2 (19 milhas quadradas) de tamanho: com aproximadamente 36 km2 (14 milhas quadradas) de terra com 12 km2 (4,6 milhas quadradas) de oceano.
  • De acordo com Jesse Rapczak, diretor criativo do jogo, o ARK: Survival Evolved tem “dezenas de milhares” de entidades controladas pela inteligência artificial.
  • O jogo foi construído sobre o Unreal Engine 4.
  • Dois jogos spin-off desenvolvidos pela Snail Games foram lançados em março de 2018: ARK Park, um jogo de realidade virtual, e PixArk, um jogo de sobrevivência em sandbox.

Screenshots

ARK: Survival Evolved

Sobre o download

Em junho de 2020, a Epic liberou o ARK: Survival Evolved de graça, mas foi naquelas festas da uva que só rolam por tempo limitado. O game é normalmente pago e poderá ser encontrado no Steam também. Aliás, só encontrei informações para Mac e Linux na loja do Steam.

Idiomas

  • Áudio: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), português (Brasil), russo, japonês.
  • Texto: inglês, chinês simplificado, chinês tradicional, dinamarquês, holandês, francês, alemão, finlandês, italiano, japonês, coreano, norueguês, polonês, português, português (Brasil), russo, espanhol (Espanha), espanhol (América Latina), sueco, tailandês, turco e ucraniano.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Studio Wildcard tamanho do arquivo 60 GB licencaR$ 93,99 sistemas operacionais compativeisWindows, Mac, Linux, iOS, Android download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!