Postal²

28 de dezembro de 2019

Postal² é o intencionalmente controverso jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Running with Scissors sobre o Unreal Engine 2 e publicado pela Whiptail Interactive a 14 de abril de 2003. Como se poderia adivinhar, este polêmico FPS é continuação do primeiro Postal (1997), embora seja totalmente em primeira pessoa, ao contrário do seu predecessor.

Em Postal², o jogador assume o papel do Postal Dude e deve realizar tarefas que podem ser concluídas em qualquer ordem, o que possibilita a exploração do cenário e agrega valor de replay ao game. As tarefas podem consistir em comprar leite, confessar pecados e outras coisas aparentemente triviais, mas, como o jogo envolve bastante violência animada, humor negro, os inimigos, os exageros e zuação com grupos diversos, acaba se tornando uma experiência bastante peculiar.

O jogo recebeu inicialmente uma recepção mista da crítica “especializada” quando lançado em 2003, com alguns reviews dando nota zero ao Postal 2, enquanto outros argumentaram a favor do conceito e da implementação do FPS. Todavia, o game se deu bem no mercado, chegando a receber várias expansões e ser incluído em várias compilações. Creio que, até hoje, o Postal 2 ainda faz um certo sucesso, especialmente entre os fãs do gênero, sendo algo meio cult, sei lá.

Vídeos

Acima, temos o review do GManLives do jogo. Em inglês.

O vídeo anterior, por sua vez, é um detonado do Postal² publicado pelo canal World of Gameplays.

Enredo

Postal Dude é um homem alto e magro, ruivo, com cavanhaque, óculos de sol, um sobretudo preto de couro e uma camiseta com a estampa de um ET. Postal Dude mora em um parque de trailers na pequena cidade de Paradise, Arizona, com sua esposa irritante, The Bitch.

Gameplay

Os níveis deste FPS são divididos em dias da semana, começando na segunda-feira e terminando na sexta-feira, onde o jogador deve realizar várias tarefas, que podem variar desde pegar uma caixa de leite (comprando ou roubando) até descontar um cheque no banco (esperar na fila ou matar todos). Ou seja, como dissemos, estas incumbências são aparentemente normais, só que o Postal 2 é tão violento quanto o jogador, o que significa que você pode passar a maior parte do game sem matar ou espancar alguém, mas também pode rodar a baiana, se quiser.

Não há limite de tempo e as missões podem ser feitas em quaisquer ordens. No começo de cada dia, são mostradas as coisas que o jogador deve realizar, assim como o “desejos” do personagem.

Um dos principais conceitos do Postal 2 é que o jogo deveria ser um “mundo vivo”, um sandbox ou uma simulação de uma cidade comum. Os cenários são bem abertos e em 3D e os personagens do vivem suas vidas completamente alheias às ações do Postal Dude, tipo andando pela cidade, comprando e vendendo mercadorias e até participando de tiroteios aleatórios entre si e com a polícia.

Pode-se atirar, chutar, bater com uma pá, incendiar e até mijar nos mais 100 NPCs do Postal², sendo que esta última ação faz as pessoas que levaram o jato vomitarem. É possível também ser furtivo, ao usar um gato como silenciador, enfiando o cano da espingarda na traseira dele e tal (quando o Postal Dude atira, o gato mia, e ele dura nove “vidas”). A arma mais característica do jogo deve ser a cabeça de vaca com antraz que fará com que todos nas proximidades fiquem sufocados, vomitem e, eventualmente, morram.

Além dos gatos e da cabeça de vaca, tem cães, cuja a maioria tem a capacidade de fazer amizade com o Postal Dude, se ele os alimentar continuamente com biscoitos, pizzas, rosquinhas, fast food etc. Depois que a lealdade de um cão é conquistada, o animal vai atacar qualquer inimigo do jogador. Os cães também perseguem e matam gatos, e brincam com os itens de inventário e cabeças decepadas. O game ainda apresenta outros animais como os elefantes, que podem ser baleados, incendiados ou simplesmente incomodados pelo jogador, fazendo com que trombetem de raiva e ataquem qualquer pessoa a uma curta distância. A cidade também possui muitos carros que, embora não possam ser dirigidos, podem ser explodidos.

O jogo vem com o editor Warfare que permite que o jogador crie personagens, níveis e mods totalmente novos.

Gary Coleman no Postal²

Postal² conta com participação especial de Gary Coleman (1968 – 2010), atuando como ele mesmo e desde o início, como um dos objetivos do game (viajar ao shopping local para obter o autógrafo de Gary). O jogador pode optar por tentar matar Coleman ou simplesmente obter o livro assinado pacificamente (após suportar uma longa fila).

