Abzû

9 de outubro de 2020

Abzû é um adventure independente desenvolvido pela Giant Squid Studios e lançado originalmente em 2016 onde um mergulhador deve explorar o oceano e restaurar a vida usando fontes mágicas.

Com versões para Windows, PlayStation 4, Xbox One e Switch e publicado pela 505 Games, o Abzû foi muito bem recebido pela crítica e pelo mercado. Além disso, conta com dezenas de milhares de avaliações positivas no Steam, pelo menos até o momento.

Vídeos

Temos acima o trailer da E3 do Abzû.

Já o vídeo anterior é um outro trailer oficial deste game.

Gameplay

Em Abzû, o jogador assume o papel de uma mergulhadora em um vasto oceano que começa a explorar os ambientes subaquáticos circundantes repletos de vida vegetal e animal, além de descobrir tecnologias antigas e ruínas submersas. Ela pode-se mover livremente por um ambiente 3D, podendo inclusive explorar ambientes terrestres em certas áreas, contando também com rotação livre da câmera.

É possível nadar em qualquer direção, fazer acrobacias, explorar o fundo com um farol ligado automaticamente ao escurecer e assim por diante. Ao lado de um botão separado para aceleração, há uma função de reforço curto com três níveis para obter velocidade extra. Ao lado do tutorial interativo, não há prompts ou elementos de HUD que explicam os objetivos. O mergulhador tem suprimento ilimitado de ar e .

À medida que o jogo avança, a mergulhadora abre novas áreas e persegue os segredos por trás das forças que prejudicam o meio ambiente local, seguindo um caminho linear através de áreas interconectadas cheias de vida marinha. As áreas independentes são ligadas entre si por passagens, e contam com diferentes tipos de peixes e a interação é possível via sonar. Inclusive, a mergulhadora pode agarrar animais marinhos maiores e montar neles. Também existem ecossistemas, pois alguns animais se alimentam de outros. O jogador não pode morrer e, às vezes, pequenos quebra-cabeças baseados no ambiente precisam ser concluídos para avançar para a próxima área.

Às vezes, drones podem ser liberados para nadar, o que abre certas passagens e a mergulhadora pode interagir com eles por meio de um som, embora isso não tenha nenhuma outra função. Os elementos opcionais incluem a localização de locais onde outros tipos de peixes podem ser libertados e a coleta de conchas ocultas. Cada área possui itens colecionáveis ​​escondidos para o mergulhador encontrar. 

Abzû incentiva o elemento meditativo do jogo a sentar e desfrutar do ambiente, pois certas estátuas podem ser localizadas onde uma função de meditação pode ser ativada. Enquanto medita, a mergulhadora não é mais controlado, mas o jogador pode mover a câmera, acompanhando e observando o ambiente e a vida oceânica.

Nenhuma informação de fundo é fornecida no início, mas a história de uma civilização no oceano é revelada gradualmente através de elementos e há um sistema de progresso baseado em trazer orbes aos templos. Às vezes, também há seções diferentes, prendendo a mergulhador aem um plano 2D ou retirando algumas partes do movimento e ações limitadas da câmera para nadar ao longo de criaturas gigantes, evitando objetos semelhantes a minas, deslizando em um jato com outros peixes.

Sinopse do enredo

Uma mergulhadora acorda flutuando no oceano e começa a explorar o mar a sua volta: ruínas e murais antigos mostram que uma civilização antiga compartilhava uma conexão simbiótica com o oceano. Enquanto explora, ela é conduzida por um grande tubarão branco a poços que – quando ativados usando uma energia de dentro dela – restauram a vida aos mares locais. Essa energia está sendo tomada por dispositivos semelhantes a pirâmides chamados Harvesters, cujo desenvolvimento interrompeu o equilíbrio do oceano e causou a queda da civilização.

Apresentação

Das mentes artísticas que criaram Journey e Flower, ABZÛ é uma bela aventura submarina que desperta o desejo de mergulhar. Perca-se em um vibrante mundo oceânico cheio de mistério e repleto de cores e vida.

No papel de Diver, faça acrobacias, usando movimentos de natação cheios de graça. Descubra centenas de espécies únicas baseadas em criaturas reais e forme uma conexão poderosa com a abundante vida marinha. Encontre cardumes de milhares de peixes que interagem com você, uns com os outros e com predadores. Desfrute de paisagens marítimas épicas e explore ecossistemas aquáticos extremamente detalhados. Desça até o coração do oceano, onde segredos antigos estão esquecidos. Mas cuidado, há perigos ocultos nas profundezas.

“ABZÛ” vem das mais antigas mitologias. AB, que significa água, e ZÛ, que significa saber. ABZÛ é um oceano de sabedoria.

Screenshots

Sobre o download

O Abzû é normalmente pago e pode ser encontrado nas lojas da Epic, Steam e GOG. Também conta com versões para Xbox One, PS4 e Switch, como dito acima.

Idiomas: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), português (Brasil), russo e chinês simplificado.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Giant Squid Studios tamanho do arquivo 1,3 GB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!