QC: Doom Edition

24 de fevereiro de 2018

QC: Doom Edition (Quake Champions: Doom Edition) é um mod que é uma recriação do Quake Champions para ports avançados de Doom desenvolvido pelo DBThanatos e Michaelis e lançado no dia 15 de fevereiro de 2018.

O QC:DE apresenta todas as armas do Quake Champions, treze classes de herói para jogar (chamadas de champions, cada uma com habilidades e características únicas), opção para escolher ou combinar monstros do Doom, Quake, Quake II e Quake 4, selecionar qual a arma inicial, bots bem mais difíceis, HUD novo (e que mostra os números de dano), lootboxes, medidor de velocidade, barra de armas opcionais, novos crosshairs, hit beeps e telas de ajuda com detalhes das classes, suporte pra multiplayer (inclusive Duel, LMS e Domination), dentre outras funcionalidades muitíssimo interessantes.

Bem de cara, já dá pra ver que o mod tem um visual excelente. É tudo muito caprichado, com o HUD, itens, power-ups e armas bem agradáveis aos olhos, combinando harmoniosamente com todo o resto. Outra coisa que dá para notar é que parece bastante com um Quake mesmo, com muitos saltos e tiroteios em um ritmo acelerado. Também me lembrou um Unreal Tournament. Mas tenha em mente que eu ainda não joguei o QC pra comparar. Pode lembrar, ainda, o Death Foretold, mas um mod não substitui o outro de jeito algum. São bem únicos.

As loot boxes aparecem quando você pega todos os secrets e mata todos os monstros do mapa. Elas são usadas de um modo bastante justo no Quake Champions: Doom Edition e não tem frescura tipo skins nem nada. A armas ficaram, em geral, com um aspecto muito bom. Não parecem “mortas” como as do Quake 4 Lightning Fast Mod: Doom Edition, outro mod do DBThanatos. Existem sprites reaproveitados, até mesmo por não ser nada fácil criá-los. Mas creio que isto foi contornado pelo fato do QC:DE não almejar ser um remake 1:1 do original, utilizando elementos de outros jogos de tiro em primeira pessoa clássicos e alguns recursos de qualidade que já vemos por aí. Outra coisa que vale a pena frisar é que tem muita velocidade e rocket jumping, como não poderia faltar. As partidas em mapas com plataformas mais altas no QCDE são bem maneiras até para quem só está assistindo.
 
Apesar de tudo o que este mod oferece, assim como o D4T, ele é bem leve e conta com muita compatibilidade. Fiquei com a impressão que só não foi feito mais no QC:DE porque a engine não permite, com o trabalho empregado nele atingindo os limites desta.

Vídeos

O vídeo acima é o showcase que fizemos do QC:DE no nosso esquema tradicional, embora tenha ficado bem mais longo do que o de costume (quase meia hora). Ele tem três partes, onde duas são partidas comuns single player e uma é um deathmatch offline contra bots.

Antes de começar uma partida, convém dar uma olhada nas opções. No vídeo acima, o DBThanatos explica o que cada função faz e também passa uma configuração recomendada, embora eu não tenha gostado nem um pouco do esquema de mouse que ele sugeriu acima e tenha jogado com o que eu esteja acostumado mesmo.

Screenshots

Compatibilidade

O QC: Doom Edition rodou aqui no GZDoom (2.4 e 3.2) e no Zandronum 3.0, com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e de ambas phases do Freedoom. Não cheguei a testar extensivamente, mas não notei problemas.

Além disto, segundo os autores, é garantido que funciona também no GZDoom 1.8.6 e superiores ao 3.2, no D-Touch e no Delta Touch. Não testei em nenhum destes ports, porém eu não tenho porque duvidar deles.

Saiba mais

  • QC:DE no Mod DB – Publicação do Quake Champions: Doom Edition no Mod DB, com mais informações e links para download. Em Inglês.
  • QC:DE no ZDoom – Tópico do mod no fórum do ZDoom, com mais informações também, possíveis updates e tudo mais. Em Inglês.
site ou autor do arquivo DBThanatos tamanho do arquivo 69,0 MB licencaGrátis download link Download

Deixe um comentário

  • Inscreva-se na nossa newsletter!

  • Nos siga nas redes sociais!

  • Páginas

  • Áreas especiais

  • eXTReMe Tracker
    Copyright © 2001 - 2018 Gaming Room. Todos os Direitos Reservados - É expressamente proibida a reprodução total ou parcial deste site sem o consentimento dos autores.