O Postal Dude confunde duas vezes os shows onde Coleman estreou, como se ele tivesse participado em What’s Happening!! e The Facts of Life, quando ele atuava em Diff’rent Strokes. Independentemente do que o jogador faça, a polícia invade o prédio e, na tentativa de prender Gary Coleman, acaba causando um tiroteio que invariavelmente resulta na aparente morte do ator. Mais tarde, ele também aparece na delegacia, quando o jogador escapa da sua cela e também libera todo mundo, incluindo Coleman, que pode visto correndo ao lado de Krotchy.

Coleman aparentemente sobrevive, como pode ser visto na expansão Apocalypse Weekend, enfaixado no hospital. Vários clones malignos de Gary Coleman também servem como inimigos recorrentes durante as constantes alucinações de Postal Dude.

Curiosidades

  • Devido ao seu conteúdo controverso (leia-se, demagogia de político analfabeto e degenerado), o Postal 2 foi proibido em alguns países, como na Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Alemanha, e outros;
  • O Gary Coleman aparece na E3 de 2003 divulgando Postal 2 com umas varejeiras. Meti a foto junto das screenshots do jogo (a próxima sessão);
  • Quem deu zero (0 pontos, não o zero), para o Postal 2 foi a revista Computer Gaming World (CGW);
  • Era para ter vacas no jogo, mas não foram implementadas. Elas só apareceram apareceram na expansão Apocalypse Weekend e no mod A Week in Paradise;
  • Desde a sua versão 2.2, o QC: Doom Edition – o demake do Quake Champions para Doom – o Postal Dude pode ser encontrado em seu plantel de campeões. A habilidade ativa dele é a cabeça de vaca com anthrax;
  • Uma adaptação cinematográfica do jogo e seu predecessor foi feita em 2007. É aquele filme germano-americano dirigido, produzido e co-escrito pelo Uwe Boll;
  • O filme de 2007 teve uma sequência planejada e chegou a coletar financiamento coletivo via Kickstarter, mas o projeto acabou sendo cancelado em outubro de 2013;
  • Cenas do jogo podem ser vistas no videoclipe do single “Where Is the Love?”, do The Black Eyed Peas.

Expansões

O Postal² ganhou várias expansões, além de ser incluído em algumas compilações:

  • Share the Pain (2008);
  • Apocalypse Weekend (2005);
  • Corkscrew Rules! (2005);
  • Eternal Damnation (2005);
  • Paradise Lost (2015).

Compilações

Em 13 de novembro de 2006, a RWS lançou uma compilação chamada Postal Fudge Pack que traz o Postal – Classic and Uncut, Postal 2: Share the Pain, Apocalypse Weekend, A Week in Paradise e Eternal Damnation, juntamente com conteúdo extra. Trata-se de um DVD híbrido para Windows, Linux e Mac. Cópias recentes do Fudge Pack também incluem chaves Steam para Postal, Postal 2 Complete e Postal III no Steam.

A edição Postal X: 10th Anniversary contém todo o conteúdo do Postal Fudge Pack e novos conteúdos, como uma caixa de cereal, A Very Postal Christmas, Music to Go Postal By e previews do Postal III e do filme Postal.

O Postal 2 Complete é uma compilação online que contém o Postal 2: Share the Pain e o Apocalypse Weekend disponível na plataforma Desura para Linux, Mac e Windows e no GOG para Windows.

Em novembro de 2017, a Running with Scissors lançou o Postal XX: 20th Anniversary, uma compilação de todos os títulos postais. incluindo o Postal III e o filme de 2007.

Screenshots e imagens

Sobre o download

Postal² roda no Windows (7, 8, 10) e pode ser comprado no GOG. Sim, ele é pago, mas vale a pena, pois além de funcionar de boa em sistemas operacionais mais modernos, você ainda leva as suas primeiras expansões do jogo, seu manual, papel de parede, avatares da série, HQ, trilha sonora, toques para SMS e outros brindes. Além disto, os diálogos em texto do FPS foram traduzidos em vários idiomas, incluindo o Português Brasileiro.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows XP or Vista;
  • Processador: 1.5 GHz;
  • Memória RAM: 512 MB;
  • Vídeo: placa de vídeo de 64 MB compatível com DirectX 8.1 e suporte a hardware T&L (128 MB e compatibilidade com DirectX 9 é recomendado);
  • Espaço livre em disco: 1.2 GB HDD;
  • Som: Placa de som compatível com DirectX 8.1.

Na página do jogo no GOG, diz-se bem discretamente que se tem uma versão para Mac do Postal 2, mas esta é 32-bit e, portanto, não funciona no macOS 10.15 ou superior. Sei que tem também uma versão para Linux.

Veja também

site ou autor do arquivo Running with Scissors licencaUS$ 9,90 sistemas operacionais compativeis3,3 GB download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!